Conheça seu bairro Viagens

Petrópolis: 8 motivos para se apaixonar pela cidade imperial

Petrópolis
Quitandinha Palace – Petrópolis – RJ

Uma das cidades serranas mais conhecidas e famosas do estado do Rio de Janeiro, Petrópolis possui o passado e o presente se entrelaçando entre suas ruas e construções. A elegância da região e a extensa bagagem cultural se unem à exuberância da natureza e ao clima friozinho e aconchegante fazendo um convite para uma experiência memorável e encantadora.

A cidade imperial, como é historicamente conhecida, mantém conservadas diversas construções do período em que a família real passava temporadas na região. Atualmente, muitos desses palacetes do século XIX funcionam como centros culturais e como pontos turísticos regados de muitas histórias.

É o caso do Palácio Imperial, casa de veraneio de Dom Pedro II, que hoje é aberto à visitação pública e guarda mobiliário, objetos e documentos de membros da corte, com um acervo bem amplo da monarquia brasileira. Do lado de fora do Museu Imperial os belíssimos jardins servem de cenário para a apresentação do espetáculo Som e Luz, que conta um pouco sobre a história do segundo reinado.

 

Conheça as expressões cariocas

 

Um pouco sobre a história de Petrópolis

A história da cidade de Petrópolis começa por volta de 1822 quando Dom Pedro I, em uma de suas viagens feitas pelo Caminho do Ouro (que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais), se hospedou pela primeira vez em uma casa de fazenda na região serrana do Rio de Janeiro.

O encanto com a região foi tanto que fez com que Dom Pedro I logo comprasse a fazenda do Córrego Seco e outras propriedades nos arredores para construir uma residência de veraneio, onde a Família Real poderia escapar das elevadas temperaturas da capital fluminense.

As terras acabaram sendo herdadas por Dom Pedro II após a abdicação de seu pai. O novo imperador ordenou então a povoação naquele pedaço da serra e deu inicio à construção do seu desejado palácio, pronto no ano de 1847.

Naquela época, na Europa, era muito comum a nobreza ter palácios e vilas em locais privilegiados para gozar das suas férias com doses altas de arte, diversão e contato direto com a natureza. E, por aqui, o Império brasileiro também esperava poder aproveitar um modo de vida mais descontraído em um virtuoso palácio de veraneio, durante alguns meses do ano.

E assim foi. Desde que o Palácio Imperial foi construído, o imperador Dom Pedro II e sua corte passaram quase todos os verões na aconchegante e fresca cidade de Petrópolis.

A cidade que caiu nas graças da família real também foi destino de veraneio de personalidades importantes na história brasileira, como Ruy Barbosa, Santos Dumont, Joaquim Nabuco e Ruy Barbosa.

 

Turismo RJ: os melhores eventos no Rio

 

Será que é possível não se encantar pela cidade imperial?

Apesar de estar pertinho da cidade maravilhosa, Petrópolis tem seu brilho próprio e bem reluzente, por sinal. O clima ameno e refrescante da serra dá ainda mais charme a todas as belezas naturais, com aparência bucólica.  Veja oito motivos pelos quais fica impossível não se apaixonar pela cidade de Petrópolis:

  1. Pontos turísticos históricos

Os pontos turísticos são grandes ícones históricos da cidade: Museu Imperial, Palácio de Cristal, Catedral de São Pedro de Alcântara, Casa de Santos Dumont, Casa dos Sete Erros, Palácio Quitandinha, Universidade Católica de Petrópolis, Relógio das Flores, Casa da Princesa Isabel, Casa de Rui Barbosa.

  1. Viagem ao passado

Os palácios e construções históricas se espalham por Petrópolis transformando um simples passeio em uma viagem no tempo. Vale fazer o famoso passeio de charrete pelo centro histórico de Petrópolis!

  1. Caldeirão Cultural

O roteiro turístico da cidade possui muitos museus, teatros, igrejas, casarões antigos, palácios e prédios históricos que guardam curiosidades da cidade e muita história do Brasil.

  1. Gastronomia

A cidade possui um polo gastronômico de dar inveja em muitos roteiros nas grandes capitais. Nos arredores de Petrópolis, Itaipava, Araras e Nogueira completam o circuito gastronômico com excelentes restaurantes com lareira e/ou à luz de velas.

  1. Cidade festiva

As estadias nos finais de semana são sempre bem concorridas, principalmente nas épocas com datas festivas – há festa o ano todo. Entre os festivais, destacamos a Festa do Colono e o Festival de Inverno.

  1. Polo da moda

É a famosa Rua Tereza que caracteriza o polo da moda de Petrópolis, no maior shopping a céu aberto do Brasil. As lojas oferecem o que há de melhor em roupas e acessórios da moda, sempre com ótima qualidade e bom preço.

  1. Cercado pela natureza exuberante

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o local perfeito para a prática de esportes de aventura, como trekking (com caminhada que leva à cachoeira Véu da Noite), rapel, canoagem, entre outras atividades.

  1. É pertinho da cidade maravilhosa

A menos de 100 km (o que dá aproximadamente 1 hora de viagem) da capital fluminense, a localização é privilegiada. É tão pertinho que dá para passar um dia inteiro na cidade maravilhosa e aproveitar muitas atrações sem ter que se hospedar por lá.

 

A dica é do parceiro da Lopes, portal Ei Imóvel, que possui foco no Estado do Rio de Janeiro

 

Veja também:

Mercado Imobiliário no Rio de Janeiro 2017

4 pontos de mergulho no Brasil para iniciantes e profissionais

Conheça o bairro Ipanema no RJ

Lourdes: veja como é morar no bairro de Lourdes em Belo Horizonte

 

Você pode gostar de ler também...