corretor de imóveis calculando a taxa de financiamento imobiliario
Mercado Imobiliário

O que é a taxa Selic e como ela influencia o financiamento de imóveis?

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros de economia, um índice pelo qual as taxas de juros de empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras se balizam. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) surgiu em 1996 com o propósito de definir a taxa de juros básica da economia. O comitê se reúne a cada 45 dias, realizando o total de 8 reuniões por ano, cada uma dividida em dois dias.

Na prática, a taxa básica de juros é a forma do governo para frear a inflação. Com o aumento da Selic, os juros de financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos, o que faz as pessoas consumirem menos. Em contrapartida, a redução da Selic impulsiona o consumo e aquece a economia em todos os setores.

Como a Selic influencia do financiamento imobiliário?

A compra de um imóvel é uma transação de alto valor, e por isso é muito sensível ao crédito. Com um possível aumento da taxa Selic, os juros ficam mais caros para o financiamento, o que diminui a procura e desacelera o preço dos mesmos.

No caso da queda da Selic, o consumo por meio de financiamentos e compras a prazo é estimulado, ampliando as chances de adquirir um imóvel, aquecendo a procura.

As construtoras e incorporadoras também se movimentam, pois o último trimestre é o mais importante para o setor e é quando acontecem grande parte dos lançamentos.

Confira as taxas de financiamento imobiliário dos principais bancos do país:

tabela comparativa de juros de financiamento imobiliário
*Taxas de financiamento consultadas em novembro de 2019.

Como a decisão de comprar um imóvel na planta envolve um comprometimento de parte da renda familiar por um longo período de tempo, é fundamental se planejar com atenção. 

Para você que deseja dar o próximo passo e conhecer uma seleção de imóveis, seja para morar ou como investimento, clique aqui e conte com a assessoria de nossos corretores associados.

Leia também:

+ Como comprar apartamento na planta

+ Tipos de financiamento imobiliário: como escolher o seu

Você pode gostar de ler também...