Plantas para apartamento
Arrumando a Casa Morando Sozinho Mudança Paisagismo Saúde e Bem-Estar

5 tipos de plantas para apartamento

É só abrir o instagram, navegar pelo Pinterest e até andar pelo prédio que vai encontrar inúmeras inspirações de plantas para apartamento. E sobre as verdinhas, folhudas e cheias de charme que estou falando mesmo.

Com a nova tendência de ter um olhar mais cuidadoso para o meio ambiente e questões ambientais, as plantas para apartamento e derivados se tornaram um novo item de decoração e principalmente uma nova forma de dar mais vida ao lar. 

Benefícios das plantas  

Não é só para tornar o lar mais charmoso que as plantinhas servem. Elas possuem inúmeros benefícios, inclusive para a saúde, de quem reside ou visita o ambiente em que estão.

Isso depende de qual o tipo de folhagem que você possui ou escolhe. Por exemplo, há plantas que são umidificadoras naturais como as bem conhecidas Samambaias.

Outras, são ótimas para temperar ou servir como remédios, assim como o Alecrim ou as folhas de Boldo.

 E há quem acredite no poder esotérico das plantas, e cultivam algumas folhagens para manter a energia do lar equilibrada e longe de maus agouros. Como um belo vaso de Espada de São Jorge na entrada do apartamento.

Então, antes de escolher quais plantas seriam as mais ideais para casas ou apartamentos, primeiro precisa entender qual o motivo que te levou a este desejo.

Onde colocar no apartamento?

Pensando que cada tipo de plantas possuem o seu benefício, também é interessante pensar que cada uma será melhor aproveitada em determinados cômodos da casa.

No quarto, por exemplo, a Lavanda é uma ótima opção pois suas propriedades ajudam a relaxar e tornar o sono mais tranquilo.

Já para a cozinha, as Suculentas e as hortas são sempre a melhor opção. Mas pensando que a cozinha normalmente é um lugar bem iluminado, outras grandes folhagens também poderão dar certo.

Agora, para o banheiro que normalmente é um ambiente extremamente úmido, cabe às plantas que necessitam e sobrevivem muito bem neste tipo de local, e uma delas é o Lírio da Paz.

Para cada ambiente, você pode escolher as plantinhas e folhas que mais combinam com cada área e levando em conta as condições necessárias para que tenham vida longa.

Samambaia, Espada de São Jorge e suculentas são as plantas para apartamentos mais procuradas!
Imagem: Shutterstock

5 tipos de plantas perfeitas para apartamentos

Já falamos um pouquinho de algumas aqui, e isso por que essas são as melhores opções para apartamentos. Entenda:

1. Samambaia

Não tem quem não a conheça pelo menos de nome! 

Mas saiba que não existe apenas um tipo de Samambaia. Ao contrário do que pensa, ela é dividida em 8 tipos e cada um deles, tem os seus critérios:

A Mini-samambaia é a planta ideal para apartamento ideal. Porém ela gosta de luz para que possa crescer e ficar linda.

Já a Samambaia que mais faz sucesso é a Amazonas. Que como o próprio nome sugere, é brasileira e fica perfeita na sala ou cozinha para ser colocada em locais altos, deixando que as suas folhagens caiam livres. 

Ainda há a Samambaia Americana e a Samambaia Argentina que não gostam muito de sol. A Samambaia Renda Francesa que tem a delicadeza como principal característica sendo perfeita para arranjos de mesa.

Além da Renda Portuguesa, Samambaia Paulistinha e a Asplênio. Cada uma com as suas características, mas todas sendo excelentes plantas para apartamentos.

2. Costela de Adão

De beleza estonteante, a Costela de Adão virou até estampa para artigos de moda e decoração.

Suas grandiosas e largas folhas, formam um buquê natural de muita beleza e destaque no lar, podendo ser deixada na entrada, na sala e até no quarto.

Para mantê-la linda e saudável, um pouco de luz e um solo fresco basta. Além de uma troca anual de vasos já que ela gosta de ter um bom espaço para continuar a crescer e uma rega de apenas 2 a 3 vezes na semana.

3. Suculentas

Pequeninas e de grande potencial, as suculentas são as plantas para apartamento preferidas por todos. De vários formatos e tamanhos, espécies, cores e aspectos, saem na frente no quesito sobrevivência.

Isso porque, são da família dos cactos, conhecidos por suportar grandes temperaturas, muita luz com pouca água.

E essas são as condições preferidas desta plantinha: pouca água, muita luz e sol direto!

4. Jiboia

Assim como a Costela de Adão, a Jiboia também virou um fenômeno no que se diz a respeito de plantas para decoração.

Outro fator que as tornam parecidas, é que ambas são tóxicas para os animais. Então é importante mantê-las longe do alcance dos pets.

A Jiboia é ótima em qualquer ambiente e é uma planta que cresce como uma trepadeira, que te dá liberdade de usar a sua criatividade e decorar a casa de diferentes maneiras.

Se mantida sob luz solar, ela vai crescendo sem fim. Mas por ser uma planta de sombra, também aceita ficar sobre a sombra e neste caso, não crescerá tanto.

5. Espada de São Jorge

Essa é bem comum e o nome é até engraçado para uma planta. A Espada de São Jorge é mais rústica do que as demais e demanda menos cuidados.

Para os que acreditam em misticismo, é ótima para combater más energias e proteger o lar como um escudo contra tudo que possa ser ruim.

Ela é ótima para ser deixada em cantos e até nas entradas e halls, em varandas e dependendo, até no banheiro. Use como a sua imaginação permitir!

Por ser bem resistente, pode ser deixada em áreas externas e expostas ao sol. Podendo ser regada até 3x na semana.

E olha só, de repente você descobriu 5 novas plantas para apartamento e até pode colocar uma em cada área do seu lar.

Além de dar mais vida no seu cantinho, aumenta a qualidade do ar e dá um up na decoração. 

Curtiu?! Siga a Lopes nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como esse.

Você pode gostar de ler também...