Recreio dos Bandeirantes, RJ
Cultura

Recreio dos Bandeirantes: Tudo sobre o bairro

Localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o bairro do Recreio dos Bandeirantes é conhecido por ter um projeto urbanístico específico, que encaixa todas as áreas em uma só. O distrito fica próximo a bairros como a Barra da Tijuca e Grumari, sendo reconhecido pela integração entre a urbanização e a natureza.

Conheça mais sobre o bairro Recreio dos Bandeirantes


O bairro possui esse nome em homenagem aos bandeirantes, que abriram estradas na época da exploração e usavam a área e as praias como recreio, um lugar de descanso para se recuperarem das expedições. Assim, diversos projetos urbanísticos passaram a ser realizados na região, que hoje tem uma área de cerca de 30 mil m² e 80 mil habitantes.

É conhecido por ser um território organizado, seguro, de classe média e média alta, no qual foram instalados prédios de 3 a 5 andares, condomínios de alto padrão e casas que seguem um único modelo em virtude da legislação de obras e construções do território.

Transporte

Transporte

O acesso ao Recreio pode ser feito por meio de integração entre metrô e ônibus, uma vez que o bairro abriga diversas linhas de ônibus que se direcionam aos mais diversos pontos da cidade. Nos projetos de mobilidade urbana e expansão do Metrô, o Recreio está inserido nos planos e poderá receber sua própria estação, devido também à proximidade com a Vila Olímpica que receberá algumas atividades dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

As principais vias de acesso ao bairro são as Av. das Américas, Av. Lúcio Costa e Av. Salvador Allende, as quais terminam seu trajeto na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá.

 Shoppings e centros comerciais

Recreio Shopping

A região de Recreio possui um shopping próprio, chamado Recreio Shopping, que oferece inúmeras opções de lojas de grande a pequeno porte, além de salas de cinema, restaurantes e alguns serviços, os quais também podem ser encontrados pelas lojas espalhadas pelas ruas do bairro.

O supermercado Pão de Açúcar – que é integrado ao shopping – e outras grandes casas marcam presença na área, assim como diversas agências bancárias e farmácias, por exemplo. Outro shopping localizado a poucos minutos da área central do Recreio é o Barra World Shopping, um polo comercial temático sobre países que oferece lojas, restaurantes e até mesmo uma universidade.

Lazer

O calçadão do bairro possui aparelhos de ginástica dispersos pela orla, diversos quiosques, uma ciclovia que incentiva a prática de skate, patins e ciclismo.  A região comporta restaurantes variados:

  • Pizzarias;
  • Churrascarias;
  • Restaurantes japoneses;
  • Bares como o Planeta Chopp, o Buteco e o Baixo Recreio.

Já na parte da vida noturna, algumas opções de boates, baladas e clubes também aparecem para os jovens moradores do bairro que procuram diversão, agito e música.

Natureza: reservas naturais e praias

Por conta de suas reservas ambientais e vegetação de restinga, existem muitas áreas verdes na região: praças, bosques, o Parque Marapendi, Parque Municipal da Prainha e o Parque Chico Mendes, que tem uma lagoa no meio e está localizado no centro do bairro.

Praia do Recreio dos Bandeirantes no RJ

O Recreio dos Bandeirantes é contemplado por quatros praias: Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba e Prainha, as quais são reconhecidas pela sua limpeza, areia branca e fofa, água clara própria para banho e sua enorme beleza.

Devido a isso, as praias são disputadas por banhistas e surfistas, que encontraram nelas uma zona de surf com boas e grandes ondas.

Qual zona fica o Recreio dos Bandeirantes?

O Recreio dos Bandeirantes fica localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro O distrito fica próximo a bairros como a Barra da Tijuca e Grumari, sendo reconhecido pela integração entre a urbanização e a natureza.

É seguro morar no Recreio dos Bandeirantes?

Recreio é um bairro relativamente novo do Rio de Janeiro, considerado seguro e bastante completo. Por sua constante valorização da região, o bairro vem atraindo cada vez mais pessoas. Confira mais aqui!

Você pode gostar de ler também...