Saúde e Bem-Estar

Aprenda a adaptar a casa para a melhor idade

O ato de adaptar a casa para um idoso permite que ele tenha uma rotina estável e autonomia nas tarefas diárias, melhorando sua qualidade de vida.

Adaptar a casaComo é natural nessa idade a dificuldade de visão e o enfraquecimento dos músculos, a casa precisa acompanhar tais necessidades para garantir a segurança e prevenir acidentes domésticos.

Veja como fazer as adaptações para cada cômodo:

Sala 

Os assentos do sofá e poltronas devem ser firmes e com altura para o idoso manter os dois pés apoiados no chão – facilita na hora de sentar e levantar.

Cozinha 

Pias e bancadas podem ter altura que permita manusear alimentos e lavar a louça sentado. Armários devem estar ao alcance dos braços, assim o idoso adquire o sentimento de independência para realizar tarefas diárias. O fogão deve ficar com a tampa de vidro aberta para evitar que estoure caso acendam o fogão sem vê-la.

Banheiro

Instalar barras de apoio no box do banheiro e ao lado do vaso sanitário é fundamental. Use um piso antiderrapante e retire os tapetes para evitar quedas. Prefira torneiras e maçanetas na forma de alavanca, pois são mais fáceis de manusear. As portas devem ter a largura mínima de 80cm para permitir a entrada de andadores e cadeiras de rodas.

Quarto

A cama deve ter um colchão firme para facilitar na hora de levantar, e os itens pessoais do idoso devem estar ao seu alcance. No caso de piso que exige polimento, use um produto que não o deixe escorregadio.

 

Outras adaptações:

Mobiliário

Para evitar perigos, tenha móveis sem quina e fixos no chão. Assim, o idoso estará seguro caso se apoie em busca de equilíbrio.

Escada

A altura dos degraus da escada não pode variar e o corrimão precisa ser firme, estar dos dois lados e começar antes e terminar depois da escada.

Na área externa

Conserte calçadas e degraus quebrados no jardim e remova vasos do caminho. Como a área fica exposta à chuva, instale piso antiderrapante para evitar quedas.

É importante lembrar que adaptar a casa do idoso não pode ser uma dor de cabeça e deve funcionar de acordo com as condições da família. Soluções simples como retirar os tapete e reorganizar os móveis já representam uma mudança considerável para a segurança daqueles que amamos.

 

Leia também:

+ Movimente-se: Saiba a importância da atividade física

+ Você sabe porque Novembro Azul?

 

Você pode gostar de ler também...