melhores bairros para morar no Rio de Janeiro
Mercado Imobiliário

Saiba quais são os 5 melhores bairros do Rio de Janeiro para morar

O estado da garota de Ipanema oferece tantas praias incríveis, paisagens encantadoras. Até fica difícil escolher quais são os melhores bairros do Rio de Janeiro para morar!

Apesar de ter todos os estilos e gostos, quando o assunto é estabelecer residência fixa, as opções de escolhas precisam ser bem definidas de acordo com as necessidade de cada um.

E assim, a segurança pública da cidade é um fator que precisa ser considerado, mas existem alguns bairros do Rio de Janeiro adequados para as famílias que contam com opções de lazer, transporte, comércio e serviços.

E para te ajudar a escolher a melhor localização, entenda mais abaixo os principais atributos de cada bairro:

 

Porque morar no Rio de Janeiro?

Antes de tudo, vamos falar da cidade maravilhosa! Há muitos motivos para que muitos queiram morar no Rio de Janeiro!

O Estado é bem conhecido e um dos destinos brasileiros mais procurado por turistas. Inclusive de estrangeiros. Isso por que foi e ainda é palco de grandes artistas da música e das artes cênicas.

Foi onde nasceu a bossa nova, e nas calçadas de Copacabana que o MPB e a garota de Ipanema ganhou vida. E, ainda o setor de cultura, é repleta dos mais diversos tipos de entretenimento, como casas de show, teatros tradicionais e outras formas de diversão.

Bares e restaurantes premiados e badalados, também estão na lista de points em destaque entre os bairros do Rio de Janeiro. Porém, cidade é conhecida mesmo, pelo seu cartão postal de mais de 110m que recebe milhares de turistas o ano todo: O Cristo Redentor.

E claro, sem falar das inúmeras praias que circulam a famosa orla e calçadas com ladrilhas típicos e reconhecidos a qualquer momento pelos brasileiros. No entanto, apesar de tantas belezas, o que importa mesmo é saber os melhores bairros do Rio de Janeiro para morar. Descubra agora:

Os bairros do Rio de Janeiro mais seguros e desejados 

melhores bairros para morar no Rio de Janeiro

Leblon

Localizado na zona sul da Capital, o Leblon está próximo de Ipanema, da Gávea e da Lagoa Rodrigo de Freitas. E assim, é considerado um dos bairros do Rio de janeiro com localização privilegiada. 

Entre as vantagens de morar no Leblon, destacam-se a mobilidade, com transporte público nas principais vias de acesso (Av. Delfim Moreira, Av. Bartolomeu Mitre e Av. Ataulfo de Paiva).

Na praia do Leblon é possível aproveitar a linda vista da Praia de Ipanema e da Pedra do Arpoador. Praticar exercícios ao ar livre, curtir uma praia e encontrar os amigos nos quiosques do calçadão são os programas favoritos dos moradores.

Copacabana

Conhecida pela história, turismo e cultura, o bairro de Copacabana é, sem dúvidas, um dos melhores bairros do Rio de Janeiro, e um dos melhores locais para se morar na Cidade Maravilhosa.

Está entre as principais vias onde é possível encontrar tudo o que procura.  A região é conhecida por oferecer inúmeros serviços de qualidade e principalmente de entretenimento.

O marco da praia de Copacabana é o calçadão, composto de pedras portuguesas que formam o desenho das ondas do mar e se estende por toda a orla.  Famoso nacionalmente e internacionalmente! Aqui também, as opções de lazer são para todos os estilos e idades.

A oferta de restaurantes, bares, cafés e passeios culturais fez de Copacabana um polo turístico e hoteleiro, consequentemente atraindo a atenção de muitos investidores em hotéis desde os mais sofisticados até os econômicos.

Lapa

Morar no bairro da Lapa oferece uma imersão na história do Rio de Janeiro, marcada pela arquitetura e acontecimentos.

Localizado no centro da cidade, a Lapa tem uma posição estratégica, a poucos quilômetros do Aeroporto Santos Dumont, do centro financeiro e da Praia do Flamengo.

Quem mora ou visita a Lapa encontra muita diversão, pois é conhecida internacionalmente como o bairro boêmio do Rio de Janeiro. Aqui também está a famosa Escadaria Selarón, criada pelo artista chileno Jorge Selarón.

Acessar o bairro da Lapa é fácil com carro particular, estações de metrô, e pelas linhas de ônibus que oferecem acesso à toda a cidade.

 

Ipanema

Ipanema é um dos bairros do Rio de Janeiro que fica na região nobre da zona sul. É vizinha de outros bairros cariocas famosos, como Copacabana e Leblon.

A Praia de Ipanema é frequentada por turistas e moradores que gostam de caminhar, praticar exercícios, aproveitar os quiosques e tomar um banho de sol. 

O comércio da região é bem desenvolvido e tem atraído as marcas de luxo para as ruas Garcia D’Ávila, Visconde de Pirajá e Maria Quitéria.

Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é um dos bairros mais bonitos da cidade, e, como envolve várias regiões – Joá, Barra da Tijuca, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari, Itanhangá, Camorim e Recreio dos Bandeirantes -, a sua economia vem crescendo constantemente. 

O comércio da região também merece destaque, abrigando um dos maiores centros de compras da América do Sul, o Barra Shopping, e muitos outros.

Para a locomoção, o morador conta com as diversas linhas de ônibus, a Linha 4 do Metrô, e o BRT, que passa por 62 estações e quatro terminais, conectando a Barra da Tijuca a vários outros bairros do Rio de Janeiro. Para quem usa o carro, os principais trajetos acontecem pelas Avenidas das Américas, Ayrton Senna e Lúcio Costa. 

Santa Teresa

Para quem gosta de festança, badalação e boêmia bem no estilo carioca, Santa Teresa será o melhor bairro do Rio de Janeiro. Conhecido pela escadaria mais famosa da cidade: a Selarón.

Porém, apesar de ser um local turístico, também é uma ótima opção para morar. É ideal para jovens modernos e que gostem de história e cultura por que é em Santa Teresa que concentra boa parte da origem estrutural carioca.

O bairro é circulado por prédios de arquiteturas tradicionais e datados como sendo do século 19. Como também, ruas e vielas de paralelepípedos, com passagem reduzida a carros e que dão vasão ao famosos bondinho. Um bairro de nostalgia e apreciação por parte dos turistas. 

Uma boa mistura de música, história e arte, para quem deseja fugir das área nobres e do fronte mar, e ficar próximo a alegria, as cores e sabores do bairro de Santa Teresa.

 

Leia também:

+ Guia definitivo para escolher o bairro para morar

+ Principais etapas de uma obra até a entrega das chaves

+ Comissão do corretor de imóveis: Tire suas principais dúvidas

Você pode gostar de ler também...