Coxinha do Veloso
Saúde e Bem-Estar

Aprenda a fazer a melhor e mais tradicional coxinha paulistana

Foi comprovado que o salgadinho mais amado pelos paulistas é a coxinha. Originária do próprio estado, ela é a sensação dos botecos, festas infantis e petiscos de rua. Há até um Food Truck dedicado a ela!

Marcada pela sua massa frita e geralmente pelo recheio de frango, a coxinha apresenta um formato de gota, fazendo referência à coxa de galinha e encantando a todos pela sua gostosura. No post de hoje passaremos para você uma das mais tradicionais receitas de coxinha da cidade de São Paulo, a do Bar do Veloso, na Vila Mariana.

Coxinha do Veloso

Ingredientes

  • Massa

– 500g de farinha de trigo
– 1 litro de água
– 150g de manteiga
– 1 colher de sopa de sal

  • Recheio

– 500g de peito de frango desfiado e cozido
– 500g de requeijão
– 1 colher se sopa de alho moído
– 1 colher de sopa de óleo
– 1 colher de sopa de sal
– 1 colher de sopa de salsinha picada

  • Empanar

– 1kg de farinha de rosca
– 500ml de leite
– 1 ovo
– óleo a gosto para fritar

Coxinha do Veloso

Modo de preparo:

O primeiro passo é cozinhar o frango e desfiá-lo. Para temperar, basta adicionar, aos poucos, sal e salsinha numa frigideira com alho já dourado em óleo. Espere a carne esfriar e misture o requeijão. Em seguida, separe uma panela com água, sal e manteiga, deixando no fogo médio até que a água ferva e a manteiga derreta completamente. Logo depois, pegue uma batedeira, coloque os ingredientes em um recipiente e adicione farinha de trigo. Bata até que tudo fique homogêneo e deixe a massa descansando por, no mínimo, 5 minutos. A montagem das coxinhas é fácil. Pegue em torno de 30g de massa (o equivalente a uma bolinha de ping pong) e estique com a palma mão, deixando-as em forma de discos. Insira 1 colher de sobremesa de recheio no meio da massa. Depois envolva a massa novamente ao recheio, modelando-a na forma da coxinha. Na sequência, molhe as coxinhas na mistura de leite e ovo, passe na farinha de rosca e deposite na panela para fritar no óleo quente (coloque quatro dedos de óleo). Retire com uma escumadeira os salgadinhos quando estiver dourados, descanse-os no papel toalha e pronto, eles já podem ser servidos.

Coxinha do Veloso

Agora que você viu a receita, vai tentar fazer o quitute mais amado de SP para sua família e os amigos? Compartilhe sua experiência e conte pra gente como você se saiu!

Fonte: Folha de São Paulo

Você pode gostar de ler também...