Descubra os 6 passos antes de comprar um Imóvel pronto para Morar
Mercado Imobiliário

5 passos para comprar um imóvel pronto para morar

Comprar um imóvel pronto para morar é a saída perfeita de quem precisa de um novo lugar pra ontem, como também é a oportunidade ideal para quem quer sair do aluguel. 

Mas, fechar um novo contrato, ainda quando se trata da aquisição de um bem de alto valor, exige cuidados e muita sabedoria. O procedimento de compra não se resume apenas à assinatura dos papéis e ao pagamento.

Há alguns passos que antecedem o caminho antes de bater o martelo, que são de extrema importância para que a compra de um imóvel pronto para morar seja feita com sucesso.

Por isso, trouxemos os 6 passos essenciais que você precisa saber antes de comprar um imóvel pronto para morar. Veja a seguir:

1- Descubra o seu potencial de compra

Antes de tudo: você quer pagar quanto? Na verdade, qual o seu potencial de compra?

O potencial de compra é o primeiro passo para entender qual o valor do imóvel pronto para morar que está compatível com a sua renda, e se o imóvel que deseja está de acordo com o seu perfil financeiro.

Um jeito rápido e fácil de descobrir o seu potencial de compra é fazendo uma simulação através da calculadora de financiamentos da Lopes. 

De acordo com a sua renda e os valores disponíveis que tem para dar de entrada, saberá quanto seria o valor das parcelas do financiamento.  

Se preferir, ainda pode calcular o financiamento por valor máximo que deseja pagar na parcela. Clique aqui e descubra o seu potencial de compra.

2- Escolha e avalie o imóvel pronto para morar

Após descobrir o seu potencial de compra, já terá em mente quais imóveis deve buscar de acordo com valores que estão dentro do seu orçamento estipulado para a compra. 

Agora mão na massa! Defina onde quer que seja o seu lugar, o tamanho ideal para as suas necessidades e aqueles detalhes que passou anos desenhando como objetivo a alcançar.

Mas, além dos pontos principais da busca, um passo importante é visitar o imóvel pronto para morar e estar atento aos pequenos detalhes que não podem passar despercebidos! 

Entre alvenaria, espaços, acabamentos, e demais pormenores que acabam não sendo percebidos através de anúncios, ou que não são revelados em primeira instância, estão os grandes causadores de conflitos futuros. 

Avalie o imóvel com cautela! Caso haja alguma irregularidade, é possível negociar com o vendedor sobre reparos ou descontos e abatimentos no valor total do imóvel.

Comprar um imóvel pronto para morar exige cuidados! E os passos a seguir são ainda mais importantes. Continue acompanhando!

3- Se atente às documentação necessária

Conseguiu encontrar um dos milhares de imóveis disponíveis na Lopes, que é perfeito para você?

Então agora é a hora de preencher a proposta para dar início a compra do imóvel pronto para morar, e enviar todas as documentações necessárias. E se não sabe quais são, anote aí o que você precisa enviar:

  • Cópias da carteira de identidade e do CPF
  • Cópia da certidão de casamento, se houver;
  • Comprovantes de renda atualizados
  • Cópia do comprovante de residência
  • Autorização de débito em conta corrente quando o comprador optar por esta forma de pagamento.
  • Certidões negativas (ação civil, criminal ou federal em relação a uma pessoa)
  • Caso use o FGTS para a compra, ainda será necessário apresentar:
  •  Cópias autenticadas das páginas da carteira de trabalho onde constam a identificação do trabalhador e a contratação do empregado.
    • Extrato da conta do FGTS dos últimos dois anos.
    • Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração de autorização permitindo a utilização do Fundo
    • Caso o financiamento seja pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), deverá apresentar a declaração de que se trata da primeira aquisição de imóvel residencial financiada.

Leia mais: Documentos necessários para contratar um financiamento imobiliário

Leia mais: Aumente o seu potencial de financiamento imobiliário

4-  Entenda as formas de pagamento e os custos

Chegamos a uma das partes mais importantes de todo o processo de compra de um imóvel: o pagamento.

Com o seu potencial de compra, que você descobre clicando aqui, já deve ter uma mínima noção de quanto irá pagar de entrada, nas parcelas e por quanto tempo. 

Mas, a calculadora da Lopes faz a simulação apenas do modo de financiamento, que pode ser feito com a instituição financeira de sua preferência. Mas há outras formas de pagamento.

Uma delas é o consórcio. Se você já tem uma carta de crédito disponível, ela também serve como forma de pagamento para aquisição do seu imóvel pronto para morar

Há também a possibilidade de utilizar o seu FGTS como forma de quitar parte da dívida independente do tipo de contrato que escolher. No entanto, pagar à vista tem muito mais vantagens, menos custos e nem preocupações!

5- Feche o contrato

Todos os passos completos, forma de pagamento aprovada e imóvel vistoriado, agora sim chegou o momento de assinar o contrato. Mas…atenção! 

Leia cada linha do contrato, entenda as cláusulas e tire todas as dúvidas para não ser pego de surpresa em algum momento futuro. 

Após ter o contrato assinado por ambas as partes, a compra estará formalizada e as chaves nas mãos para que você já possa usufruir do seu imóvel pronto para morar.

Ah! Se ainda está à procura do imóvel pronto para morar perfeito, baixe o app da Lopes ou visite o site para encontrar o seu lugar. Você procura, a Lopes encontra!

Você pode gostar de ler também...