Conheça a história e a importância do Butantã
Conheça seu bairro

Conheça o Butantã: de rota jesuíta à casa da maior Universidade do país

O Butantã é um bairro da Zona Oeste paulistana e possui uma área em torno de 12.9 km². Seu nome é derivado da junção de duas palavras tupis que significam “terra duríssima” ou “lugar de vento forte”. O bairro é cercado pelo rio Pinheiros, pelas avenidas Professor Francisco Morato, Corifeu de Azevedo Marques, Vital Brasil, Escola Politécnica, Eng. Bilings e pelas ruas Alvarenga e Camargo. Nesse espaço, centros comerciais se espalham nas principais ruas e avenidas e o resto do território é ocupado por áreas residenciais.

Conheça mais sobre o bairro do Butantã e a sua história

A característica marcante do Butantã é a sua extensa área arborizada, já que no distrito encontram-se o Instituto Butantan e um dos campi da USP (Universidade de São Paulo), locais com uma alta concentração de zonas verdes e temperaturas amenas. Além disso, no bairro está o início da rodovia Raposo Tavares e uma estação da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo.

O Butantã conta com inúmeros serviços, como hipermercados, escolas, universidades e parques de pequeno porte que atraem apenas os moradores locais. O bairro não é conhecido pela vida noturna agitada, mas apresenta restaurantes e bares que atendem à demanda da região. Atualmente, o que tem chamado atenção no distrito é a instalação do primeiro parque de food truck de São Paulo: um antigo estacionamento na Rua Agostinho Cantu deu forma ao espaço que funciona diariamente e oferece diferentes opções de comidinhas com um toque gastronômico.

Conheça a história e importância do Butantã

História

Antigamente, a área que hoje é conhecida como Butantã era apenas uma rota de passagem para os jesuítas e os bandeirantes que atravessavam o local. Entretanto, a região começou a ganhar destaque quando Afonso Sardinha montou um trapiche de açúcar para o escoamento da produção. Em 1750, as terras foram doadas para os jesuítas da Igreja do Colégio São Paulo, os quais foram expulsos do Brasil em 1759 e, por isso, dividiram e venderam as terras em sítios.

Conheça a história e a importância do Butantã

O início do século XX foi marcado pelo desenvolvimento. Das casas levantadas no período, duas foram mantidas e são consideradas patrimônio histórico. O bairro foi designado como território para a construção da Cidade Universitária e o Instituto Butantan, sendo que este último foi essencial para a expansão e inserção do espaço com o resto da cidade. Nessa mesma época, o último sítio existente na região foi vendido e em 1915 a Companhia City Melhoramento começou a urbanização da área, principalmente na margem do rio Pinheiros. Os bairros começaram a surgir a partir de 1920 e se consolidam pelo fim dos anos 40 na região próxima do Morumbi, e em 60, na região de Pinheiros.

Conheça a história e a importância do ButantãFoto: Arquivo/USP

Com a instalação da Cidade Universitária nos anos 60, a região finalmente foi reconhecida e passou a se focar nesses novos centros educacionais que foram construídos, tornando-se grande referência na área de ciência e saúde do país e também na de educação com a USP, a maior universidade pública do Brasil.

Gostou? Encontre os melhores apartamentos no Butantã

Você pode gostar de ler também...