Dicas para economizar água em casa
Saúde e Bem-Estar

Dicas para economizar água no dia a dia

Não é de hoje que assuntos relacionados à economia de água entraram em foco. Diversos estudos revelam a cada dia a escassez do bem mais precioso da vida aumentando com certa velocidade e um dos grandes motivos para esse fenômeno é a falta de conscientização da sociedade.

A cidade de São Paulo e a região abastecida pelo Sistema Cantareira sente a cada dia os reflexos dessa situação. Em maio de 2014, quando a capacidade do reservatório chegava às margens de 8%, o governo iniciou o bombeamento do volume morto, uma reserva estratégica mantida para situações de emergência, e aumentou os índices para 26%, este que já caiu e hoje chega à marca de 18% da sua capacidade total.

Apesar do foco dos noticiários na capital paulista, a situação que acontece no município pode se repetir em diversas localizações e por este motivo não da mais tempo para a população se preparar para a conscientização, é tempo de agir e pequenas mudanças na sua rotina em casa podem fazer toda a diferença no futuro.

Dicas para economizar água em casa
Imagem da estação da cantareira

Dicas para economizar água e evitar o racionamento em São Paulo

Economize água no banho

Tomar banho com o registro aberto continuamente é um dos exemplos em que grande parte do mundo desperdiça mais água do que deveria.  Ao desligar o registro do seu chuveiro enquanto se ensaboa você diminui em até 2/3 do consumo de água. Se você for mais ágil nos momentos em que a água corrente desce esse aproveitamento será ainda maior.

Escove os dentes com a torneira fechada

Na hora de escovar os dentes mantenha a torneira fechada. De acordo com a SABESP, escovar os dentes com a torneira aberta equivale ao desperdício de 12 litros de água, enquanto, ao manter o controle, esse consumo pode chegar a 11,5 litros a menos.

Controle o gasto na hora de lavar o carro

Enquanto lava seu carro, dê uma passada de água por cima do veículo com a mangueira e encha um balde com água e sabão. Desligue o registro enquanto ensaboa seu carro e só utilize a mangueira quando for para retirar o sabão, o processo é similar ao que você deve fazer durante o banho.

Pequenos cuidados na hora de lavar a louça

Evite o racionamento de água em SP

Ao lavar a louça, jogue os restos de comida no lixo, assim o sabão limpará a superfície das peças com muito mais facilidade e rapidez.  Utilize a bucha úmida com sabão para lavar a louça, ao invés de deixar a torneira ligada por todo o tempo.

Troque a torneira que está pingando

Se as torneiras da sua casa estão pingando continuamente é sinal que elas devem ser trocadas. Dê prioridade para torneiras de boa qualidade, que duram mais tempo sem nenhum dano, elas evitam que você tenha surpresa com uma troca de produto inesperada e também não te surpreendem com um consumo maior que o necessário revelado na conta no fim do mês.

Manutenção do encanamento

Não são apenas as torneiras da sua casa que devem passar por uma vistoria. De tempos em tempos os encanamentos também precisam de uma avaliação. Muitas vezes o valor da sua conta pode estar aumentando sem nenhuma razão, quando, na verdade, algum vazamento pode ser a causa dessa condição.

Reutilize água

Se você tiver espaço em casa, vale avaliar a instalação de uma cisterna para resgatar água da chuva. A água é levada da calha para a cisterna através de uma tubulação e funciona como um reservatório exclusivo, mas não se preocupe, se você não tem espaço para instalar toda a equipagem alguns baldes ajudarão nessa tarefa.

A água recolhida pode ser utilizada para lavar o quintal, dar descarga, lavar carros, vidros e até mesmo roupas, e por falar em roupas, a água da máquina de lavar também pode ser reutilizada na limpeza externa, assim como a água de um aquário, que é ótima para regar um jardim quando for trocada.

Estes passos básicos não são nenhuma novidade, não exigem nenhum sacrifício extremo no dia a dia e, além de economizar água, seguindo estas atitudes você estará economizando dinheiro, podendo poupar ou investir em algum projeto de vida no futuro, como uma viagem ou a compra de um imóvel.

Você pode gostar de ler também...