Conheça o bairro da Aclimação, em São Paulo

1

O bairro da Aclimação, localizado na região central de São Paulo, é um distrito nobre da capital paulista e oferece ótima qualidade de vida e comodidade aos seus moradores. Não apenas por sua excelente localização geográfica, mas também pelo clima ameno e tranquilo que o distrito apresenta.

Conheça o bairro da Aclimação, em São Paulo

Posicionado entre a Rua Vergueiro e a Avenida Lins de Vasconcelos, o bairro é cortado pela Avenida da Aclimação, onde se encontra o Parque da Aclimação, que, além de ser uma ótima opção de lazer para os momentos livres, foi determinante no desenvolvimento da região e responsável pelo início da história da Aclimação.

História do bairro Aclimação

Em 1892, um médico piracicabano, chamado Carlos José Botelho, após comprar terras na região, decidiu criar um imenso jardim, chamado de Jardim D’Acclimatation de Paris, inspirado em um parque francês.

Em 1939, após o início do povoamento do bairro através dos loteamentos, que estavam situados em volta do Jardim da Aclimação, o prefeito Prestes Maia decidiu comprar a área, que na época era de 182 mil m².

O crescimento imobiliário, responsável pela construção de imóveis residenciais e comerciais, trouxe à região, em 1970, maior urbanização e relevância à cidade, que em breve, contaria com um dos parques mais tradicionais de São Paulo.

Finalmente, em 1980, moradores, associações e instituições ambientais conseguiram o tombamento do Parque da Aclimação, sendo reconhecido como um bem cultural e histórico de suma importância para o município.

O bairro Aclimação hoje

Hoje, a Aclimação é frequentada por moradores de classe média alta e um fator marcante do bairro é a presença da cultura sul-coreana. A tradição asiática é vista sem dificuldades em restaurantes, lojas, igrejas e comércios tipicamente orientais, promovendo uma grande diversividade cultural e criando um ambiente único. Apesar de São Paulo ser uma das cidades mais populosas do mundo, o bairro da Aclimação apresenta uma tranquilidade incomum aos moradores.

Por estar posicionado na região central, a Aclimação faz divisa com bairros importantes e de fácil acesso, como o Paraíso, a Liberdade e a Vila Mariana. Por isso, chegar aonde você precisa será muito mais fácil, pois, além das diversas linhas de ônibus que servem a região, o distrito está próximo às Estações Ana Rosa, Paraíso e Vergueiro do metrô, facilitando o deslocamento a outras áreas da cidade. Isso sem contar com o privilégio de estar próximo às Avenidas Vinte e Três de Maio, Radial Leste e Cruzeiro do Sul, que proporcionam fácil acesso às zonas Sul, Leste e Norte, respectivamente.

Você não terá dificuldades para encontrar o que precisa. A Aclimação está localizada próxima à Avenida Paulista, o cartão postal paulistano, que contempla diversos serviços, como agências bancárias, lojas especializadas, restaurantes, farmácias, shoppings, entre outros atrativos.

Destaque para a boa quantidade de centros médicos situados pela região, como o AC Camargo e os Hospitais Santa Joana, Santa Catarina e Beneficência Portuguesa, excelentes alternativas em casos de emergência

A Aclimação também possui excelentes escolas e centros de ensino, que vão desde a educação infantil até o ensino superior, com destaque para os Colégios Objetivo e Itatiaia, o Senac e diversas escolas de inglês.

Para os momentos de lazer, além do Parque da Aclimação, existem ótimas opções, como o Shopping Pátio Paulista, que contempla diversas lojas, praça de alimentação e um cinema de ótima qualidade. Bares e restaurantes especializados completam o cardápio de atrações do bairro.

E você? Já pensou em conhecer apartamentos na Aclimação?





Compartilhe:

Sobre o Autor