Tendências

Vai casar? Veja nossas dicas para poupar dinheiro

poupar dinheiro

Cerimônia religiosa, vestido, dia da noiva e do noivo, festa, lua de mel, montar a casa nova… este é o grande sonho de muitos casais, mas pode ser um verdadeiro pesadelo para o bolso dos pombinhos.

 

Para que esse momento tão importante não se transforme em um mar de dívidas, juntar dinheiro com bastante antecedência é essencial. E não importa o estilo de casamento que você pretende ter: comemorar junto com a família e os amigos tem seu preço.

 

Para auxiliar os casais que estão rumo ao altar, a poupar dinheiro, buscamos algumas dicas para te ajudar a trocar alianças de forma tranquila e planejada. Vamos lá?

 

Pare e pense

Que tipo de casamento você quer ter? Ele está dentro das suas possibilidades? No início do planejamento, vale a pena estabelecer limites para os gastos. Muitos casais se deixam levar pela emoção e acabam dando passos maiores que as pernas. Pense bem e lembre-se que as dívidas do casamento podem te acompanhar nos primeiros anos da vida a dois.

 

Poupar, poupar e poupar

Com o limite de gastos estabelecido, é hora de definir a melhor forma de poupar dinheiro. É fundamental que o noivo e a noiva guardem uma quantia mensal para financiar o grande dia. A poupança é a opção escolhida por grande parte dos brasileiros, mas saiba que o Tesouro Direto oferece melhores taxas rendimento. Informe-se com o seu banco!

 

Uma renda extra cai bem

Na hora de juntar dinheiro para realizar um sonho, todos os esforços são válidos. Considere vender produtos de beleza de marcas como Avon ou Natura no trabalho ou na faculdade. Quitutes caseiros como brigadeiros, trufas e biscoitos também podem ser facilmente vendidos em seu círculo social.

 

Toda escolha implica uma renúncia

Vocês têm um grande investimento financeiro pela frente e, naturalmente, precisarão fazer escolhas e priorizar os gastos mais importantes. Por isso, repense despesas com alimentação fora de casa, espere mais um pouco para trocar aquele celular e, acima de tudo, tente não se comprometer com longos parcelamentos no cartão de crédito.

 

Controle seu orçamento mensal

Essa dica é para a vida toda, e não apenas para se preparar para o casamento. Saiba em que você está gastando o seu salário. Muitas vezes não nos damos conta que os pequenos gastos do dia a dia podem representar um verdadeiro rombo na sua conta bancária. Adquira o hábito de registrar todas as suas despesas em um aplicativo para celular ou mesmo em uma planilha e acompanhe de perto para onde está indo o seu dinheiro.

 

Considere estabelecer cotas em dinheiro

É cada vez mais comum os casais, em vez de pedirem presentes para os convidados, sugerir que eles deem cotas em dinheiro. Atualmente, diversos sites de casamento oferecem esse serviço. Por meio desse sistema, os convidados pagam cotas de determinados valores para ajudar os noivos na lua de mel, na montagem da casa, na festa…

Texto: Equipe Precon Engenharia

 

Veja também:

+ 4 dicas de como poupar dinheiro para comprar um imóvel

+ Custos para comprar um apartamento

+ 3 dicas para economizar dinheiro sem culpa

 

Você pode gostar de ler também...