Mercado Imobiliário

Características fundamentais para ser um bom corretor de imóveis

Trabalhar como corretor é saber que a área demanda dedicação, conhecimento e atualização para acompanhar as transformações do setor imobiliário. Por isso, entender as características de um bom corretor de imóveis é importante para aprimorar a performance e se dedicar em algum aspecto que necessita de atenção.

Continue lendo e veja como pode alcançar melhores resultados e se destacar profissionalmente.

Características de um bom corretor de imóveis

Ser ético

A ética profissional é essencial em toda área, e não é diferente no mercado imobiliário. O corretor que age de forma idônea tem muito a ganhar: a confiança e respeito de seu público, o que favorece a fidelização e a recomendação para familiares e amigos.

O profissional deve sempre estar focado em construir uma sólida reputação, pensando nos resultados que serão colhidos a longo prazo.

 

Ter proatividade

Um bom corretor tem sensibilidade para entender as vontades do cliente e ir além do esperado. A proatividade é muito valorizada no setor imobiliário, mas não significa somente apresentar alternativas ao cliente. É também se adiantar para as possíveis dúvidas, dificuldades e vantagens que o cliente pode não perceber.

Para isso, é importante saber ouvir e buscar se aprimorar a cada novo negócio. A sensibilidade e perspicácia virá com o tempo e a prática constante.

 

Atender com paciência

A paciência é uma característica essencial no dia a dia de um corretor. Levando em consideração que ele encontrará diversos perfis de clientes – alguns são decididos e fecham negócio com facilidade, enquanto outros são indecisos e demoram para bater o martelo –, o profissional precisa de paciência para administrar as dúvidas, conflitos, o estresse e ansiedade dos clientes, etc.

 

Estar sempre informado

O mercado imobiliário muda constantemente, e por isso é necessário que o corretor sempre busque informações para conhecer todos os aspectos sobre o mercado e os assuntos relacionados à economia, investimentos, legislação, engenharia, arquitetura, etc. O cliente atendido por alguém bem informado se sente mais seguro para aceitar as orientações e esclarecer dúvidas.

Uma mudança recente no mercado, por exemplo, foi a criação do modelo de parceria do Corretor Digital Lopes. A novidade foi desenvolvida para corretores de imóveis que já possuem experiência e imóveis na carteira e desejam atuar com mais autonomia e liberdade nos negócios. Em troca, as comissões são mais altas do que a média do mercado, podendo chegar a 4,2% por venda.

 

Ser atento aos detalhes

A rotina de trabalho do corretor exige atenção aos detalhes: são vários formulários, contratos, escrituras e pequenos trâmites legais. Quem não presta atenção pode colocar tudo a perder, pois o mercado imobiliário é burocrático e requer a atenção de todos os envolvidos.

Demonstrar segurança

Demonstrar segurança ao falar é uma característica essencial, principalmente no ramo imobiliário. Afinal, ninguém se sentiria à vontade para fechar um negócio de preço elevado como os imóveis com alguém hesitante.

Para evitar qualquer problema, o corretor pode buscar o máximo de informações sobre o setor e produtos que está trabalhando. Assim, ele fica mais seguro para realizar o atendimento.

Falar com firmeza, olhar nos olhos do cliente e se preocupar com a apresentação pessoal são atitudes fundamentais para uma imagem profissional confiante.

 

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