Mercado Imobiliário

Realize o sonho da casa própria

casa própria

Realize o sonho da casa própria

Realizar a aquisição do primeiro imóvel é, certamente, o maior sonho do brasileiro. A realização desse desejo exige planejamento e disciplina financeira.

Trata-se do principal investimento para a maioria dos brasileiros, cujo pagamento pode comprometer a principal fatia da renda dos cidadãos.

Antes de comprar, some os gastos que terá mensalmente com seu imóvel nos primeiros dois anos após a compra: prestação do financiamento, condomínio, IPTU, seguro, eventuais reformas, gastos com mobília e decoração e contas de consumo (água, luz, internet, gás, entre outros).

ANALISE O SONHO DA CASA PRÓPRIA

Analise com atenção se esses custos são compatíveis com seus rendimentos. Seja conservador: não planeje pagar prestações mais altas usando aquele aumento de salário que você acha que receberá. Se você não tem condições de arcar com as prestações agora, não compre o imóvel!

Quem não planeja com cuidado corre o risco de perder o imóvel e grande parte dos recursos investidos.

SIGA ESTAS 3 REGRAS 

  1. Economize pelo menos 30% do valor do imóvel antes de adquiri-lo, incluindo nesses 30 por cento o saldo do seu FGTS. Com o crédito mais restrito, poderá ser difícil conseguir financiamento sem essa entrada mínima.

Esse dinheiro servirá para dar uma entrada e também para pagar custos de cartório e de mobília. Essa regra de 30 % vale para todos, exceto para aqueles que comprovadamente possuem baixa renda e, portanto, elegíveis a algum programa habitacional do governo.

  1. Faça um teste, guardando por dois meses, o valor equivalente ao da prestação a ser paga mensalmente. Se você conseguir manter, ótimo sinal
  1. Pesquise muito, não tenha preguiça. Uma pequena diferença na taxa de juros ou na parcela pode fazer você pagar milhares de reais a mais ao longo dos anos.

 

Veja mais em:

[+] Descubra como consultar FGTS pelo seu celular

[+] Veja os custos para comprar um apartamento

Você pode gostar de ler também...