Tendências

Dia do Consumidor: Como gastar menos do que você ganha?

Como gastar menos do que se ganha é a pergunta que não quer calar. Afinal, muitas pessoas acreditam que o seu salário não é suficiente para as suas despesas.

Se as contas não estão fechando, é hora de repensar totalmente as suas finanças, repensar o seu padrão de vida. Pode parecer difícil, mas é fundamental observar que não é sustentável viver uma realidade que não é a sua.

Descubra porque cortar os gastos é uma ação necessária para ganhar fôlego e realizar os sonhos.

Pequenos gastos

Um ponto em que é preciso ficar atento é o dos pequenos gastos, das despesas e compras feitas de forma desordenada e acabam se tornando grandes ralos por onde escoam as economias.

É preciso fazer um diagnóstico da vida financeira por 30 dias, anotando tudo o que gasta, separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente da que imagina.

Priorize seus sonhos

Mude o modelo mental relacionado a forma de fazer um orçamento financeiro, você de priorizar aquilo que realmente importa, os sonhos e as metas pessoais e familiares. Lembre–se que para colher resultados diferentes é preciso agir diferente, mudar atitudes e hábitos.

Para isso, logo que receber o salário, já se deve retirar a quantia mensal necessária para a realização, colocando esse dinheiro na melhor opção de investimento de acordo com o prazo desse sonho.

É importante que tenha pelo menos três sonhos ao mesmo tempo:

Curto Prazo:  a ser realizado em 2017 ou nos próximos 12 meses.

Médio Prazo: devem ser realizados em média em 10 anos.

Longo prazo: devem ser realizados em mais de 10 anos.

Veja que é muito mais uma questão de mudança de comportamento do que saber fazer contas ou ter que se privar de algo. Quando temos metas bem definidas em nossas vidas, poupar não se torna um martírio e sim um estilo de vida, que levará a muito mais realizações e conquistas.

 

[+] 5 passos para deixar o seu quarto do jeito que você sonha

[+] Carpete de madeira: vale a pena utilizar na decoração de interiores?

[+] Conheça a mansão da cantora Anitta

 

Wendele Nascimento

Sou estudante de Administração na FEI/ SP e membro da Equipe de Marketing da Lopes, em que escrevo posts para o blog da Lopes sobre o mercado imobiliário e temas diversos, sempre com o objetivo de mantê-lo atualizado com um conteúdo relevante para diversos públicos

Você pode gostar de ler também...