retrospectiva no mercado imobiliario
Mercado Imobiliário

Retrospectiva 2014 para o Mercado Imobiliário

Pois é meus amigos, final de ano é sempre a mesma coisa não é mesmo? Show do rei na TV, filme do ET (essa é antiga hein?), São Silvestre e claro, a famosa Retrospectiva do ano na TV. Por isso estou aqui hoje, para separar para vocês e talvez até comentar algumas coisas que foram faladas em 2014, numa Retrospectiva do Mercado Imobiliário.

retrospectiva 2014

No início do ano, em Janeiro, o Guru do Corretor, sempre antenado com as tendências digitais, publicou um estudo sobre o uso da internet no Brasil. É muito importante para nós, profissionais de marketing digital, conhecer estes estudos para saber qual o comportamento das pessoas. Desta maneira conseguimos produzir conteúdo e dar as melhores dicas para nossos corretores. Afinal de contas, todos sabemos qual é a importância da internet na vida de quem está procurando um imóvel para investir ou para morar.

Em fevereiro o Marketing Imob divulgou que a construtora e incorporadora Brookfield começa a usar o aplicativo de geolocalização Waze para divulgar seus plantões. Esta foi uma grande tendência no mercado imobiliário que acredito ainda vai ter muito espaço em 2015.

Ainda no mês de Fevereiro, eu comecei a trabalhar aqui na Lopes e foi quando nasceu o departamento de marketing de conteúdo da empresa e quando começamos a planejar uma prioridade maior da empresa para conteúdo e redes sociais.

Março: O assunto “Bolha Imobiliária” foi trending topics no Brasil. A declaração do Nobel de Economia Robert Shiller virou notícia em todos os lugares. A conversa entre todos os corretores era a especulação; se a crise imobiliária que já tinha devastado os EUA iria mesmo acontecer aqui no Brasil.

Retrospectiva do Mercado Imobiliario 2014

Em Abril, aconteceu o Conecta Imobi, maior evento do Mercado Imobiliário, reunindo diversos palestrantes e muita inovação com foco na capacitação para o corretor de imóveis. Eu estive lá e fiz uma resenha sobre o evento, aqui mesmo no Blog da Lopes.

No final do mês foi lançando o AppCi, aplicativo mobile para os corretores de imóveis não perderem contato com seus clientes quando estiverem fora da imobiliária.

Em Maio, foi anunciado o estudo sobre o Panorama da Hotelaria Brasileira. Você sabia que é possível ser dono de um quarto de hotel como forma de investimento? Aproveitando este momento, foi anunciado o breve lançamento do Hotel Ibis em São Paulo. Uma excelente oportunidade para investidores.  Este lançamento merece destaque, junto com o documento feito pela HVS e Hotel Invest.

A Lopes divulga o Anuário do Mercado Imobiliário em 2013, com todas as informações sobre o perfil dos imóveis lançados no Brasil.

Em Junho e Julho o mundo parou para olhar a nossa Copa do Mundo. Apesar dos protestos, a Copa aconteceu e foi um belo show, sendo inclusive reconhecido que os receios da Copa ser um fracasso no Brasil não se concretizaram. Inclusive circularam por ai diversos posts comparando os problemas em Jogos Olímpicos e Copas em outros países que não aconteceram aqui no Brasil. E a especulação sobre o valor dos imóveis e o receio de comprar ou fazer qualquer negócio no mercado era um dos assuntos mais comentados pelos corredores das imobiliárias e construtoras do país.

Quer colaborar com a Retrospectiva 2014 para o Mercado Imobiliário? Envie sua sugestão nos comentários!

Agosto, podemos considerar o mês do corretor. O dia 27 de Agosto é o dia Nacional do Corretor de Imóveis. Esse guerreiro que está a frente da batalha do dia dia para levar o melhor negócio para seus clientes e realizar o sonho de muitas familias. Para homenagear, a Lopes, fez um Hangout exclusivo com profissionais do mercado para conversar a respeito da profissão e do mercado. O portal Imovelweb lançou o Blog Só Corretor, um canal de conteúdo focado para o corretor de imóveis.

Em Agosto também aconteceu o evento mais importante do mercado imobiliário na minha opinião. O Think Real Estate with Google.

A Rossi lança o Drone View para você visitar um empreendimento.

Em Setembro outra notícia preocupou o mercado. O portal da Exame divulgou estudo do FipZap com um aumento de 0,55% nos imóveis quando todos esperavam que, após a Copa, a tendência do valor dos imóveis era cair.

