Mercado Imobiliário

Quer comprar um imóvel? Aprenda como fazer uma reserva financeira

Quem não sonha em ter seu próprio imóvel? Em sair do aluguel? Só que, às vezes, as pessoas ficam um pouco desanimadas porque não fazem a mínima noção de como conseguirão alcançar esse sonho.

reserva financeira

É claro que, nos dias de hoje, pode parecer um sonho um tanto impossível em razão da situação econômica do país. Ninguém sabe como será o dia de amanhã. Mas é possível?

Basta você fazer uma reserva financeira todos os meses. No começo, vai ser um pouco difícil, mas quando você refletir o motivo pelo qual está fazendo a economia, vai valer super a pena.

Então, veja algumas dicas de como conseguir fazer essa reserva.

Analisando seus gastos

Muitas vezes, nem sabemos para onde está indo o dinheiro e quando nos damos conta, já acabou.

Por isso, é muito importante você anotar todas as suas receitas e despesas. E, quando falo anotar as despesas, até mesmo aquele simples cafezinho no bar, você deve anotar.

Comece colocando no papel todos os seus gastos físicos: conta de luz, de gás, aluguel, escola dos filhos, compras no supermercado, etc. É sempre bom deixar uma parte para despesas eventuais, como por exemplo, a compra de um medicamento, o conserto de algum eletrodoméstico, algum problema com o carro e outras coisas.

É bem provável que você perceba que está gastando com algumas coisas totalmente supérfluas e que se cortá-las, não vai fazer a menor falta. Dessa forma, você já terá uma noção de quanto sobra no fim do mês.

Lembre-se de priorizar o que é realmente importante e, no caso, pense sempre no seu objetivo de guardar um dinheiro.

Cortando itens desnecessários

Analise bem as suas contas e veja o que pode cortar. Será que você precisa de tantos canais de TV a cabo? Será que não existe um plano de celular mais barato?

Aqui, você também pode começar a reavaliar suas contas fixas. Tente reduzi-las, como desligar a luz toda vez que sair de um cômodo, deixar juntar roupa suficiente para ligar a máquina de lavar ou o ferro, etc.

E outra coisa, tente não comprar por impulso só porque aquela calça está mais barata. Muitas vezes, compramos coisas que não precisamos e vão ficar encostadas no armário.

Uso do cartão de crédito

Esse é um dos grandes vilões da história! Os juros do cartão são os mais altos do mercado e que se você não souber usar o cartão de crédito com inteligência, poderá ter sérios problemas.

Por isso, procure sempre pagar a fatura integral e evite o pagamento mínimo. Pois, quando se der conta, estará com uma dívida imensa. É uma verdadeira bola de neve!

Quitando as dívidas

Hoje, no Brasil, existe um número assustador de pessoas endividadas. Muitas perderam seus empregos ou mesmo com o que ganham, não conseguem fechar o mês. E sabe o que acontece? Começam a não pagar suas contas, entram no cheque especial, etc.

O ideal é quitar suas dívidas. Comece por aquelas que têm os juros mais altos, como o cartão de crédito e o cheque especial. Tente conversar com seu gerente para encontrar uma forma de parcelar essa dívida, com juros menores.

Muitas pessoas têm recorrido a empréstimos pessoais. Sabe por que? Porque os juros são menores do que os cobrados pelo cartão ou cheque especial. E aí trocam uma dívida pela outra e é claro que farão uma economia.

Mas, caso você pense em recorrer a um empréstimo, verifique se os juros cobrados são realmente menores dos que você está pagando. E, principalmente, veja se a parcela não vai comprometer o seu orçamento.

Coloque metas

A partir do momento que você estabelecer metas, tudo fica bem mais fácil. Toda vez que for guardar um dinheiro, pense o motivo pelo qual você está economizando.

É claro que alguma dose de sacrifício deverá ser feita. Converse com sua família e a ajuda de todos será fundamental.

Alguns especialistas dizem que o ideal é guardar em torno de 10% do salário, mas se isso não for possível, tente guardar o que der e ir aumentando esse valor, gradativamente.

Tem um ponto também que merece uma atenção especial: ter uma reserva de emergência para algum imprevisto. Isso é importante também!

Voltando às metas, tudo o que você conseguir guardar, ou coloque em uma poupança ou em algum outro investimento. E não use esse dinheiro para nada, para nada mesmo! Pense que seu objetivo é comprar um imóvel e você consegue.

Então, não é tão difícil quanto parece, não é mesmo? Seja persistente, disciplinado e faça um controle rigoroso dos seus gastos.

 

Autor: Equipe Ei Imóvel

Você pode gostar de ler também...