corretor de imóveis apresenta opção para casal jovem
Mercado Imobiliário

O que é preciso para se tornar um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis exerce a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária, conforme os conhecimentos adquiridos. A Lei n.º 6.530, de 12 de maio de 1978, regulamenta a atuação da profissão.

Contudo, para exercer nesta área, é necessário atender alguns requisitos necessários previstos na legislação. Em seguida, após cumprir todos os processos, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). O registro no CRECI é uma garantia que o profissional está apto para a função e atenderá os clientes do mercado imobiliário com ética e segurança.

Requisitos para se tornar corretor de imóveis

  •  Ter mais de 18 anos de idade;
  •  Ter concluído o Ensino Médio;
  •  Formação no curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI).

O TTI é, sobretudo, o curso profissionalizante para o corretor imobiliário. A sua duração é de no mínimo quatro meses e podendo chegar até um ano e meio. Há três modalidades diferentes que pode ser escolhida: o curso presencial, semipresencial ou online. Em resumo, os temas abordados são relacionados a matemática financeira, noção de arquitetura e assuntos jurídicos. Nada que fuja da rotina da profissão.

Vale ressaltar que, além do curso Técnico de Transações Imobiliárias, que é a opção para quem quer se tornar um corretor de imóveis de forma rápida, há também o Tecnólogo em Negócios Imobiliários ou Gestão Imobiliária, com duração entre dois e três anos e o bacharelado em Ciências Imobiliárias, com duração de quatro anos.

Uma dica: ao iniciar os estudos, busque por um estágio para adquirir experiência.

Quer atuar como corretor imobiliário na Lopes? Conheça o passo a passo.

Estágio para corretores de imóveis

Os estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos homologados pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), poderão solicitar ao CRECI o registro de estágio profissionalizante opcional.

O estágio profissionalizante é desenvolvido com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos do estudante e introduzi-lo no mercado de trabalho. Nele, o estudante pode não apenas observar e acompanhar, como também colaborar no atendimento ao público e na prática de atos privativos da profissão, sempre sob a supervisão do concedente.

O concedente precisa ser sempre um corretor de imóveis com inscrição definitiva no CRECI.

Diploma de corretor de imóveis

O diploma não significa que você já se tornou um corretor de imóveis. A próxima etapa é ir até o CRECI da sua região com a série de documentos que são solicitados, realizar o pagamento das taxas e assim, solicitar o registro.

Carteira Profissional 

Essa é a etapa final para que você possa exercer a profissão. A sua carteira é entregue em uma cerimônia organizada pelo próprio CRECI. Lembrando que, a renovação deve ser feita anualmente.

Leia mais:

+ 10 dicas para o sucesso do corretor de imóveis

+ 5 motivos para se tornar um corretor de imóveis

Você pode gostar de ler também...