casal jovem simula o potencial de financiamento imobiliário com uma corretora
Mercado Imobiliário

Como aumentar o potencial de financiamento imobiliário e poder de compra

O crédito imobiliário é uma das formas mais utilizadas pelos brasileiros na compra da casa própria. Por causa disso, é importante descobrir o seu potencial de financiamento imobiliário no início da busca.

Entre as vantagens de comprar com uso do financiamento está a possibilidade de uso imediato do bem, o que é excelente para quem não quer – ou pode – esperar até juntar o valor para o pagamento à vista, além de ser a maneira mais fácil de sair do aluguel.

Ter um planejamento financeiro é fundamental para que suas chances de obtenção do crédito imobiliário aumentem, e ainda, que tenha mais tranquilidade na hora de pagar as parcelas.

mulher calculando o potencial de financiamento imobiliário na calculadora

Como saber qual valor de imóvel eu consigo financiar com a minha renda?

Para calcular o valor máximo que você pode ter de financiamento, o banco utiliza a renda familiar comprovada. Com essa informação, a instituição bancária define o valor de entrada, as prestações, a taxa de juros e, também, se o seu perfil é elegível por algum programa do governo, como o Minha Casa Minha Vida. 

A renda é composta pela soma dos rendimentos de todos os integrantes da família que irão morar no imóvel. O banco determina que o valor da prestação do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar mensal.

Essa condição é um fator determinante para o valor do imóvel a ser financiado: quanto maior a renda familiar, maior o limite. 

Para entender se você tem a renda mínima para financiar o imóvel que está procurando, faça antes uma simulação. 

Vantagens de usar o simulador de financiamento imobiliário

Antes de tomar a decisão é possível fazer um bom planejamento com a ajuda do simulador de financiamento imobiliário. Com ele, é possível ter uma visão clara dos custos envolvidos na transação e testar diferentes possibilidades.

Pensando em proporcionar mais transparência e autonomia no seu processo de compra de imóvel, preparamos uma calculadora de potencial de financiamento imobiliário. Faça uma simulação

Como aumentar o potencial de financiamento imobiliário?

Para aumentar o potencial de financiamento imobiliário, ou seja, ter maior poder de tomar crédito e adquirir um imóvel de valor maior, existem algumas dicas práticas:

  • Aumentar a renda familiar: Inclua todos os familiares que pretendem morar no imóvel para ajudar na composição de renda, aumentando assim o valor de parcela que podem financiar. 
  • Melhorar o scoring: Um bom histórico de crédito define uma taxa de juros mais atrativa para o crédito imobiliário.
  • Financiar a uma idade menor:  ao contratar o financiamento existe a necessidade de um seguro habitacional. Um deles é o MPI (Morte e Invalidez Permanente), cuja alíquota é calculada com base na idade do cliente, então, quanto menor a idade, menores as chances de sinistralidade e as taxas aplicadas no financiamento.

Como aumentar as chances de conseguir um financiamento imobiliário

Ter a renda compatível com o valor do imóvel que deseja comprar é um primeiro passo, porém, ainda existe a possibilidade de não ser aprovado na análise de crédito da instituição que concede o financiamento. 

Para se preparar para esta etapa, siga as nossas dicas para aumentar suas chances de ser aprovado.

Confira o status do seu CPF

Você pode consultar o seu CPF e se existem restrições em seu nome pela internet e de graça acessando o site do Serasa.

Esse passo é importante porque estar negativo é um dos pontos que mais gera dificuldades na aprovação do financiamento.

Faça o Cadastro Positivo

Um bom histórico de crédito é primordial para ser aprovado. Por isso, abra o Cadastro Positivo no Serasa. O banco irá buscar o seu CPF no sistema para saber se você é ou não um bom pagador.

Abra uma conta no banco que vai pedir o financiamento imobiliário

Quanto mais tempo você for cliente do banco, maior será o histórico de crédito que terá com ele. Com isso, a instituição entende a sua movimentação, avalia seu potencial de pagamento e pode aprovar a solicitação mais rapidamente.

Concentre seus recebimentos no novo banco

Para complementar o tópico anterior, além de ter a conta é necessário usá-la para suas principais movimentações. Essas movimentações ajudam a comprovar para o banco que a renda é suficiente para arcar com as prestações do empréstimo.

