Decoração minimalista

0

O estilo minimalista é muito conhecido no mundo da arte, arquitetura e design. O movimento minimalista marcou os artistas do século XX, no período pós Segunda Guerra Mundial. No mundo da arquitetura um dos principais representantes do estilo minimalista foi Mies Van Der Rohe, que também popularizou a frase que para muitos define a ideia principal do minimalismo: “menos é mais”.

decoracao_minimalista_02

 

E é nessa ideia de que “menos é mais” que o minimalismo chegou também no interior das casas, com a decoração. A decoração minimalista é considerada sofisticada e para muitos transmite uma serenidade. Esse tipo de decoração busca limitar as coisas a sua essência, ou seja, dar destaque ao que realmente é fundamental. A simplicidade sofisticada recebe uma valorização através da incidência da luz natural nos objetos, por isso, para um ambiente minimalista, a luz natural é essencial. A luz artificial pode estar presente, mas sem muitos lustres ou formas que chamem muita atenção. Logo, deve-se optar pelos focos de luz embutidos.

O minimalismo também representa a funcionalidade. Traduzir em poucas linhas aquilo que é fundamental. Portanto, confere pureza as linhas e as formas geométricas, com objetos simétricos ou assimétricos. Outro ponto chave na decoração minimalista é a escolha da paleta de cores: cores claras, neutras, tons brancos ou cinzentos. Quanto mais clara foi a cor, melhor será a reflexão da luz natural pelo ambiente, dando um tom de serenidade para o local. As cores escuras e vibrantes não contribuem muito para este tipo de espaço pois desviam a atenção e simbolizam um maior “ruído visual”.

decoracao_minimalista_04

A organização é outro ponto chave nesses ambientes. De preferência, nenhum objeto a vista. Tudo guardado no seu devido lugar para não chamar atenção, afinal qualquer coisa fora do lugar será facilmente percebido. Isso não quer dizer que não podemos ter elementos decorativos em cima das mesas, estantes. Mas, esses elementos não podem ser meramente decorativos: tem que haver um sentido de funcionalidade atribuído a ele. Quadros na parede são bem-vindos, desde que a obra não compita com a essência do local. Os principais materiais da decoração minimalista são a madeira, o vidro, o mármore e o granito. Tudo trabalhado sem muita textura ou padrões.

decoracao_minimalista_05

 

 





Compartilhe:

Sobre o Autor

Com o intuito de disseminar informações e curiosidades, o Arquitete suas Ideias nasceu para mostrar o que há de interessante nas áreas de arquitetura, tecnologia, design e temas relacionados. Acompanhe o Blog e as demais mídias sociais para ficar informado sobre o mundo da arquitetura.

Comentários não são permitidos.