Ergonomia
Saúde e Bem-Estar

Dores nas costas? Planeje sua casa com ergonomia e previna-se

Planeje sua casa com a ergonomia. Você sabia que cerca de 85% da população mundial tem ou terá dores nas costas nos próximos anos?

É o que aponta a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em outra pesquisa, realizada em 2012, o IBGE constatou que a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria no Brasil e a segunda que mais afasta o brasileiro do trabalho. Cerca de 13% das consultas médicas estão relacionadas à lombalgia (dores na região lombar).

Dor nas costas

 

Confira algumas dicas de ergonomia dentro de casa e veja como passar longe das dores nas costas.

Os dados não são surpresa se analisarmos nossos hábitos. Passamos grande parte do tempo sentados ou fazendo atividades que não demandam esforço físico. A postura, na maioria dos casos, é deixada de lado. Com facilidades cada vez mais presentes, nos acostumamos ao conforto e à rapidez. Rapidez que contrasta com o sedentarismo, resultante da ausência de atividade física.

Por isso, o número de doenças relacionadas à coluna tende a subir. Além disso, o crescimento das crianças também fica prejudicado. Estudos recentes indicam aumento na queixa de dores nas costas do público infantil, cada vez mais acostumado com produtos eletrônicos e menos envolvido em recreações ao ar livre.

“A ergonomia é a área que estuda o ser humano e suas relações com o meio em que vive. A disciplina se preocupa em aliar o máximo de conforto e segurança às atividades diárias, preservando a saúde e a integridade física”

A falta de espaço nas grandes metrópoles aliada ao curto tempo dos pais e à falta de segurança no entorno das casas faz com que crianças brinquem cada vez menos nas ruas. Quando há locais para a prática de atividade física, como escolas e parques, muitas preferem ficar em casa se divertindo com jogos online.

As dores nas costas estão relacionadas a diversas causas e a melhor forma de tratamento é a prevenção. Parte das queixas poderiam não existir se houvesse prática de atividade física e postura correta. Mas se você ainda não arranjou tempo para praticar esportes ou fazer caminhada, saiba que é possível otimizar suas atividades, que em conjunto, podem trazer benefício à saúde.

Planejamento do imóvel

Quando compramos o primeiro imóvel, temos a oportunidade de organizar, mobiliar e decorar a casa de acordo com os gostos e necessidades. Mas, na maioria dos casos, a ergonomia passa despercebida e fica em segundo plano.Vale a pena investir na qualidade dos móveis e em seu planejamento, mesmo que saia um pouco mais caro no início. Investir em ergonomia é investir na sua saúde.

Dor nas costas
Imagem do empreendimento Ventura Jardim

Pia de cozinha

Fique atento ao projeto de sua casa e não permita que a pia da cozinha seja muito baixa. Elas acabam forçando a envergadura da coluna, o que não é saudável. Para pegar um talher dentro da pia, por exemplo, você teria que fazer um esforço maior do que o necessário. O ideal é que a altura da pia esteja alinhada no máximo até o umbigo da pessoa. A torneira deve estar posicionada um pouco acima, para que você a abra e feche com facilidade, sempre mantendo postura ereta.

Sofás

A melhor postura ao sentarmos é aquela em que nossa coluna fica em forma de “S”, encaixando a região lombar no encosto e moldando nossa coluna corretamente. A pior postura é percebida quando as costas ficam em formato de “C”  . Neste caso não há sustentação e todo o peso e pressão são exercidos sobre a coluna.

Procure uma empresa que faça sofás ergonômicos e projete de acordo com sua necessidade. Existem sofás com suportes para a lombar inseridos na parte de dentro do encosto e que ajudam a moldar a coluna em “S”. Os braços dos sofás também são importantes e devem estar na altura dos cotovelos, de forma com que forme um ângulo de 90º entre o braço e o antebraço. Também é importante que a parte inferior das costas fique bem encostada no sofá e que os pés permaneçam planos no chão.

