Tendências

Casa nova ou carro novo – qual o melhor investimento?

As conquistas fazem parte da vida. Primeiro você conclui os estudos, depois consegue um emprego e complementa sua renda. Após um período surge uma promoção ou uma nova oportunidade, o valor que você costuma receber mensalmente agora é o dobro, ou até o triplo, e mesmo seguindo um novo padrão de vida é possível economizar, até que você junta um montante suficiente para fazer um investimento maior e aparece a dúvida:

Comprar um imóvel ou um veículo? Qual o melhor investimento?

As duas opções possuem suas vantagens e desvantagens e para dar o passo correto é importante saber quais delas suprirão suas necessidades e expectativas.

Casa nova ou carro novo – qual o melhor investimento

Comprar um imóvel

Não há como negar que investir em um imóvel é uma boa opção. Além de garantir moradia fixa, comprar uma casa ou apartamento é sinônimo de segurança. É satisfatório para o dono do imóvel saber que o valor que ele paga mensalmente é para uma propriedade e não para um locador, o que torna a negociação até mesmo prazerosa.

Outro aspecto positivo de comprar um imóvel é que ao longo do tempo ele só tende a valorizar. Por exemplo: se você compra uma casa por 100.000 reais e decide vendê-la ainda em bom estado, é possível que consiga lucrar cerca de 50% a mais do que pagou anteriormente, isso porque o mercado imobiliário tende a valorizar todos os anos, diferente do que acontece no mercado de automóveis.

Apesar disso, quem escolhe comprar um imóvel deve ter um planejamento muito bem estruturado para que durante o processo não surjam falhas, juros, taxas e mais gastos. Vale ressaltar que o comprador de uma propriedade deve ter os pés no chão, assumir uma dívida suportável para seu estilo de vida e ter responsabilidade.

Além do valor mensal negociado em contrato, será necessário reservar outro montante para o condomínio (entenda mais sobre as taxas cobradas no condomínio aqui). Caso o seu imóvel seja uma casa com piscina ou outras extensões, será preciso ter alguma economia para eventuais manutenções.

Comprar um carro

A compra de um automóvel também é um processo no qual exige planejamento e cautela, mas neste caso esta necessidade é mais maleável, uma vez que o custo de um veículo padrão é inferior ao de um apartamento padrão, por este motivo o financiamento de um carro também é menos burocrático quando comparado ao de um empreendimento.

Assim como quem compra um imóvel não está livre das despesas oriundas da negociação, quem compra um carro também deve se preocupar com gastos extras: a assinatura de um seguro, o gasto com combustível e estacionamento e possíveis manutenções e imprevistos são alguns exemplos.

Quem pretende comprar um automóvel também precisa escolher entre um carro novo ou usado, então vale relembrar que os veículos desvalorizam logo que saem da concessionária e ao longo de três anos o seu carro valerá -30% do que o valor pago na primeira compra, portanto um carro usado, mas em bom estado, pode ser uma opção mais vantajosa.

Caso opte por um carro usado, evite comprá-lo antes de fazer uma vistoria completa, assim você garante que está comprando algo em bom estado e evita surpresas desagradáveis no futuro.

Qual o melhor investimento?

Depende da sua necessidade, do seu estilo de vida e do quanto você está disposto a gastar neste momento. Investir o dinheiro em um imóvel te garantirá segurança e um retorno maior no futuro, porém, caso não tenha certeza que suportará arcar com as contas e com os impostos vale considerar aguardar um pouco mais ou optar pela compra do automóvel, que é um bem de consumo de extrema utilidade e garantia de comodidade em sua rotina.

Independente da sua escolha é importante que seja feita uma planilha com todos os seus gastos, elencando as contas fixas e os pagamentos supérfluos, desta forma você diagnosticará onde poderá economizar e já terá uma solução caso ocorra um imprevisto ao longo do processo de negociação do imóvel ou do automóvel, junte um dinheiro mensalmente e não comprometa mais do que pode.

Você pode gostar de ler também...