Faça Você Mesmo

5 dicas para secar roupas mais rápido em apartamentos

Secar roupas é uma tarefa simples, porém secar roupas no inverno já se torna uma missão mais complicada, ainda mais se você vive em apartamento ou mora em uma casa pouco ventilada. Imagine a seguinte situação:

Durante o almoço, Ana recebeu a ligação de uma agência de empregos a convidando para participar de um processo seletivo no dia seguinte, enquanto se planejava para seu compromisso, Ana pensou em usar uma camisa mais sofisticada, que estava guardada de forma organizada em seu armário, porém quando chegou ao seu apartamento Ana percebeu que a camisa não estava guardada, mas sim suja, no cesto para ser lavada. Como era inverno e os dias ensolarados estavam cada vez mais escassos, Ana se desesperou pensando em como secar sua camisa até o seu compromisso.

Em um momento como este existem vários passos que te ajudarão a secar roupas com mais agilidade, sem prejudicar o tecido ou aumentar seus gastos.

Confira as principais dicas para secar roupa no inverno

1- Enrole a roupa úmida em uma toalha seca

Uma excelente dica é enrolar sua roupa úmida em uma toalha seca. Após lavar uma peça, torça e deixe esvair o máximo de água possível. Mesmo escorrendo o excesso de água o tecido ainda estará úmido, então pegue uma toalha grande e embrulhe a peça de roupa dentro dela. Faça um rolo e pressione o tecido por algum tempo. A toalha seca absorverá o restante da água e a sua roupa secará muito mais rápido.

2- Faça vento no seu varal

No início do outono você já empacota seu ventilador e o mantém guardado até o fim do inverno, afinal, ele não terá serventia nenhuma para você no clima frio, certo? Errado! Com o sol em falta o ar é seu aliado na hora de secar suas roupas com mais rapidez e para soprá-lo com mais potência o ventilador fará toda a diferença. Se você puder e se não estiver chovendo, deixe as roupas expostas ao ar livre, mas quem vive nos espaços verticais pode ser que não tenha esta opção, então faça do ventilador seu melhor amigo.

3- Use o secador de cabelo

Essa dica é válida para quem quer secar meias ou peças pequenas com mais agilidade. Deixe o secador de cabelo ligado a uma distância de um palmo da peça de roupa, o ar quente circulará pelo tecido e contribuirá para a evaporação da água. Essa tática até funciona com peças grandes, como camisas ou calças, mas dá trabalho, leva um pouco mais de tempo e não é indicado para garantir a economia de energia elétrica.

4- Congele sua roupa

Se você tem um compromisso inadiável no próximo dia no qual precisará usar uma camisa específica a dica é lavá-la no dia anterior, deixar escorrer o excesso da água, colocar em um saco plástico e congelar a peça. O congelador transformará a água restante do estado líquido para o estado sólido e no dia seguinte, ao movimentar a peça os flocos de gelo se quebrarão, então bastará passar o ferro para aquecer o tecido e a roupa estará limpa e pronta para o uso.

5- Pendure poucas roupas no varal

Quando for estender suas roupas, deixe-as esticadas e com mais espaço entre uma peça e outra, assim será mais fácil acontecer a circulação do ar entre o tecido e fazer com que a roupa seque mais rápido. Na hora em que as roupas estiverem no varal lembre-se da segunda dica citada acima.

Você já conhecia estas dicas? Conte nos comentários qual delas você já aplicou e qual mais gosta. Aproveite para dizer qual seu segredo para fazer com que as suas roupas sequem mais rápido dentro do apartamento.

Você pode gostar de ler também...

5 Comments

  1. Avatar
    Isilda says:

    Moro no sudeste (calor) meus varais ficam no corredor, o ar condicionado externo tbm, então ergo o varal onde pega o vento do ar condicionado.

  2. Avatar
    marina says:

    quero aprender secar roupas em apartamento.

    1. Avatar

      Olá Marina, tudo bem?
      O que achou das dicas do post? Vale a pena tentar.

    2. Avatar
      marina says:

      achei bem interessante suas dicas. vou fazer a do congelador.

    3. Avatar

      Só tome cuidado, não deve congelar a roupa totalmente molhada, apenas úmida. Depois conte o que achou, a do ventilador é legal também.

Comments are closed.