Use os recursos do FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um aliado de quem trabalha com carteira assinada. O fundo, pago pelo empregador ao funcionário mensalmente, fica retido na Caixa Econômica Federal e pode ser sacado para a compra do imóvel. O saldo do FGTS pode ser sacado total ou parcialmente, e pode ser usado para pagar a entrada do financiamento, na compra à vista ou para amortizar o saldo devedor. 

Se você quer consultar o seu saldo, faça o seu cadastro online ou visite uma agência da Caixa Econômica Federal com seus documentos. 

Separe os documentos necessários

O financiamento é um processo burocrático e, por se tratar de um valor considerável, exige documentos específicos para comprovar a sua situação financeira. Entre a documentação básica estão o RG, CPF, comprovante de residência, declaração de Imposto de Renda e comprovante de renda. A renda pode ser comprovada com holerites (no caso de profissionais registrados) e extratos bancários que atestem a movimentação na conta. 

Como o score pode influenciar na aprovação do financiamento?

Para conceder o crédito, muitas empresas e instituições bancárias consultam o score do consumidor. O score é uma pontuação calculada pelos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC. Elas avaliam o comportamento do consumidor, seu histórico de dívidas, o histórico de pagamento de contas, o relacionamento com bancos, entre outros fatores para medir as chances de inadimplência. 

A pontuação do score vai de 0 a 1000, e quanto mais próximo do valor máximo você estiver, maiores as chances de conseguir ser aprovado no financiamento e com menores taxas de juros. Para ter boas chances de conseguir o empréstimo, o ideal é ter um score acima de 700. 

Para consultar a sua pontuação, acesse o site do Serasa.

Como aumentar o score e conseguir um financiamento imobiliário

Você consultou a sua pontuação e ela não é suficiente para obter a aprovação? Fique tranquilo, existem algumas dicas que podem ajudar a subir sua pontuação rapidamente.

  • Pague as contas pontualmente: até poucos dias de atraso podem reduzir seu score.
  • Cuide para manter o nome sempre limpo: um consumidor que entra e sai constantemente da lista dos órgãos de proteção ao crédito é visto como mau pagador.
  • Negocie e quite dívidas: ter débitos em aberto derrubam a pontuação e representam risco claro de inadimplência.
  • Gaste somente o que tem: um comportamento de consumo acima do que você pode pagar também é um fator avaliado.
  • Faça pagamentos com antecedência: se possível, pague as contas antes da chegada do vencimento. O hábito é visto com bons olhos pelas instituições financeiras.

Como o meu potencial de compra pode aumentar?

É bom lembrar que o potencial de compra pode aumentar por conta de alguns fatores que influenciam diretamente no resultado. São eles:

  • Aumento nos recursos para pagar na entrada: Quanto mais você conseguir pagar à vista, menor o montante financiado e mais facilidade para negociar condições melhores.
  • Aumento nos recursos pagos até a entrega das chaves (na compra de um imóvel na planta): Faça pagamentos maiores periodicamente e adiante as parcelas mensais durante a construção do imóvel para conseguir reduzir o volume de financiamento. 
  • Uso do saldo do FGTS: O FGTS pode ser usado para pagar a entrada do financiamento 
  • Aumento no potencial de financiamento imobiliário

Outro fator que influencia no potencial de compra de imóveis e nas exigências dos bancos para conceder financiamento é a taxa de juros. Com a redução na taxa Selic para 2,25% ao ano, diminuíram também os juros do próprio financiamento imobiliário. Neste cenário, o consumidor brasileiro consegue financiar um imóvel de valor mais alto com a mesma renda, ou financiar o mesmo imóvel com parcelas menores. 

É importante lembrar que o prazo do financiamento também é relevante no cálculo de potencial de compra, pois quanto maior o prazo, maior o potencial de compra. O prazo máximo aceito é de 360 meses (30 anos).

Financiar um imóvel pode ser a melhor alternativa para você conquistar a casa própria com mais agilidade e sem comprometer seu orçamento. Com nossas dicas, ficou ainda mais fácil entender o seu potencial de compra e ter a tão sonhada aprovação de crédito imobiliário.

Você pode gostar de ler também...