conheça o bairro menino deus em poa
Conheça seu bairro

Conheça o bairro Menino Deus em Porto Alegre

Menino Deus é um bairro nobre de Porto Alegre, localizado na região Centro-Sul e considerado um dos mais antigos da cidade, apesar de sua oficialização ter sido apenas em 1959 o agrupamento independente formado na região incentivou a construção de residências há muito tempo atrás. Seu nome veio da devoção dos portugueses ao Menino Deus, título que também foi da capela construída na região em 1853, que veio a ser demolida no ano de 1970 para dar espaço à Igreja Menino Deus, localizada na Praça de mesmo nome.

Menino Deus sempre foi uma região com casas bem estruturadas. O povoado tinha maior poder aquisitivo, alguns moradores possuíam carruagens e era um bairro agitado. Os eventos religiosos e a construção do hipódromo Prado Rio-Grandense, em 1881, que funcionou até 1909 e hoje é onde se situa a Secretaria de Agricultura de Porto Alegre (SEAPA), atraíam pessoas de toda a cidade. Outro estabelecimento que levava o público ao Menino Deus na época era o Estádio dos Eucaliptos, que nasceu na década de 30 e recentemente foi demolido para a construção de outro empreendimento.

Na década de 40 uma grande reforma foi realizada no Menino Deus em virtude de seguidos alagamentos que aconteceram no arroio Dilúvio, inclusive o córrego tem este nome pela frequência que provocava inundações nos bairros Menino Deus e Cidade Baixa. O aterro construído nesta década para conter o arroio é hoje o Parque Marinha do Brasil, um dos mais importantes parques urbanos de Porto Alegre.

O Menino Deus se estabeleceu como um bairro residencial e até hoje mantém essa característica, porém é um bairro bem desenvolvido e quem mora lá encontra fácil acesso a supermercados, bancos, padarias, farmácias e escolas. É no Menino Deus onde se localiza também o hospital Mãe de Deus, que fica na Rua José de Alencar e é um dos hospitais que mais crescem em qualidade no Brasil.

O bairro Menino Deus hoje

No bairro você encontra todas as comodidades que precisa, instituições de ensino para todas as idades, desde a Escola Maternal e Jardim de Infância Meladinho, que fica na Rua Saldanha Marinho, o tradicional Colégio Farroupilha, na Rua Corrêa Lima, além de escolas de inglês como o Cultura Inglesa, localizado na Avenida Getúlio Vargas, que é uma das principais vias do bairro onde estão as farmácias Argafarma e Drogarias Farmais. A Avenida Bastian, que cruza a Getúlio Vargas oferece fácil acesso ao shopping Praia de Belas e a muitos outros estabelecimentos que provavelmente fazem parte do seu cotidiano.

O comércio regional e a rotina de trabalho que leva diversas pessoas ao bairro diariamente faz da gastronomia do dia a dia do Menino Deus bastante diversificada. Alguns restaurantes oferecem pratos executivos durante o dia e mudam seu perfil durante a noite, como é o caso do Parla Ristorante, localizado na Avenida Getúlio Vargas, que oferece excelentes frutos do mar no período noturno.

Quem quer comer bem no bairro Menino Deus também pode conferir o restaurante Costela no Roletchê, que fica na Rua Marcílio Dias e serve costela de carneiro, suína e bovina, além de possuir uma extensa cartela de opções de cerveja, das industriais às artesanais.

Menino Deus fica perto do Centro Histórico de Porto Alegre, uma boa opção para quem pretende visitar o bairro é pegar o metrô até a estação Rodoviária ou Mercado e embarcar em um ônibus. Na Avenida Getúlio Vargas as linhas 82, 91 e 361 levam você facilmente até a região e se você vem pela Avenida Ipiranga as suas opções de linhas são 321, 745 e 1145.

Quem mora no Menino Deus não pode deixar de fazer um passeio às margens do Rio Guaíba, na altura da Avenida Ipiranga, além de conhecer o Parque Marinha do Brasil e o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também conhecido como Parque da Harmonia, localizado próximo à Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha.

Destacando-se como uma das melhores localizações de Porto Alegre, o tradicional bairro Menino Deus é uma excelente opção de moradia, com fácil acesso às principais regiões da cidade e rico em opções de lazer, diversão e cultura para todas as idades. Morar no Menino Deus é estar em uma região que cresce a cada dia e cada vez mais se valoriza, sendo uma ótima escolha para viver ou investir.

Você pode gostar de ler também...

3 Comments

  1. Avatar

    Gostei! tudo ótimo , o que eu procurava

  2. Avatar

    Belo post, quando vai escrever sobre o moinhos de vento?

    1. Avatar

      Olá! Obrigada pelo elogio e pela sugestão!
      Vamos colocar Moinhos de Vento no nosso calendário e em breve você verá o bairro aqui no Blog da Lopes.

Comments are closed.