Saúde e Bem-Estar

Como o bolor e a umidade em sua casa afetam seu corpo e podem prejudicar sua saúde

Causas de mofo e bolor, como tratá-lo e como isso afeta sua saúde

Pode ser um problema preocupante e caro que muitos de nós temos que lidar de vez em quando: umidade e consequente bolor e mofo em nossas casas.

bolor

Nunca é uma descoberta agradável, mas pode ser uma ocorrência comum, especialmente em áreas onde a umidade pode entrar de fora ou nas partes da nossa casa onde há excesso de umidade, como banheiros.

Como o bolor e a umidade afetam sua saúde?

As áreas com bolor produzem alérgenos (substâncias que podem causar uma reação alérgica), irritantes e, às vezes, substâncias tóxicas.

Inalar ou tocar os esporos de bolor pode causar uma reação alérgica, como espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas; podem também causar ataques de asma.

Se você tem umidade e bolor em sua casa, também é mais provável ter ou desenvolver problemas respiratórios, infecções respiratórias, alergias ou asma para além de poder afetar seu sistema imunológico.

O que causa umidade e acumulação de bolor?

Simplificando, o bolor é causado pelo excesso de umidade. A umidade nos edifícios pode ser causada por vazamentos de tubos, aumento da umidade nos porões ou piso térreo, danos ao telhado, às paredes ou ao redor dos caixilhos das janelas.

Uma casa recém-construída pode estar úmida se a água usada ao construir ela ainda está secando – por exemplo, no gesso nas paredes. O excesso de umidade no interior também pode ser causado pela condensação.

Cozinhar, tomar banho, secar roupas dentro e respirar sem ventilação adequada podem causar um excesso de umidade. Podem formar gotas em superfícies interiores, como espelhos, janelas e paredes, especialmente quando estão com frio.

Algumas pessoas são mais sensíveis do que outras, incluindo:

  • bebês e crianças;
  • pessoas idosas;
  • aqueles com problemas de pele existentes, como eczema;
  • pessoas com problemas respiratórios, como alergias e asma;
  • aqueles com um sistema imunológico enfraquecido.

Essas pessoas devem ficar longe da umidade e do mofo.

Como se livrar da umidade e do mofo?

Se você tem bolor ou umidade em sua casa, é importante descobrir o porquê. Quando você sabe o que está causando a umidade, você pode garantir que sua casa seja reparada ou tomar medidas para limitar a umidade no ar.

Você pode precisar obter um profissional para remover o bolor para você, mas se for apenas uma pequena quantidade, você poderá removê-lo sozinho.

Apenas remova o bolor se for causado por condensação e cobre uma área com menos de um metro quadrado. Não tente remover bolor se for causado por esgoto ou outras águas contaminadas.

A umidade e o bolor podem ser causados por água que chega através de paredes externas danificadas ou um telhado danificado, caso em que você precisará obter um profissional para consertar os problemas.

Proteja-se dos esporos de bolor usando óculos, longas luvas de borracha e uma máscara que cobre o nariz e a boca. Abra as janelas, mas mantenha as portas fechadas para evitar que os esporos se espalhem para outras áreas da casa.

 Como se livrar de bolor por si mesmo?

Tenha uma bolsa de plástico pronta para pôr de lado qualquer mobiliário leve, roupas e brinquedos que estejam com bolor ou cheiro a mofo. As roupas devem ser limpas profissionalmente (a seco).
Use um pano mergulhado na água com sabão para limpar cuidadosamente o bolor da parede. Tenha cuidado para não escovar, pois isso pode liberar esporos.

Quando terminar, use um pano seco para remover a umidade da parede.

Depois, coloque os trapos em uma bolsa de plástico e jogue-os.

Todas as superfícies da sala devem ser cuidadosamente limpas por toalhitas úmidas ou por aspiração para remover os esporos.

Você pode ajudar a evitar a acumulação de condensação e umidade:

  • Colocando tampas em caçarolas, secando as roupas fora de casa e evitando o uso de aquecedores de parafina ou de gás engarrafado
  • Abrindo a janela do quarto por 15 minutos cada manhã
  • Certifique-se de que sua casa esteja bem isolada
  • Mantendo sua casa um pouco mais quente
  • Ventilando quartos regularmente e deixando as portas abertas para permitir que o ar circule, a menos que você esteja cozinhando ou tomando banho
  • Se você estiver cozinhando ou tomando banho – abrindo a janela, colocando o ventilador e fechando a porta da sala em que você está.

 

Fontes:

euroClinx Brasil – Especialistas Saúde online

Cleanipedia – Especialistas de Limpeza

NHS – Sistema de Saúde Reino Unido

CDC – Centers of Disease of Control and Prevention

 

Autor: 121doc – Especialista de Saúde Online no Brasil

 

Você pode gostar de ler também...