Pet Saúde e Bem-Estar

Seis cães perfeitos para quem mora em apartamento

Sabe aqueles seres adoráveis que alegram qualquer ambiente? Se você chutou a sogra para fazer uma média, passou bem longe. É claro que estou me referindo ao melhor amigo do homem, aquele bichinho que tem por você um amor incondicional.

Se por acaso você ainda não comprou ou adotou um cãozinho, se apresse, pois está deixando passar o melhor da vida. “Ah, eu até gostaria, mas sabe, eu moro em apartamento. Não tem a menor condição”.

Quem nunca ouviu essa clássica frase, né? Na verdade, uma desculpa bem furada. Existem cães que podem perfeitamente viver em pequenos espaços. E pode ter certeza que o seu amigão vai estar bem mais preocupado em ter o carinho do dono ao invés de um quintal de grandes proporções.

Abaixo, segue uma lista com seis raças de cães indicadas para quem vive em apartamento. Uma mais linda que a outra!

 

1 – Yorkshire

cães-yorkshire

Um clássico de apartamento. Queridinho por muitos, trata-se de um cão perfeito para ambientes pequenos. É uma raça que precisa de tosa, mas tem a vantagem de não deixar pelos espalhados pelo caminho. Ou seja, seu apê vai estar sempre limpinho. Apesar da carinha de inofensivo, é um cãozinho bem possessivo e pode causar um estrago caso não tenha a atenção do dono. O ideal é que sejam estimulados desde cedo a socializar com crianças e gatos para não se tornarem agressivos.

 

2 – Buldogue Francês

cães-buldogue-frances

É a raça do momento! São cãezinhos engraçados, divertidos e alucinados. Se deixar alguma coisa dando sopa, pode ter certeza que ele vai roer. Mas nada que comprometa a reforma que você fez no apartamento. Apesar de maluquinho, ele também é bem dócil e altamente recomendável para lidar com crianças. É um cão que necessita alguns cuidados, pois não é muito tolerante ao calor. Além disso, costuma apresentar problemas de saúde, por conta do focinho achatado.

 

3 – Spitz Alemão

cães-spitz-alemao

É um cachorro muito lindo e com um pelo de dar inveja a muito cabelo feminino. Uma de suas características é não necessitar tosa, mas como nem tudo é perfeito, você vai sofrer um pouquinho com os pelos espalhados pelo apê. Mas nada que uma boa faxina não resolva. O que importa mesmo é que ele é fofo e muito companheiro. Às vezes até demais. Por isso, é importante repreendê-lo sempre que ele demonstrar aquele ciúme doentio ao invés de achar bonitinho. Eu sei que é difícil, mas é para o seu bem.

 

4 – Shih Tzu

cães-shih-tzu

É um dos cães que mais encontramos por aí em apartamento. Ele é perfeito para ambientes pequenos, são fáceis de serem instruídos e não são teimosos. Ah, e se você não tem muito tempo para brincar com ele, não tem problema. Essa raça tem um nível de energia moderado e não necessita de passeio a toda hora. No entanto, é preciso tosá-lo a cada 15 dias. É o mínimo, não é? No mais, só é preciso ter um certo cuidado com o bichinho, pois ele tem mania de comer as próprias fezes.

 

5 – Chihuahua

cães-chihuahua

Não tem coisa mais fofa! Você pode morar num apartamento todo apertado que para ele vai ser uma imensidão. E nem será preciso gastar muito com ração, pois essa raça come que nem um passarinho. Entretanto, apesar de pequeninos, eles são bem nervosinhos. Por isso, minha recomendação é não humanizá-los, como muitas madames costumam fazer. Ao tratá-lo que nem gente, ele passa a ser o dono da casa e você não poderá fazer mais nada sem dar satisfação a este adorável ser de 15 centímetros.

 

6 – Poodle Toy

cães-poodle-toy

Sei que estou sendo repetitivo, mas não tem outro jeito, o cão é muito fofinho. A raça é excelente para apartamento e apesar de precisar de tosa, não costuma deixar pelos no caminho. Esses cães são de uma inteligência fora do comum, o que torna o adestramento bem fácil. Ah, por ser talvez a raça mais popular do país, é preciso ter cuidado com as compras na internet, pois existem muitos criadores de fundo de quintal, aumentando a chance do cãozinho ser agressivo.

 

E aí, conseguiu escolher o seu preferido?

Por: Rafael Mendonça. Jornalista especializado em mercado imobiliário e autor do blog Meu Primeiro Apê.

 

Você pode gostar de ler também...