Tendências

Self storage X guarda móveis: você sabe a diferença?

Saiba o que usar quando precisar armazenar seus móveis ou bens por um tempo determinado

Quando o assunto é guardar móveis e outros itens da sua casa ou escritório por um tempo, devido a uma reforma ou mudança, opções como self-storage e guarda-móveis sempre aparecem na conversa. O problema é saber diferenciar entre os dois e decidir qual é o ideal para a sua situação.

O que é guarda-móveis e o que é self storage?

Antes de qualquer coisa, é necessário ter uma noção do que é cada uma dessas opções. Guarda-móveis são um serviço prestado no Brasil há mais de 60 anos em que consiste de galpões em que móveis podem ser armazenados por um tempo pré-determinado através de um contrato.

Guarda-móveis muitas vezes surgem como opções dadas por construtoras, tendo em consideração um tempo estimado para o término de uma obra e realocação dos itens na sua residência ou empresa.

Guarda-móveis permitem apenas o armazenamento de móveis, não sendo possível guardar outros pertences no mesmo espaço.

self-storage é um conceito bastante conhecido em países como os Estados Unidos, em que consiste de uma área fechada com boxes individuais para armazenamento de itens.

Presente no Brasil há pouco mais de 20 anos, com atividades surgindo na cidade de São Paulo, os usuários podem armazenar qualquer tipo de bem, pelo tempo que desejar, sem prazo mínimo de locação.

 

Segurança

Apesar de apresentarem medidas de segurança para manter a integridade dos seus itens, guarda-móveis são consideravelmente mais limitados que espaços de self-storage. Isso acontece porque os galpões são de livre acesso aos funcionários do local, que podem manusear seus móveis para eventual retirada.

Outro elemento a ser levado em consideração é que você não tem acesso aos seus itens, por estarem em um espaço compartilhado com os móveis de outros clientes do serviço.

Já os espaços de self-storage são mais seguros, possibilitando a escolha do tamanho do box, conforme a sua necessidade, e que apenas você tenha acesso a ele. Isso porque as áreas dos boxes são fechadas e monitoradas com câmeras de segurança e portas com senha pessoal.

Além disso, cada usuário leva seu próprio cadeado, tornando mais difícil que pessoas mal-intencionadas possam manusear os seus itens.

 

Variedade de armazenamento

Talvez um dos pontos em que self-storages podem levar vantagem em cima dos guarda-móveis, baseado na sua necessidade, é a possibilidade de guardar qualquer tipo de item.

Conforme mencionado anteriormente, o serviço de guarda-móveis permite apenas o armazenamento de móveis, enquanto os espaços de self-storage possibilitam que você guarde qualquer tipo de item, o que o torna muito mais interessante.

A chance de poder escolher o espaço do seu box também chama a atenção e atende melhor às suas necessidades, enquanto em guarda-móveis você deve deixar seus itens em uma área compartilhada com outros clientes.

 

Manutenção e limpeza

Muitas vezes, você precisa armazenar itens que, se expostos a poeira, umidade e outros males, podem trazer danos irreparáveis a eles. Nessa questão, guarda-móveis podem não ser tão aconselháveis, devido ao próprio tipo de estrutura desse serviço.

Por manter itens em um amplo galpão, misturado com diversos outros móveis, a chance de existirem focos de pó, umidade, sujeira e, dependendo do local, até mesmo insetos e roedores, pode trazer prejuízos ao usuário. Como você não tem acesso ao galpão, não existe a chance de conferir a integridade de seus bens até a sua retirada.

Já as empresas que operam os espaços de self-storage comumente possuem uma estrutura preparada para a manutenção de seus itens. As estruturas são geralmente dedetizadas, assim como a área comum de acesso aos boxes é mantida limpa.

Além disso, por permitir o acesso dos usuários aos seus boxes, a manutenção deles fica mais fácil e nas mãos dos proprietários dos itens, que podem ter cuidados especiais com seus bens.

 

Flexibilidade contratual

Normalmente, guarda-móveis são oferecidos por empresas de mudança e por construtoras, oferecendo um período fechado de armazenamento, fechado por contrato. Enquanto isso pode gerar menos taxas, caso você sinta necessidade de retirar seus itens desses espaços, existem multas por quebra de contrato.

Utilizando self-storage, isso pode ser contornado com facilidade, já que é possível retirar seus itens ou deixá-los por mais tempo nos boxes, conforme a sua necessidade. Esses espaços e seus contratos tendem a manter certa flexibilidade para atender da melhor forma possível os seus clientes.

Tanto guarda-móveis quanto self-storage são opções interessantes para quem não dispõe de espaço hábil por um período de tempo, mas é muito importante equilibrar quais são suas necessidades exatas antes de realizar a escolha de um dos dois.

Os preços dos dois podem variar, mas espaços de self-storage podem ser uma boa pedida para quem quer mais liberdade e flexibilidade na hora de guardar seus itens fora de sua casa ou escritório.

 

Autor: Maria Gabriela – SEO Marketing 

Você pode gostar de ler também...