Decoração e Paisagismo

Minimalismo: conheça os móveis perfeitos para este estilo de decoração

Não há dúvidas de que uma decoração clássica, com elementos cheios de ornamentos, possui um valor estético inigualável. Porém, muitas vezes ela não combina com o estilo de vida moderno. 

Por isso mesmo é que muitas pessoas preferem a decoração da casa ou das suas salas decoradas mais clean. E este conceito é levado aos mínimos detalhes – desde a escolha de móveis, como criado-mudo, até revestimentos e outros detalhes dos interiores. 

sala de estar com móveis minimalistas
Foto: Revista Viva Decora

O que é decoração minimalista, afinal?

O termo ‘minimalista’ é empregado, hoje em dia, a vários setores da vida. Aliás, para muitas pessoas trata-se de uma filosofia. Contudo, é um pensamento que começou com os movimentos artísticos. Questionava-se a necessidade de se ter muito. 

Então, foi proposta a criação de uma arquitetura e de um design mais limpo, sem detalhes desnecessários. Os modernistas até mesmo chegaram a dizer que a forma deveria seguir a função.

De fato, essa ideia de subtração foi levada, em alguns casos, ao extremo. Assim, várias decorações foram criadas com um aspecto clean, leve, claro, amplo, bem arejado, e com somente o básico. 

Realmente é muito difícil não se sentir bem dentro de um ambiente minimalista. Até porque, mesmo simples, essas decorações não deixam de ser extremamente confortáveis. Veja pelos exemplos deste texto.

salas de estar com decoração minimalista
Foto: Revista Viva Decora
sala de estar neutra e minimalista
Foto: Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

O charme dos ambientes minimalistas

Paradoxalmente, é possível dizer que a simplicidade minimalista chega a ser muitas vezes complexa. Na prática, não é fácil reduzir as coisas ao mínimo dentro de casa. 

Mas os decoradores de interiores ensinam alguns truques para tornar uma decoração residencial mais minimalista. O primeiro deles é sempre seguir uma paleta de cores bastante limitada, preferencialmente composta de tons neutros.

ambientes minimalistas integrados
Foto: INÁ Arquitetura

Ambientes minimalistas também costumam apresentar o mínimo de textura. Geralmente algo assim só aparece em pontos estratégicos das propostas. E sempre se faz uma tentativa de aproveitamento das próprias texturas naturais dos materiais –  como madeira, lã e pedra. Mas a monotonia dos cenários é quebrada com poucos e sutis toques de cores vivas. Em outras situações, são usado elementos com brilho – como em metal cromado.

texturas nos detalhes de ambientes minimalistas
Foto: Revista Viva Decora e doob arquitetura

Jogo de luz e sombra é uma questão muito importante dentro dos projetos de arquitetura minimalistas. Busca-se criar ambientes com iluminação natural e artificial abundante. 

Uma característica muito boa também destes cômodos é a facilidade de manutenção. A maior parte das superfícies é lisa, o que torna mais simples atividades de limpeza. E em cantinhos especiais também são colocados vasos de plantas verdes para a renovação do ar.

prateleiras minimalistas com plantas
Foto: Revista Viva Decora

De forma curiosa, os ambientes minimalistas parecem um tanto quanto vazios. Mas, numa segunda olhada, percebemos que eles estão completos e que não há nada que falte para que tenhamos um total conforto. 

Viver em casas com tais características pode nos trazer uma melhor saúde e bem-estar. Contudo, é uma questão de preferência. Há quem consiga criar decorações em outros estilo além do clean. Observe as imagens a seguir.

cozinha minimalista com madeira e revestimento de tijolos
Foto: Revista Viva Decora

Os móveis em estilo minimalista: menos é mais!

Como dito anteriormente, uma casa minimalista não precisa ser necessariamente em estilo clean, high-tech ou futurista. Mas, por certo, seguindo este pensamento, muitos designs de produtos foram criados. 

Assim, os móveis ditos minimalistas seguem um determinado padrão. Para começar, a maior parte deles apresenta linhas retas e cores neutras. E muitas vezes nem possuem puxadores, mas puxadores ocultos ou embutidos.

móveis minimalistas no quarto
Foto: Revista Viva Decora

Tais móveis são projetados para serem compostos pelo mínimo de peças possível. Alguns deles apresentam partes feitas de vidro transparente, tornando a decoração, ao qual foram inseridos, mais neutra e sofisticada. 

Quanto à sua sustentação, boa parte possui pés elevados. Atualmente, os pés palitos, próprios de uma geração retrô, estão em alta. E ainda é possível ver peças sobre uma base com rodízios de acrílico, fácil de movimentar.

móveis com pé palito na decoração
Foto: Revista Viva Decora

A maioria dos móveis em estilo minimalista à venda hoje em dia nas lojas é de cor branca. Alguns até possuem detalhes em cores diferentes – preferencialmente frias, como o azul. 

A mudança repentina na direção de seus planos também pode indicar uma mudança de funcionalidade – como uma bancada de refeições que vira uma base para televisão. E é bastante comum que muitas delas sejam vendidas em conjunto – como criado mudo, cabeceira e cama.

O que achou do estilo minimalista de decoração? Acredita que ele combinaria com aquilo que você deseja para a sua casa? Então, vamos lá, comece esse projeto e deixe sua casa muito mais prática e bonita!

móveis brancos e de madeira na decoração minimalista
Foto: Revista Viva Decora

Essas dicas para uma decoração minimalista foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...