Conheça seu bairro Mercado Imobiliário

Conheça os principais parques de São Paulo e seus atrativos

A cidade conhecida por alguns como “Selva de Pedra”, também oferece muitos lugares para relaxar, estar ao ar livre e em contato com a natureza. Muitos destes espaços não estão longe, sendo às vezes refúgios em meio aos edifícios e centros comerciais da capital.

Parques de São Paulo

No site da Prefeitura de São Paulo são listados 107 Parques Municipais, que oferecem atividades como: prática de esportes, espaços contemplativos, eventos culturais, espaços para trilhas, ciclovias, lagos, entre muitos outros. Conheça os principais parques da cidade e saiba o que fazer em cada um deles!

1. Parque Villa Lobos

Fonte: Jose Cordeiro/SPTuris

O Parque Villa Lobos é um dos que oferecem a estrutura mais completa para quem deseja curtir um dia ao ar livre na cidade de São Paulo, com opção para aluguel de bicicletas, corrida, quadras de vôlei, futebol, tênis e basquete, trilhas, academia, biblioteca, orquidário, espaços para piquenique, espaço canino, playgrounds, pista de skate, e mais.

O parque que conta com uma área de 732.000m² está localizado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2201, no Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista.

2. Parque Ibirapuera

Fonte: Foto Rafael Nedderneymer/Fotos públicas

O Ibirapuera é o parque mais visitado da América do Sul. Segundo dados oficiais, obteve aproximadamente 14 milhões de visitas em 2017. Além de ser muito procurado para corrida, andar de bicicleta, skate, patins, grupos de ginástica, entre outras atividades ao ar livre, lá é possível ver monumentos, observar os jardins, visitar museus, etc.

O parque está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº.

3. Parque do Povo

Fonte: Una Yoga

Fundado em 2008, o Parque do Povo integra uma parte relativamente nova das regiões arborizadas de São Paulo.

Para os esportistas há quadras, aparelhos de ginástica, ciclovia e pista de caminhada. Mas o parque conta também com roteiros botânicos, parquinho infantil, jardim sensitivo e um tabuleiro de xadrez gigante.

Localizado na Avenida Henrique Chamma, 420, fica na zona oeste de São Paulo.

4. Parque Burle Marx

Fonte: Parque Burle Marx

Considerado um dos espaços mais bonitos da cidade, o Parque Burle Marx é composto por jardins, esculturas e espelhos d’água. É um ótimo lugar para lazer contemplativo, ler, descansar na grama e fazer piqueniques. Também é possível fazer uma trilha, totalmente rodeada por árvores.

O Parque Burle Marx está localizado na Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200.

5. Parque da Independência

Fonte: checkinsaopaulo

O Parque da Independência foi inaugurado em 1989, nas margens do córrego do bairro do Ipiranga. Ele conta com uma área de 161.300m², sendo ótimo para praticar cooper, ginástica, caminhar, fazer piquenique, ou apenas contemplar a paisagem.

Quando está aberto, também é possível conhecer a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Independência, a Cripta Imperial, o Museu Paulista (conhecido popularmente como Museu do Ipiranga, administrado pela USP) e, nos limites do parque, o Museu de Zoologia (USP).

O parque fica na Avenida Nazareth, s/nº, Ipiranga.

6. Parque da Água Branca

Fonte: Portal do Governo de São Paulo

Criado em 2 de junho de 1929, o parque foi tombado em 1966 como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo.

O Parque da Água Branca abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol. O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis na Praça do Idoso e festas permanentes.

Também possui Arena Hípica, Centro de Referência em Educação Ambiental e espaços para exposições e feiras.

Ele fica na Avenida Francisco Matarazzo, 455, Barra Funda

7. Parque Trianon

Fonte: checkinsaopaulo

O parque Trianon, inaugurado no dia 3 de abril de 1892 na cidade de São Paulo, um ano após a abertura da Avenida Paulista, é histórico e possui um acervo de árvores centenárias e obras de artes relevantes.

É um espaço perfeito para caminhar e relaxar por alguns minutos.

Fica localizado na Rua Peixoto Gomide, 949, Cerqueira César.

8. Parque da Aclimação

Fonte: spcity

O Parque da Aclimação conta com um lago natural e uma área com muitos eucaliptos, concha acústica e jardim japonês com espelho d’água.

Ele oferece aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, playgrounds infantis com espaço para piquenique, campo de futebol, quadras de vôlei e basquete e a Biblioteca Temática de Meio Ambiente.

O Parque da Aclimação está na Rua Muniz de Souza, 1.119, Aclimação.

9. Parque do Carmo

Fonte: saopaulosaudavel

O Parque do Carmo foi inaugurado em 1976, e tem 1,5 milhão de m².

A sua estrutura é completa, contanto com Museu do Meio Ambiente, anfiteatro, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, espaço para piquenique, churrasqueiras e quiosques.

Além disso, como evento especial, desde 1978, é realizada lá a Festa das Cerejeiras, que comemora a florada da árvore símbolo do Japão.

Localizado na Zona Leste da capital, na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Itaquera.

Com essas sugestões, ficou fácil se programar e conhecer cada um dos principais parques de SP nos finais de semana ou feriados!

Estas dicas de parques foram deixas pela autora do site Mídia Paulistana

Autora: Fabíula de Almeida, uma profissional de marketing e redatora apaixonada pela cidade de São Paulo.

Você pode gostar de ler também...