mão segurando chaves após fechar permuta de imóveis
Mercado Imobiliário

Permuta de imóveis: Como funciona e quais cuidados devo ter?

O que é permuta de imóveis?

A permuta de imóveis consiste em uma negociação entre duas partes com a finalidade de trocar bens de valores equivalentes. 

Em alguns casos, a permuta pode envolver o pagamento de uma compensação, que é um valor que cobre a diferença existente entre os imóveis a serem trocados.

Os tipos de imóveis que permitem essa transação são: casas, apartamentos, terrenos e unidades na planta que ainda serão construídas. 

Quais são as condições dessa transação?

Para fazer a permuta, é necessário um acordo entre as partes envolvidas e um contrato que formalize o negócio, que deve ser escriturado.

A escritura normalmente tem um custo de 4% a 6% do valor total do bem.

Quem paga a comissão do corretor de imóveis?

Esta é uma questão discutível e negociável, mas normalmente, os dois interessados na troca de imóveis, pagam a comissão ao corretor de imóveis. 

A remuneração do corretor deve ser feita de acordo com a tabela do CRECI (entre 6% a 8% sob o valor do imóvel). Quando a transação envolver diversos imóveis, a remuneração será devida pelos respectivos proprietários a quem estes contratarem, calculada sobre o valor de venda de cada um dos imóveis.

Principais vantagens de fazer a permuta

Quando a permuta for acordada sem a necessidade de complementação do valor em dinheiro, a negociação é isenta do Imposto de Renda. Caso haja a compensação, o imposto deve ser pago por quem recebeu o valor.

Outra vantagem da permuta é seu processo mais ágil, ideal para quem tem pressa para se mudar e vender seu imóvel.

+ Você sabia que na Lopes temos imóveis que aceitam permuta como modalidade de pagamento? Clique aqui e encontre o seu.

Quais as desvantagens da permuta?

Uma desvantagem da permuta é o número de opções reduzido, já que nem todos os donos de imóveis estão abertos a esse tipo de negociação.

Por conta dos números reduzidos, quem opta pela permuta pode ter que rever algumas prioridades na hora de fechar negócio, como a localização ou algum atributo.

Como deve ser o contrato de permuta?

O contrato é a forma de você se proteger legalmente e evitar problemas no decorrer da negociação e até posteriormente.

Para fazer tudo corretamente, recorra a uma escritura pública registrada em cartório. Ela deve conter todos os detalhes da permuta de imóvel, como valor, endereço, dados completos das partes, endereço do imóvel e tributos dos bens.

Não se esqueça de especificar quando os imóveis serão devolvidos para seus respectivos donos e garanta que uma vistoria antes da assinatura do contrato seja feita na saída do imóvel. Isso faz com que cada parte receba o imóvel que negociou sem prejuízos.

Cuidados ao fazer a permuta de imóveis

Antes de fazer uma proposta e assinar um contrato de permuta, existem algumas formas de evitar dores de cabeça e garantir um bom negócio. 

  • Verifique a documentação dos imóveis envolvidos na permuta

Antes mesmo de agendar sua visita no futuro imóvel, peça todos os documentos que comprovem a situação legal do imóvel.

  • Conte com a ajuda de um profissional

É comum que algumas dúvidas surjam no decorrer da negociação de permuta. Para isso, o mais seguro é contar com um profissional capacitado, que pode te orientar e fazer a negociação ser mais tranquila.

  • Compare os preços no mercado

Alguns proprietários realizam a precificação de seu imóvel com base em alguns achismos, o que normalmente supervaloriza o bem.

Por isso, uma avaliação do imóvel pode ser uma forma de garantir que você adquira um imóvel de valor compatível com o seu atual. 

  • Entenda os motivos da permuta

Converse com o proprietário do outro imóvel para entender o que motivou a busca pela permuta. Em alguns casos, esse motivo pode acabar te desagradando também.

Leia também:

+ Guia definitivo para escolher o bairro para morar

+ Entenda como é calculado o valor do seu condomínio

+ 5 fatores que influenciam a valorização do imóvel

 

Você pode gostar de ler também...