Pet Tendências

Como montar um espaço especial para seu pet gastando pouco

pet

Ter um bichinho de estimação é tudo de bom. O animal se torna um verdadeiro membro da família, proporcionando e recebendo carinho – mas também demandando atenção e cuidado. Por isso, é muito importante saber como montar um cantinho ideal para o pet, e melhor ainda se for gastando pouco.

Quer saber como isso é possível? Então confira as nossas dicas!

Possuir áreas separadas

Um dos pontos principais e que ajuda – e muito! – a garantir que o espaço do bichinho seja satisfatório para ele e fácil de cuidar para você é justamente ter múltiplos espaços. Ou seja: o animal de estimação precisa de um ambiente para fazer suas necessidades, outro separado para se alimentar e, finalmente, mais um em que irá dormir.

Esse cuidado faz com que a vida do pet seja mais saudável e que você tenha mais facilidade em manter a higiene do lar e inclusive em ensiná-lo a fazer as necessidades em uma área específica.

  • O local para o animal dormir, especialmente no caso de cães e gatos, pode ser próximo de um ambiente em que as pessoas do apartamento passem bastante tempo, pois esses são animais sociáveis.
  • O cantinho da comida pode ficar próximo ao “dormitório animal”.
  • Já o ambiente das necessidades, idealmente, precisa ser afastado desses dois – até por uma questão de higiene e evitar contaminação da comida do animal.

 

Espaço Pet: Animais de estimação em condomínios

 

Tanto no espaço de dormir quanto no das necessidades, é possível utilizar variações da grama sintética (como a grama artificial para cachorros) no revestimento do piso. Esse material traz uma série de vantagens, tanto para o animal quanto para você:

  • ele é antiabrasivo;
  • absorve impactos;
  • é antiderrapante;
  • tem instalação e manutenção fáceis;
  • possui proteção contra fungos e bactérias.

Portanto, com esse material é possível criar um espaço confortável para o cão, já que a grama artificial decorativa tem visual e textura muito parecida com o gramado natural mas não suja o animal de terra nem se desgasta devido ao clima.

E, além disso, você não passa muito trabalho na hora de limpar o tapete de grama sintética, pois ele pode ser higienizado facilmente com água e um pano úmido, por exemplo.

Contar com os materiais corretos e pensar na rotina do animal

Esses dois pontos completam um espaço perfeito para o pet dentro do apartamento. Optar pelos materiais mais indicados para um animal de estimação – como a já citada grama artificial – garante que ele esteja inserido em um ambiente adaptado para si. E, portanto, esses materiais vão variar de espécie para espécie; por exemplo, o melhor para um gato é uma caixinha de areia, já para um cão um local com jornais antigos dá conta do recado.

Esse cuidado também vale para outro componente fundamental na vida de um pet saudável e feliz: os brinquedos. Vale conversar com um profissional especializado para saber qual o tipo de brinquedo/material é mais indicado para o seu bichinho e para a idade dele.

Por fim, tenha atenção com a rotina e a personalidade do animal. Se o seu cãozinho, por exemplo, é daqueles que adora brincar, mantenha uma boa quantidade de brinquedos espalhados pelo espaço de dormir e/ou comer dele.

Já no caso de um animal mais quieto, vale alocar o cantinho dele perto de uma área com grande circulação de pessoas no ambiente, assim ele não se sentirá sozinho. O número de refeições (assim como a porção de cada uma) e passeios também entram nesse aspecto.

Seguindo essas dicas fica muito mais simples garantir que o espaço do seu pet seja perfeito e, melhor ainda, você não precisa gastar muito – basta planejar e escolher os itens com atenção!

Veja também:

Planejando o seu Pet: os melhores animais para espaços pequenos

Ideias práticas de camas para seu animal

Como mudar de imóveis sem estressar os animais de estimação

Você pode gostar de ler também...