juros
Tendências

Juros simples ou composto?

percent-997401_640

É possível que em algum momento de nossas vidas precisemos realizar um empréstimo financeiro. Independentemente do motivo por trás do empréstimo, seja para assuntos familiares, de saúde, ou atividades produtivas, uma coisa você pode ter certeza: sobre o capital emprestado serão cobrados juros.

Você já conhece a definição de “juros”: de acordo com o Dicionário Hauaiss “é a quantia que remunera um credor pelo uso de seu dinheiro por parte de um devedor durante um período determinado”. Confira a explicação:

 Juros Simples

Os juros simples são aqueles que incidem sobre o capital inicial durante todo o período de aplicação: o valor dessa taxa é sempre a mesma e não cresce (por isso é chamada de constante).

Os juros simples geralmente são utilizados em operações financeiras de curto prazo ou em situações em que a dívida é paga somente no final de um certo período de tempo.

Vantagens

Quando utilizado na correção de dividas.

Desvantagens

Caso seja um investimento, o juro simples não é a forma mais vantajosa.

Juros Composto

Diferente dos juros simples, onde a taxa é calculada sempre sobre o valor inicial, os juros compostos geram um novo capital a cada mês, ou seja, o montante do primeiro mês torna-se o capital, assim por diante, até o final do período. As instituições financeiras operam com o sistema de juros compostos, por consequência utilizamos esses cálculos diariamente.

Vantagens

Busque investir seu dinheiro em aplicações de juros compostos, pois lhe darão melhor retorno.

Desvantagens

Os juros compostos são muito perigosos, quando utilizados em dívidas de longo prazo, e com inadimplência no cartão de crédito.

Saiba mais:

+ Terreno é um bom investimento?

+ Fiador profissional é seguro?

+ Alugar para estudantes – quais os cuidados?

Você pode gostar de ler também...