Moinhos de Vento
Cultura

Conheça Moinhos de Vento, o bairro mais badalado de Porto Alegre

Moinhos de Vento está localizado na região central na capital gaúcha. É um bairro muito valorizado devido ao padrão dos imóveis e também por causa dos inúmeros bares e restaurantes que se espalham pelas ruas arborizadas. Comprar um apartamento em Moinhos é ter certeza de que você será contemplado por uma maravilhosa infraestrutura e qualidade de vida.

Conheça mais sobre o bairro Moinhos de Vento

Moinhos é um bairro que apresenta uma atmosfera elegante, requintada e tradicional, intensificada pelos casarões antigos que se encontram na região. Além disso, é limitado por bairros como Independência, Floresta e Auxiliadora, e é conhecido pela famosa “Calçada da Fama” gaúcha, que nada mais é do que um centro de bares e restaurantes diluído entre a Avenida Goethe e a Rua Fernando Gomes. Outras vias também se destacam pelo serviço gastronômico e comercial, sendo estas: a Padre Chagas, a Vinte e Quatro de Outubro, a Dinarte Ribeiro e a Praça Maurício Cardoso.

História

O bairro recebe esse nome em razão dos moinhos de vento que eram trazidos pelos açorianos vindos de Portugal, os quais procuravam um lugar para se estabelecer e plantar o trigo que, futuramente, seria moído. Esse grupo passava pelo “Caminhos dos Moinhos de Vento” que, em 1939, passou a ser chamado de Rua Vinte e Quatro de Outubro.

Impulsionado pela implantação do bonde Independência, da Companhia Carris, a região passou a se destacar no final do século 19, principalmente após a abertura do Prado Independência em 1894. Outro fator que elevou a relevância da área foi a construção da Hidráulica Moinhos de Vento, em 1904, que fez ruas serem abertas e outras serem expandidas. Perto do bairro Independência, já em 1927, surge o mais moderno hospital da época: o Hospital Alemão, que anos mais tarde passou a ser chamado de Hospital Moinhos de Vento.

A configuração do bairro se alterou nos anos 50 em razão da mudança da Independência Prado para outro bairro. O Grêmio, time tradicional do estado, também era dono de um campo na localidade, que permaneceu funcionando até 1954, quando foi aberto o Estádio Olímpico. Essas mudanças fizeram com que a área destinada a essas atividades se tornassem o conhecido “Parcão”, ou seja, o Parque Moinhos de Vento, que desde então tem sido a maior atração do bairro.

Parque Moinhos de Vento

Parque e áreas verdes do bairro Moinhos

O Parque Moinhos de Vento é o local perfeito para se praticar esportes e exercícios. Sair da vida sedentária é fácil com campo de futebol, quadra de tênis, aparelhos de ginástica, pistas poliesportivas e de atletismo, entre outras instalações, que se completam com a maravilhosa natureza que do local.

Para mais, desde que foi inaugurado, em 1972, o Parcão foi palco de inúmeras atividades e atrações culturais. Diante disso, o parque ainda tem uma biblioteca que oferece uma quantidade enorme de títulos para crianças e adolescentes.

Lazer e áreas verdes

As opções para você relaxar e aproveitar um momento de lazer são muitas no Moinhos de Vento. Existem dois grandes clubes no bairro: a Associação Leopoldina Juvenil e o Grêmio Náutico União, que disponibilizam, entre outros serviços, a utilização das suas piscinas e quadras esportivas. Além disso, uma das 5 quadras públicas da cidade se localiza no bairro. O Parque Tenístico José Montaury, como o próprio nome revela, incentiva a prática do tênis, com quadras de saibro e aulas gratuitas para crianças e adultos. Mas se você prefere apenas passear, o lugar ideal é a Praça Doutor Maurício Cardoso, que conta com um parque infantil, bancos e muitas árvores para aproveitar o dia.

Educação e saúde

Educação e saúde no bairro de Moinhos

Moinhos de Vento possui duas escolas públicas: uma se situa perto do Parcão (Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai) e outra ao lado do Parque Tenístico José Montaury (Escola Municipal de Educação Infantil). Isso nos mostra a participação dos centros de ensino no que diz respeito à vida saudável de seus alunos. Já o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho é um dos mais antigos da região e transmite os valores franciscanos na educação, passando conhecimento para crianças do infantil até os jovens do ensino médio.

Tradicional, com seus mais de 100 anos de história, o Hospital Moinhos de Vento é referência na saúde porto-alegrense. Antigamente era chamado de Hospital Alemão, mas com a Segunda Guerra e a imagem negativa que o nome trazia, foi batizado com o título que possui até hoje. Você encontra, nesse hospital, princípios como inovação, qualidade e limpeza.

Entretanto, ele não é o único hospital de grande destaque da região. O Hospital Fêmina é referência no cuidado com as mulheres, já que o foco do centro de saúde são elas. Eles oferecem tratamento contra câncer de mama e doenças femininas graves, assim como todo o processo de maternidade: desde o pré-natal e a ginecologia até o berçário.

Comércio e rede hoteleira

Comércio e hotelaria no bairro de Moinhos

As ruas centrais do bairro são conhecidas pelas suas opções de restaurantes e bares que no fim do dia ficam lotados com grupos fazendo um happy-hour ou apenas jantando. O cardápio cheio de escolhas e os preços variados fizeram da região um sucesso absoluto.

A região conta com um shopping center que, apesar de não ser o maior da cidade, possui uma cartela grande de lojas e serviços. São mais de 100 lojas divididas em 4 andares que também abrigam um cinema e um maravilhoso complexo gastronômico. O shopping Moinhos nasceu, no início da década de 2000, na integração com o hotel Sheraton, que foi o primeiro hotel internacional cinco estrelas de Porto Alegre.

Nos últimos tempos, com o fortalecimento do turismo, a região passou a se tornar um polo de hotelaria. Por estar perto do centro e ter muitos pontos estratégicos próximos, além do Sheraton, muitas outras grandes companhias instalaram seus hotéis no bairro. A linha Ibis, bastante conhecida e com acomodações espalhadas por todo o país, tem uma unidade em Moinhos. Também se localizam na localidade: o Hotel Laghetto Viverone Moinhos, o Mercure Porto Alegre Manhattan Hotel, o Quality Porto Alegre e o Porto Retrô Flat Boutique.

Você pode gostar de ler também...