Se você já possui sofá e seus pés não encostam no piso, ou encostam parcialmente, procure um apoio de pé para não prejudicar sua coluna. Se perceber que seu sofá não molda sua coluna da maneira correta, utilize uma almofada atrás da região lombar.

Sofás muito duros ou demasiadamente macios também não são indicados, pois não são planejados com o cuidado ergonômico.

Mesa e cadeira para computador

Certamente o computador é um dos itens mais utilizados em casa, no qual passamos um bom tempo entretidos. É também um dos agravos que mais causam problemas de coluna.

Postura no computador

O primeiro detalhe a ser observado é com relação aos assentos. Prefira cadeiras reguláveis e que permitam o ajuste de acordo com seu perfil. Em geral, as cadeiras devem ter ajuste de altura, de encosto, apoio de braços e inclinação de encosto. Para pessoas com menor estatura, indica-se o apoio para os pés.

Assim, é possível regular a cadeira conforme a mesa e o computador. Os pés devem sempre estar apoiados, seja no chão ou nos suportes, e a coluna deve manter o formato de “S”. Os cotovelos devem formar um ângulo de 90º, de forma que os antebraços permaneçam apoiados na mesa. Já os olhos devem estar alinhados com a parte superior do monitor, onde não haja necessidade de movimentar o pescoço, seja para cima ou para baixo.

Colchão 

Provavelmente este será o local da casa onde passará mais tempo. Durante um terço de seu dia você permanece deitado e, consequentemente, um terço de sua vida.

Por isso, antes de escolher o colchão ideal verifique suas especificações. Especialistas indicam que para selecionar o colchão é preciso analisar a relação entre peso e altura da pessoa. Existem densidades de colchões diferentes para cada biótipo. Veja na tabela abaixo qual densidade se encaixa no seu perfil:

Dor nas costas

Mesmo com a tabela, consulte um profissional para indicar o melhor colchão para você. A escolha também reflete em hábitos e necessidades individuais.

Ao passo que colchões macios não permitem a acomodação dos músculos que suportam a coluna, colchões muito duros não garantem relaxamento e podem causar tensões. Procure aqueles de flexibilidade intermediária e verifique sempre se o colchão possui registro na Anvisa, que garante laudos técnicos e maior confiabilidade no produto.

Para casais que possuem pesos muito distintos, existem colchões especiais que são fabricados de acordo com a necessidade.

Travesseiros

Mesmo escolhendo colchões modernos e de alta tecnologia, você não terá uma noite de sono completa sem um bom travesseiro. O ideal é que ele não seja nem muito duro e nem muito macio e que faça um ângulo de 90º entre o ombro e o pescoço.

Quanto à altura do travesseiro, vai depender da posição em que você dorme. Se for de lado, por exemplo, precisa ter  altura suficientemente boa para que se encaixe entre o ombro e o pescoço.

Dormindo na posição correta

Dor nas Costas

Agora que você já escolheu o colchão e o travesseiro, é muito importante entender a posição correta de dormir. Uma noite mal dormida pode acarretar em um dia preguiçoso e sonolento. Várias noites mal dormidas podem gerar diversos problemas de saúde.

A pior forma de dormir é a de barriga para baixo. Problemas cervicais e dores na lombar são decorrentes para este tipo de posição. Como permanecemos com o pescoço virado por muito tempo, mas com o tronco reto, há grande sobrecarga na cervical. Isto equivale a ficarmos horas em pé e com o rosto virado para o lado. Tente fazer isso e sentirá desconforto em poucos segundos.

Também não é indicado repousar de barriga para cima, apesar de apresentar menos problemas que a posição anterior. Se você gosta de dormir assim, coloque um travesseiro sob os joelhos para sustentar a região lombar, permitindo maior relaxamento do corpo.

A melhor posição para termos uma noite de sono saudável é a de lado. Desta forma é possível manter a coluna alinhada. Se você já possui o hábito de dormir assim, está no caminho certo. Mas existe uma forma de ficar ainda melhor, que é colocando travesseiros ou almofadas finas por entre os joelhos flexionados, permitindo melhor alinhamento da coluna.

Você pode gostar de ler também...