Conheça seu bairro

More na Tijuca – Conheça o bairro da Tijuca no RJ

O bairro da Tijuca localiza-se na região da Zona Norte, no Rio de Janeiro. Com 163.508 habitantes é considerado o maior bairro da zona.

É um dos bairros mais antigos e tradicionais da capital Fluminense. Há três anos atrás, ficou em 18° melhor município dos 126 avaliados, colocação considerada alta.

A origem do nome Tijuca, vem da língua Tupi que significa “água podre”. O nome se dá por conta de a região possuir água parada e muitos mangues.

O bairro da Tijuca possui 1.006,56 hectares e integra muitas regiões como a VIII Região Administrativa, a Praça da Bandeira, Alto da Boa da Vista, a Subprefeitura da Grande Tijuca, VIII RA, Maracanã, Grajaú, Vila Isabel e Andaraí incluindo os 27 km de praia que se estendem até o Recreio dos Bandeirantes.

As principais vias de acesso são da Heitor Beltrão e Maracanã, além das principais ruas como Rua Higino, Rua Conde do Bonfim, Rua Uruguai e Rua Doutor Satamini.

O transporte do bairro fica por conta de inúmeras linhas de ônibus e a linha 1 do metrô: Afonso Pena, São Francisco Xavier, Saens Peña e Uruguai. É a região com mais estações de metrô no Rio de Janeiro, além das várias ciclofaixas que estão sendo construídas.

Muitas celebridades vivem ou já viveram no Bairro da Tijuca

Bibi Ferreira, Cláudia Jimenez, Ed Motta, Erasmo Carlos, Flávia Alessandra, Gabriel o Pensador, Gonzaguinha, Jorge Bem Jor, Tim Maia, Tom Jobim e Thiago Lacerda.

Uma das maiores tradições culturais do bairro são as escolas de samba como a Acadêmicos do Salgueiro, Unidos da Tijuca e a Império da Tijuca, todas estão no grupo do carnaval 2017.

salgueiro

 

Veja mais:

Conheça o bairro Ipanema no RJ

Leblon – Saiba como é morar no Leblon

Como organizar a vida financeira no início do ano

Você pode gostar de ler também...