Mercado Imobiliário

Veja como a inteligência emocional te ajuda na hora da compra de um imóvel

Inteligência emocional ajuda a planejar aquisição de novo imóvel

Muitas pessoas acreditam que para adquirir um imóvel novo basta economizar. Esse pensamento não está de todo errado, mas por trás da economia existe toda uma estratégia de planejamento mensal das despesas, gestão dos recursos, investimentos apropriados e mesmo a capacidade de distinguir quando um gasto se torna necessário.

O que muitos desconhecem é que a inteligência emocional (IE), muitas vezes empreendida apenas em ambientes corporativos, também pode fazer diferença na capacidade de economizar e alcançar objetivos maiores a partir da gestão de projetos pessoais. A aplicação da IE no cotidiano está relacionada a maiores taxas de satisfação, diminuição dos riscos de depressão, felicidade pessoal e alcance dos objetivos profissionais.

r2

O que é Inteligência Emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de desenvolver um autoconhecimento que permita que a pessoa conheça as próprias emoções, tenha controle sobre elas e sobre os fatores que influenciam determinado sentimento.

O objetivo da IE é que, ao se conhecer, o indivíduo tenha mais condições de evitar situações que podem desestabilizá-lo emocionalmente, gerando reflexos negativos tanto para a vida pessoal como profissional, como desespero, raiva, estresse e mesmo a depressão.

Alguns fatores podem ser considerados os pilares da inteligência emocional. São eles:

  • Autoconhecimento;
  • Relações interpessoais;
  • Boa influência;
  • Positividade;
  • Controle de emoções.

O desenvolvimento dessas capacidades pode trazer boas inspirações para o indivíduo o que irá se refletir em todas as suas relações, atitudes e planejamentos.

r3

IE e meu imóvel

Talvez você ainda esteja se questionando: mas como usar a inteligência emocional para adquirir um imóvel? O controle emocional pode ser imprescindível para contornar algumas situações inesperadas que inevitavelmente surgem pelo caminho. Algumas pessoas se desesperam com obstáculos, mas utilizando a inteligência emocional você pode usar essa situação negativa para fazer um replanejamento das suas despesas, ajustar prazos e rever gastos, por exemplo.

Desenvolvimento emocional

shutterstock_174761495

Para desenvolver a inteligência emocional é preciso ter consciência dos seus sentimentos e também aceitar bem as críticas alheias sobre seu comportamento, isso permite que você saiba como as pessoas te vem, o que pode significar muito na busca do crescimento emocional. Aulas de coaching também podem auxiliar aquelas pessoas que tem dificuldade de estimular sozinhas a positividade e o relacionamento com as pessoas.

Agora, antes de planejar seu novo imóvel, busque trabalhar melhor as emoções. Elas podem ser vitais para alcançar seus objetivos em menor tempo e com menos desgaste físico e psicológico.

Post Colaborativo Grupo Kronberg

Você pode gostar de ler também...