dinheiro financeira
Tendências

Como organizar a vida financeira no início do ano

dinheiro financeira

Chegou 2017 e com ele chega, o IPTU, IPVA, condômino do apartamento, matricula das crianças a fatura do cartão de credito usado nas férias e realizar o pagamento e organizar as finanças nesse início de ano tem sido o desafio de muitas famílias

Confira abaixo quais são as técnicas que podem ajudar na organização das finanças no novo ano:

Faça uma planilha de gastos

Anote todas as receitas e despesas é o primeiro passo para saber onde o dinheiro está indo. Dessa forma, você vai saber como melhor utilizá-lo. Registre e separe os gastos fixos dos gastos para saber onde você pode economizar.

Estabeleça meta financeira

Lembra das promessas de início de ano? Tenha um financeira e a torne ela uma meta, com metas é possível definir prioridades.

Você pode estabelecer metas em alguns itens. Com por exemplo, pode adotar metas para reduzir o consumo de energia elétrica. Com algumas economias no dia a dia você encontrará formas de atingir o seu equilíbrio financeiro.

Defina as prioridades 

Se sua meta é adquirir um apartamento, você vai precisar fazer ajustes no orçamento para alcançar esse propósito.

Com as prioridades bem definidas, o orçamento familiar fica mais equilibrado e com menos riscos.

Disciplina nas compras

Ter disciplina é muito importante para aliviar o bolso na hora de comprar.  Por exemplo no dia de compras no supermercado, leve uma lista. Compre objetivamente aquilo que está precisando. E estabeleça o valor que deve ser gasto.

Comprar à vista ou parcelado?

Se você tem dinheiro disponíveis, o interessante é sempre pagar à vista, para conquistar um desconto maior, mas vale a pena também, pesquisar previamente em vários estabelecimentos e pedir desconto.

[ + ] Descubra como viver em um Brasil em crise

[ + ] Confira 6 dicas de economia doméstica

 

Você pode gostar de ler também...