A Lopes insere o Whatsapp como forma de contato oficial no site, para o estado de São Paulo. Após testes outras filiais da empresa começa a inserir também em outras regiões.

Aconteceu o Congresso Internacional do Mercado Imobiliário em Fortaleza com grandes nomes do nosso mercado. Palestras do Guilherme Machado, Gustavo Zanotto, Josiane Wendt Antunes Mafra e muitos outros nomes de peso, como Gustavo Cordeiro, responsável pelo braço de Real Estate no Google entre muitos outros.

Outubro: O portal VivaReal lança oficialmente seu portal focado em Decoração, o VivaDecora. Acesse e dê sua opinião!

O Brasil inteiro acompanhou a reeleição da presidente Dilma e espera uma recuperação das vendas no mercado após as eleições.

A Tecnisa, uma das construtoras mais inovadoras do Brasil, no qual já tive o prazer de trabalhar por mais de 2 anos, começa a aceitar Bitcoins para pagamentos de imóveis.

Novembro: A grande resposta que todo mundo estava ansioso. Nenhuma bolha imobiliária estourou no Brasil. E o Jornal Nacional ainda  deu um destaque para a recuperação do mercado e uma boa oportunidade para quem deseja comprar um imóvel. Veja a matéria.

Em Novembro, o Publicidade Imobiliária fez o primeiro curso sobre Documentação Imobiliária em São Paulo com a Dra. Josiane Wendt Antunes Mafra.

Ainda em Novembro o Gustavo Zanotto e o Guilherme Garnicelli divulgam o primeiro episódio do Café Imobiliário.

Muito tradicional nos EUA, a Black Friday cada vez mais vem se popularizando aqui no Brasil. Segmentos que nunca pensamos estão fazendo ações para dar descontos na última sexta feira do mês de Novembro. E com os imóveis não foi diferente, o VivaReal realizou o  Black Friday do Mercado Imobiliário com inúmeras incorporadoras.

Dezembro: O mês está começando ainda. Mas sabemos com certeza que não estourou nenhuma bolha, como os profissionais sérios do mercado alertaram. É muito difícil coletar todos os eventos e notícias do mercado em um post só. E também não quero beneficiar apenas um ou outro portal ou empresa e nem puxar a sardinha para o lado da lopes. Por isso, se você acredita que esqueci um fato importante que marcou 2014, não deixe de comentar no post ou enviar sua sugestão de pauta para gente no email redessociais@lopes.com.br que ficarei feliz em adicionar!

Um ciclo se encerra, mas isso não é desculpa para você fazer corpo mole. Dê o seu melhor nos últimos dias do ano, descanse, fique com sua família, renove suas energias e venha ainda mais forte para 2015. Conte comigo pro que precisar!

Israel Scussel Degasperi

Israel Scussel Degásperi é publicitário. Cursou pós graduação em Novas Mídias, na mesma faculdade em que se formou, a FURB, em Blumenau SC. Desde 2008 trabalha com marketing digital, tendo muita experiência no mercado imobiliário, trabalhando na construtora Tecnisa, portal imobiliário Vivareal. Israel também é embaixador do Hootsuite no Brasil, coordenador de curso e professor focado em Mídias Sociais.

Você pode gostar de ler também...

2 Comments

  1. Muito obrigado pela sugestão Josiane 🙂 Já inseri no post!

  2. Meu querido amigo Israel,

    excelente post!!!! Como contribuição, lembro que aconteceu, no mês de setembro, entre os dias 15 e 17 em Fortaleza-CE, o Congresso Internacional do Mercado Imobiliário juntamente com o VI ENBRACI (Encontro Brasileiro dos Corretores de Imóveis), dos quais eu tive oportunidade de participar juntamente com outros grandes amigos e nomes do mercado, a exemplo de Gustavo Zanotto e Guilherme Machado.

    Do mesmo modo, gostaria de frisar que o Curso de Documentação Imobiliária teve, agora, no dia 08 de dezembro, a Edição Rio de Janeiro que, como a Edição São Paulo, contou com participação expressiva e agregadora de muitos de nossos colegas do mercado, dentre corretores, advogados, pessoas ligadas ao marketing e mercado financeiro.

    No mais, vejo alguns nomes despontando no mercado e creio que o ano de 2015 será melhor ainda do que o de 2014 no sentido de um aprimoramento profissional de tantos que lidam com este importante setor.

    Um abraço,

    Josiane Wendt Antunes Mafra

Comments are closed.