4 Dicas para dar entrada em um apartamento
Mercado Imobiliário

4 Dicas para dar entrada em um apartamento

Dar entrada no primeiro apartamento, é uma grande conquista para qualquer pessoa. Mas ainda são raros os casos de uma pessoa comprar um imóvel à vista. 

Dar entrada em um imóvel, exige organização financeira e planejamento familiar. Mas todo esse esforço no final, vale a pena, afinal, quitar uma parte de um imóvel, significa menos parcelas e juros. Separamos algumas dicas, para te ajudar a dar entrada no seu imóvel.

Qual o valor da entrada de um apartamento?

Geralmente, a entrada exigida varia de acordo com a renda familiar. A média é de 20% do valor do imóvel, o restante pode ser financiado.

Então, se o imóvel custa R$500 mil, é comum cobrarem R$150 mil de entrada. Além disso, a parte financiada pode ser dividida em prestações que não ultrapassem os 30% da renda familiar mensal.

No caso de um financiamento, realizado pela Caixa Econômica Federal, a entrada mínima para a compra de um imóvel é de 10%.

Lembre-se: quanto maior a entrada, melhores as condições para o parcelamento do restante.

Comprar apartamento sem entrada, é possível?

Sim, mas apenas para beneficiários da Faixa 1 e 1,5 do programa Minha Casa Minha Vida. É uma forma bem rápida para iniciar a aquisição do imóvel, tendo em vista que o valor todo do imóvel seria parcelado.

É importante lembrar que, uma vez que o financiamento for feito com o valor total do imóvel, as parcelas podem acabar ficando mais caras e comprometendo a renda familiar.

Posso dar entrada no imóvel com FGTS?

Sim! É possível usar o FGTS para dar entrada no seu imóvel, porém é preciso cumprir alguns requisitos para utilizar o fundo:

  • Ter trabalhado no mínimo três anos, consecutivos ou não, no mesmo emprego ou qualquer outro sob regime do FGTS;
  • Não ter financiamento atualizado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Não ter nenhum imóvel em seu nome na cidade onde você reside ou trabalha;
  • Não ter usado os recursos do FGTS no mínimo de três anos.

Como conseguir o valor da entrada?

1. Busque formas de economizar

Para conseguir conquistar o seu apartamento, é preciso fazer alguns sacrifícios. Uma das maneiras de conseguir é economizando. Avalie a sua renda familiar mensal, para ter controle de todos os seus gastos. Comece cortando todos os gastos supérfluos, desta forma você conseguirá reter uma parte do seu dinheiro.

2. Faça um planejamento financeiro

Quando se trata de investimento tão alto, é sempre indicado realizar um planejamento financeiro, para se organizar e no fim conseguir alcançar o objetivo.

3. Investimentos de curto prazo

Investimentos de curto prazo são uma ótima opção para quem busca um bom retorno financeiro. Uma opção interessante, é o uso de consórcios, pois permitem realizar um pagamento mensal, sabendo o prazo de duração.

4. Venda de outros bens

Para conseguir um dinheiro extra para a entrada, uma boa opção é a venda de outros bens, como, por exemplo, a venda de um carro ou uma moto, pois essa venda acaba dando um ótimo retorno financeiro e reduz alguns gastos mensais.

Agora que você já sabe tudo sobre a entrada de um apartamento, não se esqueça de pesquisar sobre a documentação necessária para efetuar a compra.  

Você pode gostar de ler também...