pia branca com torneira de parede preta
Decoração e Paisagismo

Entenda a Diferença Entre Torneiras, Misturadores e Monocomandos 

Você está procurando por uma torneira de bica alta, mas ainda não sabe qual comprar? Existem vários detalhes que diferenciam um modelo do outro, e você precisa conhecê-los para fazer a escolha que melhor atende às necessidades do seu projeto. 

Pensando nisso, hoje vamos explicar qual é a diferença entre a torneira, o monocomando e o misturador. Continue lendo para conhecer mais sobre cada um deles e fazer a escolha certa para o seu ambiente.  

Identifique o tipo de torneira que você precisa 

Seja no banheiro ou na cozinha, o primeiro passo para encontrar a torneira certa é identificar por onde passa o ponto de água – isso é fundamental para saber se você precisa usar uma torneira de parede ou um modelo de bancada.

  • Torneira de bancada: Você pode instalá-la em frente à cuba ou, no caso de um lavabo compacto, nas laterais. 
  • Torneira de parede: caso o ponto de água esteja na parede, mais acima, ou você não tenha espaço na bancada, será necessário instalar a torneira de parede. 

Torneira tradicional  

A torneira tradicional é a mais utilizada em casas, pois é a mais fácil de instalar. 

Esse modelo pode ser feito de metal ou de plástico e tem vazão apenas de água fria. Para ter água quente, você precisa comprar uma torneira elétrica ou que funcione no aquecimento a gás. Vamos falar dela mais adiante.  

A maior vantagem deste modelo é o preço baixo, mas, por outro lado, tem uma grande variedade de cores, podendo contar com um filtro de água para economizar espaço na cozinha, por exemplo. 

[Foto 3] 

Monocomando 

O monocomando é uma torneira que possui apenas um registro para controle da temperatura da água. Dessa forma, você consegue acioná-lo da esquerda para direita ou para cima e para baixo, para escolher a temperatura da água ideal.

A torneira com monocomando é indicada para quem tem espaço reduzido na bancada e quer incluir uma torneira que mistura água quente e fria para chegar à temperatura ideal para lavar as mãos ou a louça. 

Esse modelo é fabricado tanto para torneiras de cozinha, quanto para banheiro. No entanto, é importante que a pressão da água seja maior para garantir um bom funcionamento.

Misturadores

Assim como o monocomando, a torneira com misturadores dispõe de água quente e fria. A diferença é que ela tem dois registros separados: um para acionar água quente e outro para água fria. 

No entanto, é necessário ter espaço para fazer a instalação deste modelo, pois precisa fazer três furos na bancada: um para a torneira, um para o registro de água fria e outro para o registro de água quente.

Cores da torneira 

Os três modelos que citamos acima podem ser fabricados em diferentes tonalidades, para você combinar com as cores do seu projeto. 

Uma decoração elegante pode contar com uma torneira de bica alta, por exemplo. Inclusive, vale a pena fazer um ambiente totalmente neutro, composto com tons de bege e branco, e deixar o brilho da torneira Gold (dourada) como destaque.

Além disso, aproveite para inovar no design da cozinha por meio das cores da torneira. Não é apenas o banheiro que pode contar com diferentes tonalidades nos metais. Você pode apostar em cores como Black Matte (preto), Red Gold (cobre) ou no clássico Gold (dourado). 

Na Deca, é possível encontrar torneiras em diversas tonalidades e modelos para adicionar sofisticação a banheiros e cozinhas. 

Você pode gostar de ler também...