Decoração e Paisagismo

Coloque mais cor na decoração de sua cozinha

Decoração moderna e inspiradora: descubra formas diferentes de colocar mais cor na sua cozinha

Durante muito tempo, não se dava tanto valor à estética de uma cozinha. O que mais importava era que este tipo de ambiente fosse funcional.

Mas, os valores mudaram e agora as famílias apreciam mais ficar em casa e usam este espaço para se reunir e preparar belas refeições. Não foi a toa que a indústria se dedicou tanto a produzir eletrodomésticos e móveis mais tecnológicos e também coloridos. Veja!

Fonte: Marcia Addor

 

Como são as cozinhas modernas

Atualmente, a cozinha não é um espaço qualquer da casa. Ela não fica mais escondida nos fundos da planta, entre paredes fechadas. Ela é aberta, muitas vezes integrada às salas de jantar e estar.

Seus eletrodomésticos são altamente sofisticados, atendem bem às necessidades dos novos tempos e expressam o gosto e os desejos de consumo das sociedades.

O layout das cozinhas modernas é mais aberto. Há uma distância respeitável entre os seus diferentes setores. Todos os detalhes são rigorosamente pensados. Os armários planejados para otimizar a área disponível. As peças feitas de materiais mais resistentes e duráveis; e os acabamentos melhorados. Não é mais seguida uma paleta única. Têm-se peças em mais versões de texturas e cores para tamponamentos. É impressionante!

Fonte: Otoni Arquitetura

Sim, os móveis e acessórios de uma residência moderna podem ser tanto brancos quanto completamente coloridos. Hoje em dia, existem mais opções para a construção e decoração de áreas úmidas. As tendências para casa também são outras.

Uma cozinha chique não precisa ser necessariamente em branco, preto ou marrom madeira. Ambientes com cor também são considerados bonitos e charmosos.

Pessoas do mundo todo tem apreciado a ideia de deixar a casa mais personalizada ao seu gosto. O mercado percebeu isso e lançou móveis, acessórios, revestimentos e eletrodomésticos com designs diferenciados.

Se o desejo é montar uma cozinha com toques mais vivos e intensos, é possível! Parece que não há mais limites, além do orçamento do cliente, para arquitetos e designers de interiores.

Fonte: Andrea Petini

 

Porque cozinhas coloridas são mais atrativas

Ambientes coloridos combinam com muitos estilos de decoração e grupos familiares diferentes. Falando especialmente dos brasileiros, as pessoas são mais alegres, divertidas e adoram estar ao lado de quem ama.

Em suas casas, a refeição é um momento importante, simbolizando alegria, fartura e união. Por isso é que se diz que a cozinha é como o coração de seu lar!

Sendo assim, as cozinhas coloridas combinam muito mais com as casas e as famílias brasileiras. Elas traduzem melhor seus sentimentos, estado de espírito e o jeito de ser dessa população.

Também lembram as maravilhas de suas paisagens, fauna, flora, clima tropical e atmosfera calorosa. Sem falar de seu efeito nutritivo para a alma e o incentivo para uma boa alimentação.

Fonte: Studio Scatena Arquitetura

Sabe-se que as cores afetam a percepção que as pessoas têm das coisas. Uma cozinha colorida pode emitir tanto uma mensagem positiva quanto negativa. A pessoa que adentrar no ambiente e tanto se sentir bem acolhida e ter sua fome aguçada quanto desconfortável e com menos apetite.

Tudo vai depender do tom escolhido. Por isso é melhor seguir as indicações de um profissional experiente na área.

Fonte: Maria Luisa Mendes

 

Cores indicadas para cozinhas

Um arquiteto ou designer de interiores pode sugerir com mais propriedade uma cor para ser aplicada a um projeto.

Dependendo do caso – da combinação de materiais, do estilo de decoração escolhida e da mensagem que se deseja transmitir -, pode ser especificado um tom frio ou quente. Mas, é claro que existem, sim, matizes mais indicados para a ambientação de cozinhas.

Fonte: Mauricio Arruda e Carol Tasiro

Cores como branco, cinza e azul claros dão uma ideia de ambiente mais limpo. Verdes e laranjas lembram a pessoa de como é bom e importante para a saúde comer verduras e frutas. Os avermelhados lembram certos sabores gostosos da culinária, tipo sobremesas de frutas vermelhas e molhos de tomate. E o preto remete ao requinte e minimalismo expresso em pratos da alta gastronomia.

Fonte: Farelo Criativo

 

Onde se pode aplicar cor em uma cozinha

Hoje, é possível aplicar cor em toda uma cozinha, do piso ao teto. Antigamente, os tons diferentes eram vistos apenas nas texturas das pedras das bancadas.

Depois, passou a ser possível cobrir paredes e pisos do ambiente com ladrilhos e azulejos estampados. Mais tarde, fazer as frentes das portas dos armários em tons diferentes. E agora também suas laterais e fundos.

Fonte: Fernanda Azevedo Mancini e Projeto Express

As cozinhas modernas podem mesmo surpreender! Elas podem ter móveis com um ou mais tons de cores. Geladeira, batedeira, cooktop e forno combinando com panelas e outros utensílios.

Fonte: Viviana Alvadia

Paredes-murais ou paredes-lousas. Luminárias, nichos, banquetas, vasos de ervas e outros itens coloridos. E ainda, eventualmente, ficarem mais alegres com a inserção de itens de artesanato na decoração.

Fonte: Liane Martins e Moussi Arquitetura

Mas diga você, como é a cozinha de sua casa? É charmosa ou sem graça? Que tal mudar a cara deste ambiente acrescentando um pouco de cor?

Agora que você já recebeu todas estas dicas, fica mais fácil decidir o que combina com seu gosto e de sua família.

Estas dicas para decorar sua cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...