Decoração minimalista: aprenda tudo sobre esse conceito
Decoração e Paisagismo

Decoração minimalista: aprenda tudo sobre esse conceito

A decoração minimalista surgiu no século XX como uma resposta ou até mesmo uma reação às exuberâncias e aos exageros da decoração clássica e tradicional.

Isso não quer dizer que você precisará abrir mão de itens de decoração como a ​grama sintética decorativa​, por exemplo.

Mas quer dizer que esse conceito se trata de um design funcional que busca criar uma forma mais simplificada de se viver.

É fato que o minimalismo não possui regras e nem tampouco um guia prático para ser seguido. Esse é um movimento solto e livre, onde cada pessoa que se identifica com a ideia pode adotá-lo de uma forma diferente.

Pensando nisso, resolvemos falar um pouco sobre a decoração minimalista e dar algumas dicas para você que quer aderir esse estilo. Confira!

Veja os princípios básicos da decoração minimalista

Como já dissemos, a decoração minimalista é baseada na simplicidade. Nesse tipo de ambiente é muito comum o predomínio de linhas retas e traçados geométricos ao invés de curvas e sinuosidade típicas de outras decorações.

As cores também são muito importantes na decoração minimalista. Elas devem ser escolhidas conforme as características do ambiente de modo a reforçar ou facilitar o dia a dia.

Em termos gerais, é possível destacar uma preferência pelas tonalidades básicas e naturais como branco, preto, azul, bege e suas variações.

E é importante lembrar que, quando falamos de decoração, até a ​tela de proteção para sacada pode fazer a diferença no ambiente.

Veja 3 dicas de decoração minimalista:

É importante simplificar

Decoração minimalista: aprenda tudo sobre esse conceito
Foto: Pinterest

Quando for escolher o mobiliário e adornos: simplifique. Vale a pena analisar o ambiente e entender cada espaço da casa que está sendo decorada.

Invista somente naquilo que terá uma funcionalidade e que fará sentido para o seu dia a dia e para a decoração da sua casa.

Você precisa se desapegar

Decoração minimalista: aprenda tudo sobre esse conceito
Foto: Pinterest

Caso você goste de acumular objetos e móveis e deseja adotar a decoração minimalista, é hora de repensar suas decisões.

Muitas vezes acabamos acumulando tantos objetos que a única solução é desapegar. Doe, venda ou troque tudo aquilo que não estiver sendo usado.

Você precisa optar pelo funcional

Decoração minimalista: aprenda tudo sobre esse conceito
Foto: Pinterest

Sempre que quiser saber se está seguindo a linha de pensamento minimalista, se pergunte: essa peça é absolutamente necessária? Ela é funcional de alguma forma?

A decoração pode ser também um facilitador do seu dia a dia, colocando equipamentos que você precisará constantemente.

Em termos de decoração, até mesmo um ​ímã de ferrite pode ser utilizado na decoração da sua casa para facilitar a sua rotina.

Você também pode investir em quadros para decorar sua casa, mas é necessário tomar cuidado para que vários quadros de cores diferentes isso não vai tirem o foco do que é importante na sua sala, por exemplo.

E é sempre possível acrescentar valor estético com algo que ainda assim possui uma função, como uma luminária bonita ao lado do sofá.

Espaços minimalistas são conhecidos pela estética equilibrada e simplificada. Parece fácil quando vemos imagens, mas a verdade é que é preciso habilidade, disciplina e resistência para conseguir abraçar o conceito do minimalismo.

Leia mais:

+ Pensando em renovar o porão? Confira 4 dicas para decorá-lo!

+ Luminárias pendentes: todo charme dessa encantadora peça de decoração

+ 4 motivos para investir em uma decoração minimalista

Você pode gostar de ler também...