Conheça os tipos de tinta
Decoração e Paisagismo

Confira os tipos de tinta para pintar sua casa

Na hora de comprar tinta, além da escolha da cor, é importante saber qual tipo de produto é ideal para sua necessidade.

Selecionamos abaixo os tipos mais utilizados de tintas e suas características para te orientar na hora da compra:

Látex PVA 

Conheça os tipos de tinta

O látex é a tinta mais utilizada em ambientes internos. Ele tem uma base solúvel em água e é de secagem rápida, por isso facilita muito na hora de aplicar. Sua aplicação deve ser feita somente em paredes e tetos de ambientes internos. Não é adequado utilizá-la em áreas molhadas.  As paredes que possuem tinta látex podem ser limpas apenas com um pano úmido, mas sem esfregar.

Tinta acrílica

Conheça os tipos de tinta

A tinta acrílica é similar ao látex, a diferença é que sua composição contém resinas acrílicas, o que a torna mais resistente permitindo sua utilização em áreas externas e áreas molhadas como cozinha, banheiros e lavanderias. O acabamento final pode ser fosco ou acetinado e quanto ao custo ela é mais cara que a tinta látex PVA.

Tinta esmalte

Conheça os tipos de tinta

A tinta esmalte é ideal para superfícies como madeira, metal e alumínio galvanizado. Existem dois tipos de esmalte: o solúvel em água e o solvente. Ela deve ser aplicada com rolo de espuma e/ou pincel. Seu acabamento pode ser fosco, acetinado ou brilhante. Bem resistente, pode ser usado em área externa e interna.

Tintas epóxi e poliuretano

Conheça os tipos de tinta

As tintas epóxi e de poliuretano são sintéticas e não solúveis em água. São utilizadas em locais que necessitam de alta durabilidade e resistência a umidade, água, substância química e abrasão, como, por exemplo, banheiros, cozinhas e hospitais. Devem ser aplicadas sempre por mão de obra qualificada por conta do preparo específico do material e da superfície.

Tinta verniz

Conheça os tipos de tinta

Usada para proteger superfícies como concreto, ardósia, tijolo à vista, pedra mineira e, principalmente, madeiras em ambientes internos e externos. Possui variedade de cores e acabamentos, para além de proteger a superfície, decorá-la.

Lembre-se que para um bom acabamento da pintura, além da tinta adequada e de boa qualidade, é importante preparar bem a superfície com massas e lixas, e executar o serviço com uma mão de obra qualificada.

 

*Essa matéria foi feita pela Leroy Merlin em colaboração com a arquiteta Andreza Baroni.

 

Você pode gostar de ler também...

2 Comments

  1. Avatar

    Bom dia!

    hoje estive visitando sua pagina,show muita matéria interessante
    gostaria de saber se posso publicar alguns conteúdos em minha pagina.

    obrigado.

    1. Avatar
      Redação Lopes says:

      Olá Guilherme. Que bom que gostou dos nossos conteúdos!
      Fazemos parceria de conteúdo, teria interesse? envie um email para cpedroso@lopes.com.br
      aguardamos seu contato

Comments are closed.