Saúde e Bem-Estar

Alergias respiratórias no verão: conheça os mitos e verdades

Saiba o que é verdade ou não sobre doenças como asma, rinite alérgica e bronquite e evite crises no verão!

As alergias respiratórias são um motivo frequente de dúvidas por diferentes pessoas que sofrem do problema ou têm filhos com alguma das condições, que pode ser rinite alérgica, asma ou bronquite, entre as mais conhecidas.

A alergia é uma reação do sistema imunológico ao ter contato com determinadas substâncias da natureza chamadas de alérgenos, como ácaros, poeira doméstica, fungos, epitélios de animais e pólen. Normalmente, essas substâncias não apresentam riscos para outras pessoas, mas são vilãs entre os alérgicos.

Pensando nas dúvidas frequentes sobre as alergias respiratórias, principalmente no verão devido o aumento das temperaturas, apresentados a seguir os principais mitos e verdades sobre o tema. Confira!

 

O frio ou calor pioram as alergias respiratórias – MITO!

Muitas pessoas acreditam que as crises alérgicas estão relacionadas com as baixas temperaturas, entretanto, trata-se de um dos mitos mais difundidos sobre o tema. O calor também não interfere diretamente.

O que ocorre é que as mudanças bruscas de temperatura podem ser prejudiciais, a famosa “virada no tempo”. Entretanto, todas as estações apresentam riscos associados, como no inverno e outono os problemas podem estar relacionados com o uso de roupas e cobertores que estavam guardados e não foram limpos corretamente.

No verão e, principalmente, na primavera, as maiores chances de crises devem-se ao pólen, substância bastante relacionada com o desencadeamento de crises.

 

Produtos com cheiros fortes devem ser evitados – VERDADE!

A limpeza dos ambientes é um aspecto muito importante para minimizar as crises alérgicas durante o verão. Entretanto, o contato com produtos de cheiro forte e com essências intensas podem desencadear reações e, portanto, precisa ser evitado.

Uma forma de ajudar nesse quesito é manter os ambientes mais arejados e escolher corretamente os produtos de limpeza, avaliando a suavidade das essências. Também é indicado usar produtos pessoais, como perfume, hidratante e outros com cheiros menos invasivos.

 

Limpar a casa com vassoura aumenta o risco de alergias – VERDADE!

A limpeza da casa está entre as principais dúvidas entre as pessoas que sofrem com alergias respiratórias e dessa forma uma questão frequente é sobre a melhor forma de eliminar a poeira.

Quando se utiliza a vassoura para fazer a limpeza ela levanta muita poeira e pode provocar alergia horas depois, pois as partículas ficam suspensas no ar. Para evitar esse problema o indicado é que para a limpeza da casa seja usado um aspirador de pó e, posteriormente, um pano úmido nos móveis e pisos.

 

Antialérgicos sempre dão sono – MITO!

Muitas pessoas, mesmo durante as crises alérgicas, optam por não tomar o remédio apropriado com receio de ter sono. Na verdade, antigamente era comum que os antialérgicos dessem sono mesmo, mas atualmente esse inconveniente não ocorre mais.

Caso esse seja um aspecto do antialérgico que te incomode, o indicado é conversar com o médico e solicitar a receita de um medicamento mais moderno e sem esse problema.

 

Pessoas alérgicas podem praticar esportes – VERDADE!

A prática de esportes e atividades físicas não só é liberada, como também incentivada, desde que haja uma orientação correta. Nesses casos, elas contribuem inclusive para superar as crises.

O indicado é que o paciente converse com o médico antes e tenha bom-senso, por exemplo, não fazer uma atividade aeróbica em um dia muito quente e seco.

Uma das dúvidas mais frequentes refere-se aos pacientes diagnosticados com asma. Há um senso comum que acredita que só é possível praticar natação, no entanto, nenhum exercício físico será autorizado se a doença não estiver controlada.

Já se a condição estiver sob controle, diversos esportes podem ser liberados, pois eles ajudam a atividade respiratória e possuem efeito anti-inflamatório.

 

Crises alérgicas e gripes e resfriados são iguais – MITO!

É bastante comum a ideia de que não é possível diferenciar gripes e resfriados de crises alérgicas, entretanto, trata-se de um mito. Apesar de alguns sintomas comuns em ambos os casos, como nariz entupido, tosse e espirros, alguns sinais são exclusivos das doenças virais.

Entre os sintomas que podem ser percebidos nessa diferenciação estão dores no corpo, fraqueza e dor de garganta que não acontecem durante uma crise alérgica.

 

A alergia respiratória é considerada uma doença crônica – VERDADE!

A asma, bronquite e rinite são doenças inflamatórias crônicas das vias respiratórias. As crises são ocasionadas pela exposição recorrente a substâncias alérgenas.

Por tratar-se de uma doença crônica significa que ela não possui cura, mas é possível controlá-la e conviver com a condição mantendo a qualidade de vida. Indica-se tanto os cuidados domésticos, como limpeza, quanto os clínicos, como o acompanhamento médico.

 

Ar-condicionado é prejudicial à saúde dos alérgicos – MITO!

Muitas pessoas afirmam que o ar-condicionado é um vilão quando se trata de alergias respiratórias, mas esse é um mito. Atualmente, os aparelhos de ar-condicionado utilizam bastante tecnologia e não são responsáveis por desencadear alergias.

O que pode ocorrer é que a falta de manutenção e sujeira nos filtros ocasionem essa situação, sendo fundamental manter o aparelho limpo para que ele não interfira na saúde.

Evite também usá-lo para temperaturas muito baixas, principalmente se alternar entre ambientes mais aquecidos com frequência.

 

Purificadores de ar podem evitar crises alérgicas – VERDADE!

Os purificadores de ar são importantes aliados para pessoas que sofrem de alergias respiratórias. Principalmente os que contam com modernas tecnologias podem ser usados para remover ácaros, pelos de animais, restos de insetos e outros alérgenos do ambiente.

O purificador de ar somado às demais dicas de cuidados com a casa e a saúde ajudam a minimizar as alergias respiratórias no verão. Conhecer o que é verdade ou mito sobre o tema é fundamental para uma rotina mais saudável e livre de crises.

 

Autor: Taina Fantin

Você pode gostar de ler também...