Apartamento pronto para morar: como comprar um imóvel pronto?
Mercado Imobiliário

Apartamento pronto para morar: como comprar um imóvel pronto?

A compra de um imóvel, é um dos passos mais importantes na vida das pessoas. Um apartamento pronto para morar pode ser a melhor opção quando a pessoa está correndo contra o relógio para se mudar.

Essa hora uma série de dúvidas aparecem, pois, esse tipo de transação envolve altos custos. Diante dessa realidade, separamos algumas dicas para auxiliar nessa decisão.

O que é um imóvel pronto para morar?

Diferente do imóvel que ainda está na planta, o imóvel pronto para morar é aquele que acabou de ser construído, ou seja, você já pode conhecê-lo ao vivo antes de fechar a compra.

O imóvel na planta, o máximo que você conhecer é o decorado que possui diversas alterações para encantar o futuro comprador.

Quais são as principais formas de pagamento?

À vista

A forma mais indicada para fazer o pagamento de um imóvel, é sem dúvidas à vista. Isso porque desta forma não envolve juros e a possibilidade negociação é bem maior.

 Lembre-se: não se esqueça de contabilizar os gastos que envolvem a documentação do imóvel.

Financiamento bancário

O financiamento de imóveis nada mais é do que um empréstimo para realizar a compra de um imóvel. O pagamento à instituição bancária ocorre de acordo com o tempo e juros acordado entre ambas partes.

Uma das opções de crédito imobiliário disponível no Brasil é o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), desenvolvido pelo Governo Federal, que utiliza recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE).

Permuta

A permuta é uma modalidade em que duas partes trocam bens equivalentes. A transação é possível para casas, apartamentos e imóveis comerciais e, em muitos dos casos, existe a possibilidade de pagar uma diferença em dinheiro. 

Para quem já possui um imóvel próprio e está pensando em fazer uma mudança, a permuta pode ser uma boa oportunidade. 

+ Conheça os imóveis de nosso site que negociam permuta como pagamento

 

Como funciona a compra de apartamento pronto para morar?

A compra de um imóvel pronto tem mais burocracia que um imóvel na planta, por conta dos cartórios. Por outro lado, essa burocracia acaba rápido, pois no final o imóvel já vai estar apto para receber o seu futuro morador.  

A compra de um imóvel pronto para morar também oferece várias facilidades para pagamento, graças a possibilidade de financiamento através de uma instituição bancária ou construtora. Simule o quanto você pode financiar com a calculadora de potencial de compra.

Isso permite que você pague pelo imóvel durante um período maior com prestações menores, sem depender do cronograma da construtora.

Você também pode optar pelo uso do FGTS como parte do pagamento, o que oferece uma grande entrada ou até mesmo a amortização das parcelas.

Quais são as vantagens que comprar um apartamento pronto para morar?

– Investimento de baixo risco

Ao comprar um apartamento pronto para morar, você reduz o risco do seu investimento, afinal, você está vendo o que está comprando.

– Mudança imediata

A maior vantagem de se comprar um apartamento pronto para morar, é poder se mudar na hora que todos os documentos estiverem corretos.

– Negociação mais rápida

Quando se trata financiamento de um imóvel pronto para morar,  a negociação é sempre mais ágil, pois basta o banco avaliar o apartamento e liberar a autorização.

– Facilidade com a documentação

Um imóvel pronto para morar tem a documentação facilitada para o futuro morador, afinal os trâmites envolvem apenas a construtora e o proprietário.

Você pode gostar de ler também...