Viagens

Turismo de esporte radical no Brasil

Você é do tipo de pessoa que gosta de adrenalina e aventura? Está disposta a correr riscos e ter experiências unicamente incríveis? Escolhemos alguns esportes radicais para você praticar e, ainda por cima, tudo dentro do Brasil para que você conheça a fundo todos os cantos desse nosso imenso país, fazendo com que sua viagem seja mais gostosa e tranquila.

Conheça algumas modalidades de turismo radical e celebre a diversidade brasileira.

Paraquedismo

O esporte consiste em saltar de um avião e descer em queda livre, geralmente a uma altura de 4.000m do solo, sozinho ou acompanhado de um instrutor. O clima ameno e paisagens incríveis do Brasil favorecem a prática, uma vez que a atividade propicia uma deslumbrante vista panorâmica e uma indescritível sensação de liberdade. Você pode praticar o paraquedismo em: Boituva (SP), João Pessoa (PB), Resende (RJ) e Torres (RS).

Paraquedismo no Brasil

Balonismo

Há quem não considere o balonismo um esporte radical porque ele não exige técnica e esforço de quem quer praticá-lo. Entretanto, o piloto do balão, que é antiinflamável, deve ter licença para dirigi-lo, e existem algumas regras de segurança para quem o utiliza. O voo acontece geralmente a 330m do chão e pode carregar de 6 a 35 passageiros, desde crianças até idosos. O balão se desloca de acordo com a velocidade e direção do vento e possibilita uma viagem calma, na qual você pode observar a paisagem e desfrutar do silêncio dos ares. Você pode praticar o balonismo em: São Lourenço (MG), Campo Largo (PR), Boituva (SP), Piracicaba (SP), Rio Claro (SP), São Pedro (SP), Sorocaba (SP), Canela (RS), Torres (RS) e outras cidades da Serra Gaúcha.

Balonismo no Brasil

Voo livre

O voo livre se configura em duas modalidades: asa delta e parapente. A asa delta tem maior velocidade e o piloto fica deitado durante o voo, enquanto no parapente ele permanece sentado e tem duração média de 15 a 30 minutos. Ambos são silenciosos e, por estarem a imensas alturas e distâncias, propiciam um momento fenomenal para a pessoa que está praticando, dando a possibilidade de se fazer curvas e manobras. A única restrição para a execução da atividade são as condições climáticas, que ficam a mercê da direção e intensidade do vento. Os locais que oferecem o esporte devem ter uma infraestrutura adequada, acomodando rampas de decolagem, pista de pouso e explicação de procedimentos e preparação do aluno. Você pode praticar o voo livre em: Santa Teresinha (BA), Fortaleza (CE), Quixadá (CE), Brasília (DF), Governador Valadares (MG), Vicência (PE), Rio de Janeiro (RJ), Patu (RN), Atibaia (SP), Santo Antônio do Pinhal (SP), Andradas (MG), Igrejinha (RS), Sarapiranga (RS) e outras cidades da Serra Gaúcha.

Voo livre no Brasil

Rapel em cachoeiras

O rapel em cachoeiras, na realidade, é chamado de canionismo, que é a técnica de descida vertical numa queda d’água estando pendurado por uma corda. Provocando medo e adrenalina nos que fazem o esporte, a atividade possibilita a interação direta com a natureza, a efetivação de manobras e balanços e um sentimento de paz. O ritmo é dado pelo próprio indivíduo conforme a sua segurança e atitude, o que acaba exigindo da pessoa condicionamento físico, já que a operação necessita de esforço. Geralmente instrutores se localizam no início e no fim das cachoeiras, caso alguém precise de ajuda; também asseguram o funcionamento de alguns equipamentos necessários, como por exemplo, a corda de descida, mosquetões com trava, capacete, material de ancoragem, entre outros. Você pode praticar o rapel em cachoeira em: Chapada da Diamantina (BA), Domingo Martins (ES), Chapada dos Veadeiros (GO), Lençóis Maranhenses (MA), Serra do Cipó (MG), Chapada dos Guimarães (MT), Angra dos Reis (RJ), Brotas (SP) e em cidades das Serras Gaúchas.

Rapel

Kitesurf

O kitesurf é um esporte variante do surf e seu nome é originado da junção de duas palavras: “kite”, que significa pipa, e “surf”, que significa navegar. Em outras palavras, a atividade consiste em se estender sobre uma prancha com um trapézio preso à cintura, no qual, com a barra e as linhas, você controla o kite, que é impulsionado pelo vento, realizando manobras e deslizando sobre a água do mar. O kitesurf exige alguns cuidados e todos os praticantes, independentemente do nível técnico, devem ficar atentos às normas de segurança. Existem diversos equipamentos de kite feitos com diferentes materiais, como, por exemplo, as pranchas, que podem ou não ter alças que prendem os pés a ela. O exercício do esporte traz experiências únicas para quem o faz e também oferece um contato único com o mar. Você pode praticar o kitesurf em: Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC).

Kitesurf no Brasil

Mergulho

Esse é um dos esportes ideias para o Brasil, uma vez que a nossa costa tem cerca de 7 mil km e é repleta de diversidade natural. Os arquipélagos, ilhas, recifes, baías, entre outros, constituem algumas das melhores opções de mergulho em águas salgadas, assim como rios, lagos e até mesmo cavernas no interior do país também se fazem presente como importantes destinos de água doce. O que os praticantes levam dessa experiência maravilhosa é o contato direto com a natureza e com a vida marinha, que é feita através de submersão com cilindros de oxigênio, snorkel ou por apneia, dependendo do tipo de mergulho. Todos podem realizar a atividade, desde crianças a idosos, mas existem cuidados, cursos e regras de seguranças que devem seguidas para que o procedimento ocorra como planejado. Você pode praticar o mergulho em: Bonito (MTS), Santarém (PA), Fernando de Noronha (PE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Florianópolis (SC).

Mergulho no Brasil

Rafting

O rafting consiste na descida de corredeiras em botes infláveis, sempre guiados por um instrutor que, previamente à execução, dá instruções aos participantes, que variam entre um grupo de 3 a 6 pessoas. O esporte é conhecido por apresentar desafios e obstáculos que a equipe deve ultrapassar, tornando o passeio divertido e interativo, além de muito estimulante e refrescante, já que, em alguns casos, no meio da descida, os instrutores liberam os participantes para nadar e se banhar na água. Você pode praticar o rafting em: Chapada da Diamantina (BA), Itacaré (BA), Domingo Martins (ES), Serra do Cipó (MG), Santarém (PA), Foz do Iguaçu (PR), Brotas (SP), Luís do Paraitinga (SP), Japalão (TO), Florianópolis (SC) e em cidades das Serras Gaúchas.

Rafting no Brasil

Você pode gostar de ler também...

1 Comment

  1. […] aqui alguns esportes radicais que podem ser praticados no RS e por todo o […]

Comments are closed.