Saúde e Bem-Estar

7 atitudes para controlar a ansiedade dentro de casa

Você se considera pessoa ansiosa?

Esta pergunta nunca foi tão feita como nos dias de hoje. Talvez pela forma com a qual a sociedade moderna tem encarado os dias: muitas horas destinadas ao trabalho e poucas que restam para a atividade física e o descanso. E o pior, nas horas vagas nos contentamos em assistir televisão, navegar pela internet e interagir com o smartphone, o que não é errado, desde que seja feito nos horários certos e sem exageros.

A ansiedade já pode ser chamada de o mal deste século.

Estudos têm indicado que o uso contínuo e abusivo da tecnologia pode causar ansiedade, aumentar a timidez e gerar estresse, além de fadiga ocular, transtornos com sono, entre outras complicações. Crianças, adolescentes e adultos estão cada vez mais conectados ao mundo virtual e menos ao mundo real.

Quem nunca assistiu televisão ou mexeu por horas no computador e sentiu uma fadiga, aquela sensação de irritabilidade? Olhos vermelhos, pálpebras pesadas e irritabilidade. Isso acontece porque, enquanto interagimos com os meios digitais, ainda estamos trabalhando. Por isso, queremos alertá-lo sobre o que, segundo especialistas, pode ser chamado de o mal do século: a ansiedade.

Veja agora 7 dicas para controlar a ansiedade dentro de casa

1) Tente dormir mais cedo

Como controlar a ansiedade dentro de casa
Pesquisadores da Universidade Binghamton, nos Estados Unidos, fizeram um estudo com 100 jovens com média de 20 anos e concluíram que aqueles que iam dormir após à 1 hora da manhã tinham mais chance de desenvolver transtornos psiquiátricos. Isso porque uma boa noite de sono ajuda no funcionamento saudável do sistema nervoso e também na atividade correta dos músculos e órgãos.

Se você tem dificuldade para dormir cedo, faça isso aos poucos. O ideal é que você tenha um dia agitado para sentir-se suficientemente cansado, deitar na cama e dormir. Se você gosta de ficar no computador até tarde, selecione um outro horário para navegar e repense sobre os conteúdos que você vê. Será que vale a pena prejudicar a sua saúde por eles?

O importante é sempre respeitar nosso relógio biológico, a não ser que você queira parar no tempo.

2) Um livro antes de dormir e não um tablet

Para te ajudar nesta tarefa de dormir mais cedo, uma sugestão é ler um livro antes de dormir. Mas cuidado, prefira os livros impressos aos e-books, ou livros digitais.

Como controlar a ansiedade dentro de casa.
Uma pesquisa publicada na revista da Academia Americana de Ciências indicou que “aqueles que liam livros em tablets levavam mais tempo para dormir, tinham menos sono à noite e sua produção de melatonina (que induz ao sono) se reduzia”, segundo Anne-Marie Chang, pesquisadora do Hospital de Boston e autora do estudo. Isso acontece porque a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos é capaz de prejudicar o sono de alguns usuários.

O fato se agrava ainda mais entre crianças, que podem ser prejudicadas pelo hábito de dormir mais tarde, além de ficarem instigadas pelos seus aparelhos eletrônicos. O estudo ainda apontou que os usuários de tablets demoram até uma hora a mais para dormir e que no dia seguinte estão menos atentos que os demais.

3) Aproveite as manhãs

Como controlar a ansiedade dentro de casa.
“Amanhã terei que acordar mais cedo”. Quantas vezes você já falou isso para alguém? E qual foi a sensação? Provavelmente não foi das melhores, o que é super normal. Afinal, apesar de algumas pessoas não terem problemas em acordar mais cedo, outras ficam tristes só de pensar. E você? Em qual grupo se encaixa?

O problema deste ciclo vicioso é que além de começarmos o dia de mau humor, não damos importância à principal refeição do dia, o café da manhã. Nutricionistas indicam que a ausência de uma boa refeição matinal instiga o cansaço, o mau humor e a sonolência durante o dia. E pode ter certeza, todos estes fatores juntos vão lhe trazer ansiedade. Fora a vontade de beliscar alimentos nem sempre saudáveis, que será muito maior. Por isso, capriche no café da manhã e invista pelo menos 20 minutos em você. 

Dica: Na noite anterior, deixe a mesa do café da manhã posta, com as frutas, os pães e todos os itens para o café da manhã.

4) Reserve um tempo para as refeições

Com o tempo curto e a agenda cheia, uma forma de relaxar e descansar é respeitando os horários das refeições. A ansiedade pela informação tem sido tanta que pessoas tem passado mais tempo na frente do computador e da televisão do que na mesa com a família. Aproveite este tempo para conversar com seus familiares e colocar os assuntos em dia.

