casal jovem com o celular em mãos para usar o simulador de financiamento
Mercado Imobiliário

Simulador de financiamento: Como é calculado o seu potencial de compra

Um dos primeiros passos de quem decide comprar um imóvel é descobrir seu potencial de compra, o que pode ser feito em nosso simulador de financiamento imobiliário.

casal com laptop na mesa usa o simulador de financiamento

Na hora de fazer o planejamento, é sempre bom saber quais os fatores que influenciam no seu potencial de compra e qual a sua participação no resultado da simulação. Com essa informação, você pode enxergar outros cenários, negociar as condições e até conquistar um imóvel de valor superior ao que estava pensando.

Quais fatores são considerados para calcular o potencial de compra

O potencial de compra de imóveis é calculado considerando:

  • Renda mensal familiar
  • Entrada
  • FGTS
  • Prazo de financiamento imobiliário
  • Taxa de juros
  • Idade 

Continue a leitura e entenda a relevância de cada tópico para o cálculo.

Renda mensal familiar

A renda mensal pode ser composta por você e pelas pessoas que habitarão o imóvel, o que acaba aumentando diretamente o potencial de financiamento. Isso acontece porque as parcelas são calculadas para comprometer no máximo 30% da renda.

Para exemplificar, uma família cuja soma dos rendimentos é R$10.000 tem a capacidade de arcar com parcelas de até R$3.000 mensais.

Entrada

O pagamento de entrada é obrigatório na compra de imóveis na planta e nos prontos para morar. Normalmente, a instituição financeira exige 20% do valor do imóvel como entrada. Neste momento, quanto mais recursos você pagar à vista, menor será o montante negociado no financiamento e maior a sua capacidade de negociar condições especiais.

FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma das formas utilizadas para o compor a entrada, reduzindo o valor das parcelas financiadas.

Prazo de financiamento imobiliário

O prazo definido para o financiamento tem uma influência significativa no potencial de compra de imóveis, pois aumentando o tempo de financiamento as parcelas ficam menores, permitindo aumentar o valor do imóvel sem comprometer além dos 30% da renda familiar. A maioria das instituições financeiras têm o prazo máximo de financiamento de 360 meses.

Taxa de juros

Como é um bem de alto valor, o imóvel é sensível ao crédito, e com a queda na Selic (taxa básica de juros), as taxas de financiamento tendem a cair também. Com o crédito mais barato, o consumidor agora consegue financiar um imóvel de valor maior que antes.

Idade

A idade do mutuário é considerada por causa dos seguros obrigatórios no financiamento. Um deles é o MIP (Morte e Invalidez Permanente), que protege a instituição financeira e o mutuário no caso de morte ou invalidez do titular do contrato, sendo acionado para quitar integralmente as parcelas restantes. A alíquota do seguro é calculada com base na idade do mutuário, pois quanto mais jovem, menores as chances de sinistralidade, o que deixa as taxas mais atrativas.

Como usar o simulador de financiamento para descobrir o potencial de compra

Nós criamos uma calculadora e simulador de potencial de compra  para que você tenha autonomia e avalie diferentes cenários da aquisição. Nela, você escolhe simular com o valor máximo da parcela que pode pagar ou com a renda mensal familiar.

Com poucas informações a calculadora de financiamento estima o seu potencial de compra para um imóvel na planta ou já pronto para morar, juntamente com todos os custos envolvidos em cada tipo de negociação.

Próximos passos após descobrir o seu potencial de compra 

Depois de usar o nosso simulador de financiamento e descobrir as parcelas que cabem no seu bolso, chegou o momento de fazer a simulação diretamente com uma instituição financeira.

O financiamento imobiliário pede um cuidado especial na escolha da modalidade de crédito e nas etapas do processo.

Lembre-se que ao comprar um imóvel, os gastos não se resumem às parcelas de um financiamento, mas também existem os custos de aquisição.

Agora que você já sabe como calcular seu potencial de compra e entendeu todos os fatores que influenciam nesse resultado, ficou mais fácil se organizar financeiramente para a maior conquista da sua vida: a casa nova.

Você pode gostar de ler também...