Conheça seu bairro

Mooca: o tradicional bairro de São Paulo

O bairro da Mooca está situado na Zona Leste da cidade de São Paulo, caracterizado com uma intensa ocupação de italianos e também, em menor quantidade, lituanos e croatas.

 A Mooca foi um dos bairros mais importantes no início do século XX, pois abrigava as primeiras indústrias e atraía grande número de imigrantes, principalmente os italianos. E hoje, é considerado o bairro mais característico e que melhor representa a cidade de São Paulo.

Conheça a Mooca

Tradição

A região da Mooca é conhecida por realizar a tradicional festa de San Gennaro, que consiste basicamente em três atividades principais: as missas, a procissão de San Gennaro e as festa externas que acontecem nas ruas San Gennaro e Lins. Na festa são encontradas dezenas de barracas que vendem lembrancinhas da festa, comidas e bebidas.

Conheça a Mooca

Acesso

Além disso, é um bairro que possui uma localização privilegiada, já que está próximo de importantes vias de acesso, como por exemplo, as Avenidas Radial Leste, do Estado, Paes de Barros e Presidente Wilson, além da famosa Rua do Oratório. Navegue pela Mooca:

Outro atributo da Mooca é o fácil acesso ao transporte público que a região oferece aos seus moradores e freqüentadores, contando com diversas linhas de ônibus e também com a estação de metrô Bresser-Mooca e a de trem Mooca.

Lazer

Na opção de lazer, o morador pode optar por um passeio de maria fumaça, sem sair de São Paulo, um passeio de 25 min em uma legítima locomotiva a vapor de 1922. Você pode optar também por um passeio na praça vermelha.

Para os amantes de futebol que querem assistir um jogo da forma antiga, um ponto obrigatório do bairro, é o Estádio Conde Rodolfo Crespi – JUVENTUS

Foto: Pinterest 

Restaurantes

Por ter uma grande influência italiana, a região abriga diversas cantinas italianas, dentre as mais conhecidas, Carlini e Cantina San Marco. Além disso, o bairro possui uma infra-estrutura que oferece também os mais variados tipos de serviços, como por exemplo, o  Mooca Plaza Shopping, famoso centro de compras da região.

Outras opções para comer no bairro: As esfihas da Juventus, as pizzas da Pizzaria São Pedro, as massas da Carlini e para completar os doces italianos da Confeitaria Di Cunto.

Serviços

Na região você encontra a Universidade  e o Colégio São Judas Tadeu, o mercado Carrefour e os bancos Itaú, Bradesco e Santander. O bairro ainda abriga importantes pontos culturais, como o Memorial do Imigrante e também os mais variados tipos de serviços, como hospitais, lojas de rua, farmácias, padarias, entre outros.

Ficou com vontade de morar na Mooca? Pesquise imóveis na região.

Cultura

A Mooca possui forte influência italiana, até hoje a cultura, gastronomia e costumes, refletem no bairro. A Hospedaria do Imigrante foi instalada na Mooca em 1887. O local recebeu imigrantes de diversos países. Atualmente no local funciona o Museu da Imigração, que abriga diversas lembranças dos estrangeiros que passaram no local.

Foto: Thâmara Malfatti

O bairro sedia também a Paróquia de San Gennaro, uma igreja construída em 1914. A igreja é conhecida pela realização da festa de San Gennaro, que se tornou um dos eventos mais populares da Mooca.

Qual zona fica o bairro da Mooca?

O bairro da Mooca fica localizado na zona leste da capital paulista.

A região da Mooca é boa?

A Mooca é um bairro central, com vias de acesso a diversos bairros paulistanos e próximo ao centro da cidade. Além disso, existem boas opções de transporte público no local, com estação de metrô e diferentes linhas de ônibus.

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. […] Se o mês de junho passou e você não aproveitou nenhuma Festa Junina (ou mesmo que tenha aproveitado) vale a pena conhecer a Festa Julina do Clube Atlético Juventus. Este é um dos mais tradicionais arraiais que acontecem na Zona Leste de São Paulo, precisamente na Rua Juventus, 690, no Parque da Mooca. […]

Comments are closed.