Saúde e Bem-Estar

Como prevenir o câncer de mama em qualquer idade

No mês de outubro, muitas cidades brasileiras ficam iluminadas especialmente em apoio ao movimento Outubro Rosa, que busca conscientizar mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Câncer de mama

Os cuidados com a saúde feminina devem começar na adolescência, com a primeira visita ao ginecologista e a vacinação contra o HPV – mulheres com idade entre 9 e 26 anos podem ser vacinadas nos postos de saúde.

Para mulheres adultas é recomendada a visita ao ginecologista anualmente para a realização de exames preventivos, como o Papanicolau e a mamografia.

Durante a gestação é fundamental o acompanhamento médico regular e a atualização de vacinas que protegem tanto a mãe como o bebê.

Mulheres com mais de 50 anos devem ficar atentas, pois a incidência de casos de câncer de mama cresce especificamente após essa idade. Sobrepeso e obesidade após a menopausa podem ser fatores de risco, por isso é importante se consultar com um médico regularmente e ter hábitos saudáveis.

Idosas também precisam estar atentas, realizando consultas periódicas com o geriatra e tomando as vacinas de reforço.

Quem não tem acesso aos exames de mamografia, seja por causa da demora no atendimento gratuito ou por morar em regiões mais afastadas, pode realizar o autoexame em sua casa. Juntamente aos exames, é importante estar atenta a alguns sinais e sintomas do câncer de mama, como o surgimento de um nódulo fixo e rígido, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e a produção de líquido anormal. Se detectadas essas alterações, a mulher deve procurar imediatamente um médico para avaliação diagnóstica.

Quando detectado no início, o câncer de mama tem grandes chances de tratamento e cura. Ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e manter o peso adequado são alguns cuidados que podem auxiliar a mulher a prevenir a doença.

 

Veja também:

Você sabe porque Novembro Azul?

5 critérios para morar bem de verdade!

 

Você pode gostar de ler também...