Utilize mais a bicicleta no seu dia a dia
Saúde e Bem-Estar

Usar a bicicleta para ir trabalhar

As grandes cidades brasileiras vivem o mesmo dilema: como melhorar o trânsito caótico nos horários de pico? Milhares de brasileiros passam horas, todos os dias, presos em congestionamentos que parecem não ter fim.

Muita gente sofre na hora de escolher um imóvel por causa das quantidade de vagas na garagem do edifício. Em prédios mais antigos, muitas vezes nem existe espaço para automóveis. Na contramão deste problema, muita gente tem adotado um hábito mais saudável, que requer menos espaço e não polui: sair pedalando pelas ruas.

Vale a pena utilizar a bicicleta para ir trabalhar?

A bicicleta pode ser um meio de transporte eficiente de substituir o carro em várias ocasiões. Dependendo do estilo de vida, é possível aposentar ou reduzir o número de veículos na residência. Assim a questão de vagas na garagem vira coisa do passado. Os números mostram que esta alternativa é interessante: num engarrafamento na capital paulista, os automóveis andam de 5 a 8 quilômetros por hora, enquanto a bicicleta chega a 15.

Aos poucos, iniciativas como o aluguel de bikes em postos espalhados pela cidade começam a chamar a atenção dos moradores para a possibilidade de se usá-las para se locomover. As ciclofaixas criadas em várias cidades aos domingos e feriados também estimulam o uso das “magrelas” para o lazer e acostumam os mais jovens a rodar sobre duas rodas.

Opte por imóveis que tenham bicicletário

Vantagens de ir de bicicleta

O uso da bicicleta traz diversas vantagens. O primeiro deles é que o tempo de percurso vai ser sempre parecido, não importa como esteja o trânsito. Também não polui o ar e nem gasta dinheiro com combustível. Pra saúde, então, nem se fala: a bike ajuda a melhorar o condicionamento físico, ativa a musculatura e evita o estresse causado pelo trânsito.

O coordenador do Laboratório de Poluição da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, é um entusiasta das bicicletas há 36 anos. Ele pedala 25 quilômetros pela cidade diariamente para ir até o trabalho. Saldiva dá mais um motivo para quem pensa em adotar este meio de transporte: “a pessoa que pedala respira menos poluição do que se estiver dentro do carro ou do ônibus”.

Quem está dentro de um veículo motorizado respira 30% mais poluição do que o ciclista ou o pedestre porque ao ar livre a poluição se dissipa mais rapidamente. Fora que o tempo de exposição ao ambiente poluído é menor, já que os trajetos são mais rápidos.

E quem vive na capital paulista vai ter ainda mais motivos para pedalar. O Governo e a Prefeitura estão investindo na construção de novas ciclovias pela cidade. A ideia é justamente facilitar e estimular o uso delas.

É perigoso ir de bicicleta para o trabalho?

Quanto mais trânsito, menos perigo, já que com os carros parados nos congestionamentos fica mais fácil para circular com as bicicletas nos corredores. O risco é maior nas grandes avenidas onde o tráfego é pesado e a velocidade dos veículos é maior quando o trânsito está livre. Outra informação importante: a grande maioria dos acidentes envolvendo bicicletas ocorre nos cruzamentos, por isso, cuidado!

O ideal é procurar um trajeto pelas ruas de bairro onde o movimento é menor. As bicicletas devem seguir as mesmas regras de trânsito dos outros veículos, portanto nada de andar na contramão, em cima da calçada ou avançar o farol vermelho!

Equipamentos de segurança como capacete, espelhos retrovisores e sinalizadores noturnos também são fundamentais para um percurso seguro.

Conclusão

É claro que não. Infelizmente numa cidade como São Paulo, muitas vezes as distâncias são longas e ficaria impossível fazer todo trajeto de bicicleta. Mas é possível combinar a pedalada com o transporte público, por exemplo.

O importante é começar a se movimentar. Especialmente em pequenas distâncias. Experimente pedalar até a padaria ou a farmácia. E aos poucos passe a usar mais a bicicleta no seu dia a dia. Você vai ver que esta mudança de atitude pode fazer a diferença para uma vida mais saudável, sem estresse e em harmonia com as recentes tendências imobiliárias.

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. […] utilize a estação que leva o mesmo nome do shopping, ou se preferir, conte com seu ótimo bicicletário, que oferece mobilidade e comodidade aos seus […]

Comments are closed.