casal tira dúvidas sobre a compra do imóvel com corretora
Mercado Imobiliário

Comissão do corretor de imóveis: Tire suas principais dúvidas

O pagamento da comissão do corretor de imóveis sempre gera dúvidas para quem está começando a procurar um lugar para chamar de seu. 

Antes de abordar os valores e porcentagens que são destinadas ao profissional, é importante lembrar qual a sua importância para uma compra ou locação tranquila.

Entre as funções do corretor está a facilitação do processo de compra, venda ou locação de um imóvel, fazendo a negociação entre as partes envolvidas, orientando na documentação necessária e esclarecendo possíveis dúvidas sobre a legislação. 

Agora que você entende a importância de contar com um corretor de imóveis na hora de fechar negócio, confira as principais dúvidas em relação ao pagamento de comissão.

Quem é responsável por pagar a corretagem?

A corretagem poderá ser paga tanto pelo comprador, quanto pelo vendedor do imóvel, dependendo do que foi estabelecido no contrato.

Segundo o Novo Código Civil, Capítulo XIII, artigo 725: “A remuneração é devida ao corretor uma vez que tenha conseguido o resultado previsto no contrato de mediação, ou ainda que este não se efetive em virtude de arrependimento das partes”.

O valor da comissão segue os critérios estabelecidos pelos órgãos associados à profissão, em cada região do país.

+ Encontre o seu imóvel dos sonhos na Lopes

Quanto é a comissão do corretor de imóveis?

Segundo o art. 724 do Código Civil, a remuneração do corretor, se não estiver fixada em lei, nem ajustada entre as partes, será arbitrada segundo a natureza do negócio e os usos locais.
Geralmente, cada Estado possui sua unidade do CRECI com tabelas referenciais de honorários. À titulo exemplificativo, segue tabela praticada pelo CRECI no Estado de São Paulo:

tabela referencial de honorários do crecisp
*Dados coletados no site do CRECI-SP em outubro de 2019.
tabela referencial de comissão para locação de imóveis
*Dados coletados no site do CRECI-SP em outubro de 2019.

Qual a diferença entre a comissão do corretor autônomo e do associado à uma imobiliária?

Não existe diferença sobre o pagamento da comissão, apenas o rateio da coparticipação prevista no art. 728 do Código Civil, a saber: “se o negócio se concluir com a intermediação de mais de um corretor, a remuneração será paga a todos em partes iguais, salvo ajuste em contrário”.

Corretor Digital: uma nova forma de parceria com comissões maiores

O Corretor Digital é a forma de parceria criada pela Lopes que proporciona uma comissão acima da média do mercado. Ao se tornar Corretor Digital, o profissional recebe:

  • A visibilidade e a força da marca mais importante do mercado imobiliário nacional
  • Acesso às nossas ferramentas digitais de gestão de clientes e atendimento de leads
  • Uma equipe de suporte para ajudar nas vendas e diversos treinamentos online para melhorar os resultados
  • Acesso ao nosso portfólio com mais de 265 mil imóveis para negociar

Para se tornar Corretor Digital, é importante que o profissional esteja credenciado junto ao CRECI e que tenha uma carteira de imóveis captados para somar à nossa base

Leia também:

+ Melhores bancos para fazer um financiamento

+ Entenda a diferença de Contrato, Escritura e Registro de imóvel

Você pode gostar de ler também...