Mercado Imobiliário

Sítio e chácara: vantagens e desvantagens para investir

Muitas pessoas desejam ter uma sítio ou chácara para moradia ou estadia de férias, feriados e finais de semana. Mas nem sempre a realização do desejo é uma boa ideia, e o sonho pode se tornar pesadelo.

Leia nosso texto abaixo e saiba mais sobre a aquisição de sítios e chácaras.

 

Vai investir em um sítio ou chácara?

O desejo de ter um sítio não é fácil de ser conquistado porque demanda alto investimento. É preciso comprar uma casa, talvez reformá-la, mobiliá-la e mantê-la bonita e conservada, além de pagar os impostos mensais e anuais.

Você também pode comprar um terreno ou chácara em municípios montanhosos, e começar a construção do zero. Pode ser mais barato do que adquirir algo pronto, e será feito de acordo com as suas vontades e necessidades, mas dará bastante trabalho.

Podemos tirar como exemplo, as serras do Estado do Rio de Janeiro, muito procurada por suas belezas naturais. Analise se você mora na capital carioca e pensa em comprar um sítio ou um terreno.

É importante levar em consideração o tempo de viagem e a distância. São 100kms de estrada num percurso que, sem trânsito, leva quase duas horas de viagem.

Será que compensa o esforço? As idas serão tantas assim ou talvez valha mais o aluguel de temporada?

 

Sítios ou chácaras: atenção para não se arrepender

Verifique a facilidade de acesso para seu sítio. Geralmente chácaras ficam em regiões rurais, então chegar até lá pode não ser fácil dependendo do transporte disponível.

Passa ônibus próximo? Os carros precisam ter tração especial para dirigir por lá? É preciso caminhar bastante para chegar ao terreno?

Preste atenção também sobre a localização do sítio versus recursos básicos de sobrevivência. Será necessário trazer mantimentos de outra cidade ou há pontos de venda próximos à residência? Há assistência médica na região? As escolas são distantes (caso de moradia permanente e presença de crianças)?

A casa também deve ser inspecionada, para que não gere problemas ao proprietário. Casas em sítios podem ter vários anos de construção, então deve-se verificar se há infiltração, oxidação, madeira apodrecida, enfim, problemas que comprometem a estrutura da residência, tornando a manutenção cara e frequente, impedindo o relaxamento desejado.

Também é preciso atentar-se à segurança da casa de montanha. Se você não torná-la sua principal moradia, é importante contratar serviço de vigilância com câmeras, evitando residências em áreas visadas por assaltantes. Se possível, empregue um caseiro para manter o sítio em ordem e para não deixá-lo vazio.

Vantagens de ter uma chácara ou sítio

Recomendações passadas, é hora de apresentarmos as vantagens de ter uma chácara nas montanhas. Se você ainda não pensou nisso, conheça os benefícios de residir ou de passar temporadas por lá:

  •  o ambiente ajuda a aliviar o estresse dos centros urbanos e da rotina agitada, em meio ao ar puro;
  •   você pode obter uma renda extra, seja pelo aluguel quando está ausente ou pelas atividades agropecuárias da propriedade (gado, suínos, agricultura, etc.);
  •   seu descanso e lazer serão feitos em total privacidade, já que vendedores não procurarão sua chácara, nem operadores de telemarketing. Além disso, os vizinhos geralmente estão distantes;
  •   você pode investir nos ambientes como quiser, já que há muita área livre. Pode ter uma banheira de hidromassagem ou ofurô na varanda, uma piscina no jardim, churrasqueira, sala de jogos, enfim, o que sua criatividade e desejo mandarem;
  •   há mais espaço para receber amigos e familiares, em um ambiente gostoso e aconchegante, especialmente em descansos prolongados;
  •   há muita área livre para praticar seus hobbies, seja jardinagem, leitura, corrida, caminhada, criação de animais, cuidados com a horta, natação, gastronomia, entre outros. Haverá tempo para tudo!
Sítio e chácara: vantagens e desvantagens para investir

Quem adquire sítios sabe que tem um refúgio especial para passar bons momentos longe da agitação, em um lugar aconchegante e feito de acordo com os seus desejos. É o seu sonho se tornando realidade!

Portanto, para não transformá-lo em pesadelo, tenha muita atenção antes de adquirir um terreno ou um sítio com casa nas montanhas. De resto, aproveite!

Você pode gostar de ler também...