Como controlar a ansiedade dentro de casa

Você já percebeu que filmes e seriados sempre trataram a mesa de jantar como símbolo de confraternização? Isso porque quando há pessoas reunidas na mesa de jantar, existe a possibilidade de interagir, o que é saudável para o ser humano, que precisa de relacionamento para viver em harmonia, caso contrário, seríamos seres solitários. Mas infelizmente, muitos tem trocado esses momentos pela interação com máquinas.

Observe as pessoas que você admira, sejam elas da sua família ou não. Em sua maioria, estão sempre se comunicando, fazendo perguntas, interagindo, trocando experiências. Hoje, as histórias que eram contadas com ricos detalhes pelos nossos antepassados estão cada vez mais curtas. Tudo é mais compacto. Tudo para ter mais tempo para consumir mais informação e se entreter no mundo virtual.

5) Pratique atividade física

Está no tédio? Cansado das mesmas coisas? Que tal fazer um esporte, ou praticar atividade física? Existem muitos motivos para você fugir da preguiça e encarar este novo desafio: melhoria de postura, perda de gordura localizada, aumento da imunidade, redução do colesterol, além da liberação de endorfina, substância capaz de proporcionar bem-estar e diminuir o estresse e a ansiedade. Quer mais?

Como controlar a ansiedade dentro de casa

Uma pesquisa publicada recentemente pela Universidade de Cambridge revelou que o sedentarismo mata duas vezes mais que a obesidade. Para o estudo, 334.161 pessoas foram acompanhadas durante 12 anos na Europa. Eles concluíram que caminhar apenas 20 minutos por dia diminui em até 30% o risco de morte antes dos 65 anos, devido aos benefícios que a atividade traz para a saúde. Além disso, você terá muito mais disposição para fazer suas atividades rotineiras, diminuindo, consequentemente, os níveis de ansiedade.

6) Dedique mais tempo às pessoas e menos aos computadores

É comum tirarmos tempo para o trabalho, navegar nas redes sociais e assistir televisão. E para as pessoas ? Quanto tempo dedicamos a elas? Mesmo convivendo diariamente com pais, filhos, irmãos, maridos e esposas, são poucas as famílias que se conhecem verdadeiramente. Aquelas rodas de conversa, os momentos de debate e as horas de descontração não são mais tão observadas dentro dos lares.

Como controlar a ansiedade dentro de casa.

O problema é que esse precioso tempo tem sido trocado pelo entretenimento, pelo uso abusivo da tecnologia, deixando crianças e adolescentes parecidas com verdadeiros robôs. Estamos vivendo uma geração que é rápida para buscar informação, mas lenta para se relacionar com pessoas.

Saber ouvir e compreender as pessoas têm sido um desafio para muitos. A ausência de relação interpessoal é capaz de gerar ansiedade, pois enquanto usamos a tecnologia abusivamente, pessoas deixam de ser ouvidas, passam a ser mais introspectivas, prejudicando o relacionamento com a sociedade.

7) Nem sempre fazer mais é ter mais

Você está sempre correndo para lá e para cá? Sempre cuidando da família, fazendo comida, lavando a roupa e cuidando da casa? Isso só acontece porque você ama as pessoas e quer o melhor para elas, certo? Então, você saberia responder quem é a pessoa mais importante para você? Só pode escolher uma!

Hum, já sei! Se você for mãe, deve ter escolhido seu filho. Se for marido, lembrou da sua esposa, é claro, e vice-versa. Na verdade, a sua resposta pode ser um pouco diferente.

Como controlar a ansiedade dentro de casa.

Muitos se preocupam tanto com os outros durante a vida que se esquecem de dedicar tempo para cuidar da pessoa mais importante: elas mesmas. Se não estivermos satisfeitos conosco, em algum momento nossos próximos serão atingidos por alguma rajada de ansiedade e estresse.

Neste ritmo de vida, não paramos nem para realizar uma autoanálise. O tempo que deveríamos usar para reflexão, usamos para estar conectados, não sobrando tempo para o autoconhecimento. Nem sempre fazer mais é ter mais.

Fugir da ansiedade nos tempos de hoje não tem sido fácil e para superá-la não bastam apenas força de vontade e boa intenção. É preciso encarar os desafios, sabendo que a mudança vem do esforço contínuo em acordar e praticar novos hábitos. Se você quer ter equilíbrio e saúde, inspire-se com novos estilos de vida e reflita. Vale a pena deixar para trás aquilo que não te leva mais para frente.

Você pode gostar de ler também...

2 Comments

  1. Avatar
    Gessica says:

    Muito legal a matéria! Espero conseguir por todas as dicas em prática para ter mais qualidade de vida e com menos ansiedade!
    Obrigada =)

    1. Avatar

      Olá Géssica, tudo bem? Nós que a agradecemos por visitar o Blog da Lopes!

      Essas dicas são muito boas para quem quer ter uma vida mais saudável. Esperamos que você consiga superar a ansiedade e atingir seus objetivos.

Comments are closed.